Para guardar suas criptomoedas existe a tecnologia das Hot e Cold Wallets: sistemas criptográficos que realizam o papel de “cofre” para nossas criptomoedas. 

Lembre-se que no mundo das criptomoedas você deverá ser seu próprio custodiante (aquele que guarda os ativos), diferentemente do mercado financeiro tradicional, em que temos como custodiante nossos bancos e corretoras. 

Detalhe de extrema importância: ao comprar cripto ativos em Exchanges você ainda não é o verdadeiro DONO de sua criptomoeda, você está transacionando dentro do ambiente da sua corretora e não na blockchain do ativo. A partir do momento que você sacar suas criptomoedas da Exchange para sua Wallet você irá deter de fato suas moedas e deverá se responsabilizar pela custódia da mesma.  

Agora, que tal conhecermos os tipos de carteiras para guardar suas próximas criptomoedas?

Desktop

São carteiras instaladas em seu próprio computador que irão armazenar as chaves conectadas ao seu HD. São de extrema segurança, mas você deve ficar atento ao fato de que, caso perca seu notebook ou o próprio HD do computador, você não terá como acessar mais estes recursos.

Hardware Wallet

São carteiras conhecidas como Cold Wallets, funcionam como um pendrive que irá armazenar suas criptomoedas dando uma alta segurança uma vez que se tornam offline e a única forma de acesso é via sua chave privada. São o tipo de carteira mais comum para quem possui grandes quantias reservadas em criptomoedas.

Mobile Wallet

São aplicativos instalados em seu celular que irão realizar o armazenamento das chaves. Do ponto de vista estratégico, serve mais para quantias pequenas de criptomoedas, já que há a possibilidade de hackeamento e perda do celular.

Paper Wallet

Literalmente um pedaço de papel que pode conter um QR Code que dará acesso a sua Wallet. Com certeza, esta é a forma mais offline possível de armazenamento, mas você deve tomar muito cuidado para não perder ou danificar o mesmo. Para tanto, é recomendável proteger o papel com um plástico ou acrílico e guardá-lo em um local seguro.

Web Wallet

Extensões utilizadas no seu próprio navegador que irão armazenar suas chaves. São maneiras simples e dinâmicas de utilização, mas lembre-se de sempre proteger seu computador contra phishing e malwares que poderão acessar suas contas.

Agora, passando aos próximos tópicos desta aula, para transferir suas criptomoedas, é muito simples. Dentro da sua Exchange haverá um local próprio para esse segmento, contendo todas as informações e instruções. Só o que você precisará informar, além da quantidade e do cripto ativo, é o endereço de destino, um código que a pessoa que irá receber suas criptos irá passar.

E para transferir as suas criptomoedas de uma Cold Wallet para outra carteira, também é muito simples, mas vai depender de qual for a marca da sua carteira. Cada carteira possui um aplicativo que você instala no computador e, por meio dele, você tira as criptomoedas da sua carteira e envia para outra.

Hoje em dia, os usos para criptomoedas são inúmeros. Muitas lojas, principalmente em grandes centros, aceitam pagamento em cripto ativos. Então, podemos dizer que você pode usar as criptomoedas da mesma forma que utiliza seu dinheiro em real ou dólar. 

No entanto, na prática não é bem assim. Nem sempre há um número suficiente de criptomoedas disponível. No caso do Bitcoin, por exemplo, pode ser que você precise esperar um bloco ser minerado cada vez que quiser utilizar suas criptomoedas — o que pode levar horas.

Portanto, o principal uso das criptomoedas, especialmente do Bitcoin, atualmente é como reserva de valor e trading, isto é, alocar uma parte do patrimônio para diversificar e ter mais valorização ao longo do tempo ou, basicamente, comprar barato e vender caro.


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,9 (233)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 29/11/2021 10:30
Atualização: 29/11/2021 18:57