O que você quer aprender?

Ir

Chart trading: o que é, quais as vantagens e por que operar

Neste post você vai descobrir o que é Chart Trading, uma das funcionalidades mais importantes que está disponível para todo trader, e irá entender quais as vantagens de utilizá-la e como ela pode te ajudar a operar de maneira mais segura, consistente e lucrativa!

Análise Técnica Jul 30, 2021

O que é chart trading?

Chart Trading, resumidamente, é uma ferramenta disponível para todo e qualquer day trader que permite que você acompanhe em tempo real suas operações no mercado, através de um gráfico com várias funcionalidades extremamente úteis.

Além disso, permite que você opere pela janela do gráfico, sem precisar abrir uma boleta.

Se você já viajou de avião alguma vez, ou se já viu uma foto da cabine de um, vai se lembrar daquele painel localizado na frente do piloto, com uma imensidão de botões e informações.

Lá, o capitão e seu co-piloto têm acesso imediato às informações mais importantes do avião, do clima, da torre de comando e do voo em geral.

Para leigos, o número de telas e botões pode assustar, mas lembre-se, eles são profissionais.

O gráfico presente no chart trading te permite visualizar todas as informações necessárias para suas operações, assim como um piloto em um voo.
O gráfico presente no chart trading te permite visualizar todas as informações necessárias para suas operações, assim como um piloto em um voo.

Concorda comigo que quanto mais informações e dados o comandante tiver sobre a situação, mais segura e tranquila ela tende a ser?

Agora vamos transferir essa analogia ao dia-a-dia do day trader.

Você, que está lendo esse texto, é o capitão de suas operações. O voo em si é o seu próprio trade, e o gráfico disponível da funcionalidade do chart trading é o seu painel de controle.

Nele, você opera diretamente no gráfico do terminal que está utilizando. Dessa maneira, não corre o risco de obter dados errados e nem nada parecido.

Você terá tudo em primeira mão, o que facilitará muito suas análises!

Com ele, você terá acesso às informações mais relevantes para sua tomada de decisão, as quais vamos discutir ainda mais no decorrer do texto, então fique comigo!

Pronto para melhorar suas operações? Comece nosso Curso de Day Trade!

Começar grátis

Continue aprendendo:

Quais as principais funcionalidades do chart trading?

Após entender o que é chart trading, vamos entender suas principais funcionalidades na prática.

Assim como o painel de controle que citamos acima auxilia o piloto a comandar seu voo, a ferramenta de trading que estamos discutindo mostrará a você, day trader, informações importantíssimas, tais como:

  • Envio de ordens instantâneas
  • Configuração de diversos tipos de Stops
  • Acompanhamento de suas posições em tempo real
  • Visualização de indicadores técnicos importantíssimos em tempo real
  • Inserção de seus pontos de entrada e saída das operações no mesmo ambiente em que é feita a análise gráfica
  • E muito mais...

Ou seja, tudo isso diretamente na sua tela, disponível para consulta a hora que quiser.

Exemplo de Chart Trading no canto esquerdo do gráfico
Exemplo de Chart Trading no canto esquerdo do gráfico

Utilizando essa modalidade de negociação, você terá à sua disposição tudo que precisa para tomar as melhores decisões possíveis.

Entretanto, não ache que isso funciona como um passe de mágica.

Não é por que você vai operar diretamente pelo gráfico que você não deve ter o seu psicológico muito bem trabalhado.

Apesar de ter em mãos muito do que é necessário para enfrentar o mercado, se você não focar em seus aspectos mentais desde cedo, como ensinamos sempre aqui no Portal do Trader, você não se tornará um trader consistente.

Trata-se de uma ferramenta que traz muitas vantagens - que, inclusive, vamos discutir logo em seguida -, mas não te trará resultados sozinha.

Vantagens de usar o chart trading para operar na Bolsa

Usando o Chart Trading para operar na Bolsa, você terá ao seu lado uma ferramenta que traz consigo uma série de vantagens às suas negociações.

E o melhor: todas elas são essenciais para diferenciar um trader medíocre de um com resultados consistentes.

Vamos descobrir agora algumas delas!

Agilidade

Todo mundo sabe que “tempo é dinheiro”, certo?

Pois bem, te digo uma coisa: no day trade, isso é uma das maiores verdades que você poderia ouvir.

Em questão de minutos - ou até de segundos - um ativo pode alterar completamente o seu comportamento.

E, muitas vezes, essa alteração é impossível de ser prevista. Apesar de haver ferramentas que buscam prever as tendências de papéis, nada funciona como mágica.

E é por esse motivo que é essencial ter agilidade.  Com ele, através da disposição de informações importantes na sua tela, te dá essa vantagem.

Acima os principais campos presentes no Chart Trading
Acima os principais campos presentes no Chart Trading

Você pode não apenas utilizar isso para fugir de certas situações, mas também para aproveitar rapidamente as possíveis flutuações de mercado.

Além disso, essa agilidade te proporciona algo fantástico: fazer a análise gráfica no mesmo ambiente em que insere suas ordens.

Isso é juntar o útil ao agradável. Uma vantagem enorme que é totalmente disponibilizada a você!

Por esse motivo, a agilidade que operar via gráficos proporciona é uma enorme vantagem para o trader!

Organização

Lembra na época de escola, em que você precisava estudar geografia, matemática, história, e tudo mais?

Muito provavelmente você tinha um caderno com as anotações das aulas - isso se você não era do “fundão” - e usava-o para estudar para as provas.

Eu não sei o quão organizado você era com seu material, mas já conheci pessoas que tinham os cadernos mais desorganizados que já vi na vida.

Era impossível encontrar as informações desejadas de primeira.

Assim como na escola, a organização pode tornar o desempenho de suas operações muito melhor
Assim como na escola, a organização pode tornar o desempenho de suas operações muito melhor

Imagine o quão complicado era para pessoas com essa desorganização constante estudar para as provas.

O quão demorado esse estudo poderia ser, simplesmente por não saber em que lugar estão as anotações desejadas.

Agora saindo um pouco do ambiente escolar.

O princípio que acabamos de ver se mantém de pé: enquanto os organizados trabalham de maneira mais eficiente, os desorganizados sofrem bem mais para atingir resultados parecidos.

Agora vamos levar esse exemplo para o mundo do trading.

Um trader desorganizado muito provavelmente terá um desempenho pior do que os organizados. Se por acaso isso não acontecer, é certeza que ele teve que se esforçar muito mais para alcançar o mesmo nível de seu par.

O Chart Trading reúne a ferramenta estratégica, operacional e de gestão numa tela só.
O Chart Trading reúne a ferramenta estratégica, operacional e de gestão numa tela só.

Com as funcionalidades embutidas na operação via gráficos, você terá todos os dados que necessita na sua tela, de maneira organizada.

Você pode visualizá-los e utilizá-los como achar melhor.

E te garanto: essa organização irá te poupar muito tempo e dor de cabeça.

Melhor visualização

Não há dúvidas que, operando com todos os dados à sua disposição, você terá uma visualização muito melhor das suas operações como um todo.

Você saberá como está a sua situação a cada momento, e poderá visualizar seus stops, como o ativo está se comportando, suas informações relacionadas à lucro/prejuízo, e muito mais.

Assim como no topo de farol, a operação por gráfico te dará uma melhor visualização de tudo ao seu redor. É como se você estivesse acompanhando o mercado do melhor ângulo possível.
Assim como no topo de farol, a operação por gráfico te dará uma melhor visualização de tudo ao seu redor. É como se você estivesse acompanhando o mercado do melhor ângulo possível.

Ter isso tudo em suas mãos te dará uma melhor visualização de seus trades, o que é uma vantagem incrível.

Acompanhamento em tempo real

Uma coisa eu te garanto: no mundo do day trade, você não vai querer ficar pra trás.

Com todas as movimentações acontecendo em períodos muito pequenos de tempo, é essencial que você tenha um acompanhamento em tempo real, e é isso que o chart trading pode te proporcionar.

Com as informações de seus papéis chegando a você quase que instantaneamente, você terá uma boa margem de segurança para agir como achar melhor.

E isso é um grande diferencial na hora H. Como disse anteriormente, “tempo é dinheiro”.

Por que o chart trading é uma boa opção para os day traders?

O Chart Trading engloba tudo que um day trader precisa: agilidade, informações em tempo real e muita confiabilidade.

Um ponto que foi citado anteriormente e que todo trader deve prestar atenção, e que também  é uma das grandes facilidades que esta ferramenta pode proporcionar é: você pode inserir seus pontos de entrada e saída de suas operações no mesmo ambiente em que faz sua análise gráfica.

Pare pra pensar em como isso pode te ajudar. É algo extraordinário e extremamente útil para todo e qualquer profissional do mercado!

Nada melhor para um trader do que uma ferramenta que proporciona tudo isso em um lugar só, com diversas vantagens e funcionalidades disponíveis para usar a qualquer momento.

Mas é importante ressaltar algo novamente: os gráficos não fazem mágica. Não é por que você começou a operar através desse método que seus resultados estão garantidos, ou muito menos que você está próximo de se tornar um trader de sucesso.

Se você tiver comprometido a se aprimorar constantemente com conteúdos sobre day trade, inclusive com os artigos que postamos constantemente no nosso BLOG, o uso de tal ferramenta pode sim te ajudar bastante.

Mas lembre-se sempre: não existe “hack”. Você não encontrará um atalho.

O caminho para o topo é duro e necessita de muito foco, e nós, do Portal do Trader, estamos aqui para te ajudar em sua jornada rumo aos resultados consistentes!

Como habilitar o chart trading?

Existem algumas maneiras de se habilitar essa ferramenta, mas em geral você precisará seguir alguns passos bem simples:

  • Contratar uma plataforma de operações que tenha o serviço de Chart Trading (por exemplo, a XP oferece ao seu cliente as plataformas ProfitChart, FlashChart, Webcharts TZ, entre outras)
  • Instalar o programa em seu computador
  • Ativar a sua conta através das instruções recebidas
  • E pronto!

Segundo este guia, você terá habilitado o programa em seu computador. Simples, não é mesmo?

Além do mais, as corretoras possuem manuais extremamente didáticos e completos sobre como utilizar as plataformas contratadas, então não se preocupe com isso!

É questão de prática.

Conclusão

Neste post, você entendeu o que é Chart Trading, como essa ferramenta funciona, como ela pode te ajudar a operar melhor e um tutorial de como habilitá-la.

As funcionalidades embutidas nesse método de negociação podem te ajudar muito em sua caminhada como trader, mas tudo dependerá do quão dedicado você está em buscar cada vez mais conhecimento.

Pensando em pessoas como você, que querem operar cada vez melhor e conseguirem resultados consistentes, estamos oferecendo GRATUITAMENTE o nosso Curso Completo sobre Day Trade, do zero ao avançado!

Você entenderá de uma vez por todas que não existe enriquecimento fácil.

Te mostramos como operar na vida real, onde não existem as ilusões vendidas por muitos “gurus” dos investimentos, e te damos as ferramentas para se tornar um trader de sucesso. Aproveite!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje! Nos vemos no próximo artigo!

Categorias

Augusto Andrea

Augusto Andrea é economista especializado em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.