Chegou o grande dia

Até aqui você já aprendeu bastante coisa sobre o Payroll. Aprender a operar os mercados é, de uma forma geral, uma experiência estimulante porque você passará o resto do dia aprendendo. Há muita coisa pra saber, muita experiência a se adquirir e, quanto mais se conhece, mais se quer conhecer.

Se você está fazendo este bootstrap é porque está no nível iniciante, ou seja, nunca operou o payroll ou até mesmo nunca o viu acontecendo. Se este é o seu caso, sugerimos que primeiro observe um ou dois dias de payroll antes mesmo de começar a treinar.

Assim, sabendo qual é o comportamento possível do mercado, você irá direcionar seu treinamento em razão dessa expectativa.

A divulgação dos dados que compõe o payroll é sempre muito esperada em todos os mercados do mundo. Não há informações privilegiadas e portanto não existem insiders que saberão os dados antes dos outros. Ninguém, por mais importante, influente ou rico que seja, tem acesso a esse dado antes da hora.

No momento da divulgação, milhares de analistas muito experientes interpretam esse dados antes de tomarem sua decisão de compra ou venda de dólar. Eles levam em consideração inúmeras variáveis, contam com a ajuda de robôs do tipo HFT (High Frequency Trading) que são caríssimos e fora do alcance financeira das pessoas físicas e, por causa de sua experiência, decidem-se muito rapidamente sobre o que farão no mercado.

Por essas razões todas, nem pense que você será capaz de ler a notícia em algum lugar, interpretá-la e tomar a posição correta – compra ou venda. Isso simplesmente não existe.

A nós, traders pessoa física, só nos resta esperar o início do movimento e, munidos de um pouco de conhecimento e experiência sobre análise técnica e price action, tomarmos nossa decisão.

Como em qualquer operação, há a possibilidade de estarmos errados e por isso mesmo devemos já entrar na operação com nosso stop posicionado (as boas plataformas oferecem esta possibilidade).

Se você ainda não tem experiência ou conhecimento para o payroll mas já executa trades, lembre-se de encerrar suas operações pelo menos uns 10 minutos antes do momento da notícia. É que todos os grandes players desligam seus robôs e o mercado perde muita liquidez. Além disso, caso alguma coisa o distraia, você pode ser pego de surpresa por um candle gigante bem no meio de sua operação o que, eventualmente, pode não ser muito agradável.

Um último lembrete: às vezes, e dependendo da força do movimento no momento do payroll, algumas plataformas podem travar e você simplesmente não conseguirá encerrar sua posição no momento que quiser. Isto será suficiente para deixá-lo um pouco preocupado ou, na pior das hipóteses, sair no prejuízo.

Para preparar-se enquanto ainda não tem experiência, sugerimos acompanhar a programação ao vivo do Portal do Trader onde analistas experientes executarão a operação e darão explicações sobre as razões de suas entradas e saídas ou, eventualmente, o motivo de não entrar na operação em um dia específico.

Adquirir este conhecimento através das operações de analistas experientes ajudará você a sentir melhor o mercado no momento do payroll.

Quando estiver dominando os conhecimentos básicos iniciais, você poderá começar a treinar operações no payroll. No bootstrap avançado de payroll você já poderá aprender uma técnica operacional para dar seus primeiros passos nesse tipo de operação.

Mas lembre-se: este é um evento em que é preciso bastante agilidade, alguma experiência, requerendo que você já tenha assistido alguns dias de payroll antes mesmo de começar a treinar. Se você pular etapas, suas chances de perder dinheiro serão maiores.

Então, disciplina, paciência e foco serão suas ferramentas de trabalho nessa tarefa.

Além disso, o último passo, trading plan, ajudará você a pôr em prática tudo o que você desenvolveu durante esse bootstrap.