O que você quer aprender?

Ir

Descubra qual o melhor investimento para ganhar dinheiro! (2022)

Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no mercado de investimentos. Neste post, vamos descobrir qual o melhor investimento para você com base no seu perfil, experiência e capital!

Ações Set 24, 2021

Afinal, qual o melhor investimento para ganhar dinheiro?

Para saber qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro é necessário levar em consideração alguns aspectos, sendo estes:

  • Seu perfil de investidor
  • Sua experiência no mercado
  • O capital que você tem disponível para investir
  • Por quanto tempo você está disposto a investir

Digo isso pois é impossível apontar um investimento que satisfaça a todos os gostos.

Existem pessoas que vão ficar extremamente satisfeitas investindo em um fundo multimercado por décadas, e outras que necessitam de uma renda passiva recorrente com fundos imobiliários, por exemplo.

Se você é um iniciante no mercado financeiro, saiba de uma coisa:

Não faltam opções de investimento nesse ambiente.

Você pode escolher diversos caminhos dentro do mercado financeiro
Você pode escolher diversos caminhos dentro do mercado financeiro

Não importa qual é seu perfil, desejos e conjuntos de habilidade, é muito provável que você encontre um ativo que satisfaça suas necessidades.

Nos próximos tópicos vamos discutir os principais ativos disponíveis para você, para que você decida qual o melhor investimento para ganhar dinheiro nesse mercado - e não se preocupe, vamos te ajudar!

Ações

Esse provavelmente é o ativo mais conhecido dentre todos no mercado financeiro.

O investimento em ações te permite, com pouco dinheiro, se tornar sócio das maiores empresas do Brasil e do mundo.

Com menos de R$100,00 você consegue se tornar sócio da Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, por exemplo!

Esse tipo de ativo possui algumas características que podem o tornar muito atrativo para certos investidores, sendo algumas delas:

  • Boa liquidez
  • Muito material de estudo disponível na internet
  • Preços acessíveis
  • Isenção de imposto para vendas de até R$20.000,00 por mês.
  • Possibilidade de receber dividendos
  • Boa valorização histórica no longo prazo
  • E muito mais...
O mercado de ações pode ser muito atraente para diversos perfis de investidores por conta de sua grande variedade de opções
O mercado de ações pode ser muito atraente para diversos perfis de investidores por conta de sua grande variedade de opções

A depender da sua estratégia, o mercado de ações pode te trazer mais ou menos risco. Te explico melhor:

Se você preferir investir com foco no longo prazo, o risco desse investimento se torna muito menor, tendo em vista que a Bolsa de Valores tende a se valorizar com o passar do tempo.

Nesse caso, você precisará conhecer muito bem os fundamentos da empresa escolhida.

Para isso, é necessária uma análise fundamentalista muito cuidadosa, para que você conheça exatamente os potenciais da companhia, como ela pode se comportar diante de diversos cenários, e muito mais…

Entretanto, se você busca um investimento com foco no curto prazo, a história é outra.

Você precisará empregar outros tipos de conhecimento para aumentar suas chances de sucesso.

Será necessária uma detalhada análise técnica para entender o desempenho do ativo e para onde ele pode ir.

Nessa situação o investidor não adota a mentalidade de sócio, mas sim de negociador.

Seu foco não é na valorização da empresa ao longo das décadas, sua inovação no ramo e na qualidade de sua governança corporativa, mas sim no desempenho de seus papéis.

Além de tudo isso, o investimento em ações pode ser uma excelente opção para iniciantes. Mas para isso, é preciso ter uma boa base sobre o mercado de renda variável e como ele funciona.

É com esse objetivo que nós, professores do Portal do Trader, disponibilizamos para você um curso de investimento em ações gratuito, para que você aprenda a base necessária para poder começar a investir no mercado de ações de maneira segura e rentável!

Fundos Multimercados

Os fundos multimercados são fundos de investimento que buscam grande diversificação na aplicação de seu capital, investindo tanto em ativos de renda fixa quanto de renda variável.

Seu objetivo é, basicamente, alocar o capital de seus cotistas em diversas opções de ativos, visando rentabilidade, segurança ou proteção - a depender das características do fundo.

Um ponto importante é que esses fundos são geridos por uma gestão profissional, especializada no assunto.

Ou seja, ao investir nele, você estará dando seu dinheiro a um gestor que, por sua vez, irá decidir qual a melhor estratégia de alocação de capital.

Uma das características mais importantes dos fundos multimercados é a gestão profissional que é responsável pela alocação de capital.
Uma das características mais importantes dos fundos multimercados é a gestão profissional que é responsável pela alocação de capital.

Esse tipo de investimento pode ser muito interessante para quem não é muito acostumado com o risco, mas procura uma certa rentabilidade, e que talvez não tenha tempo de acompanhar o mercado diariamente.

Existem diversas opções de fundos multimercado para você investir, é necessário apenas escolher o que mais combina com seus objetivos.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a taxa cobrada pela gestão. Já que você estará contratando os serviços de uma gestão profissional, deve pagar a taxa de administração.

Essa taxa é uma porcentagem de sua rentabilidade, que irá remunerar os gestores. É importante prestar atenção para que esse valor não prejudique muito sua rentabilidade.

Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são opções interessantíssimas para grande parte dos investidores.

De maneira resumida, eles são fundos que gerenciam diversos tipos de imóveis - prédios comerciais, galpões, conjuntos residenciais, e muito mais - e distribuem aos seus acionistas parte do valor recebido pelos aluguéis.

Investir em FIIs é quase como investir em imóveis, e sem as dores de cabeça normalmente envolvidas nesse negócio.
Investir em FIIs é quase como investir em imóveis, e sem as dores de cabeça normalmente envolvidas nesse negócio.

Ou seja, de certa forma, investir em fundos imobiliários (conhecidos como FII’s), é como se você estivesse investindo em imóveis e recebendo seus aluguéis, porém sem se preocupar com a gestão, manutenção, inquilinos e outras dores de cabeça.

Os FIIs distribuem mensalmente esses valores, e por isso é muito utilizado em estratégias de renda passiva.

Seus preços não costumam ser tão voláteis quanto os de ações, e por isso encaixa muito bem em quase todas as carteiras de investimentos.

E que tal começar hoje mesmo um curso de investimento na bolsa 100% gratuito e online? Matricule-se agora nos cursos do Portal do Trader e comece a operar com total segurança!

O que avaliar no momento de escolher o melhor investimento para ganhar dinheiro?

Para escolher qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro, é necessário avaliar uma série de fatores, alguns que já discutimos aqui.

Entre eles, os principais são o seu perfil de investidor (perfil suitability), a liquidez dos ativos, sua rentabilidade histórica e estimada, os riscos que envolvem seu investimento e qual será sua estratégia.

Vamos discutir esses pontos um por um:

Perfil de investidor

O seu perfil de investidor é provavelmente um dos fatores mais essenciais dentre todos esses.

A partir do momento que você sabe se é um investidor conservador, moderado ou agressivo, o primeiro passo já está completo.

Logo de cara você já consegue eliminar os ativos que não encaixam com seu perfil, e diminuir as opções - focando apenas nas que realmente casam com você.

Seu perfil suitability é determinado a partir de um teste, em que você responde uma série de perguntas sobre seu conhecimento acerca do mercado, seu capital disponível, seus objetivos, como você se comportaria em determinadas situações, e por aí vai….

Com o resultado em mãos, você saberá se é um investidor:

  • Conservador (avesso ao risco, prefere segurança à rentabilidade, e por isso renda fixa pode ser uma ótima opção)
  • Moderado (menos avesso ao risco, mas ainda não se sente confortável com grandes oscilações, e por isso o investimento em renda fixa e fundos pode ser preferível)
  • Agressivo (acostumado com o risco, e está disposto a abrir mão de segurança em busca de rentabilidade, e por isso o investimento em ações e ativos mais voláteis pode ser preferível)

Liquidez

A liquidez é outro ponto importantíssimo que deve ser avaliado para definir qual o melhor investimento para ganhar dinheiro.

Colocando em termos mais simples, a liquidez indica o quão fácil é você transformar seu ativo em dinheiro.

A liquidez te permite saber se o ativo em que você está investindo pode ser negociado sem muitas dificuldades.
A liquidez te permite saber se o ativo em que você está investindo pode ser negociado sem muitas dificuldades.

Uma alta liquidez indica que seu ativo pode ser facilmente negociado.

Uma baixa liquidez, por sua vez, indica que provavelmente você sofrerá algumas dificuldades para conseguir negociar seu ativo, ao menos no preço em que deseja.

É essencial que você saiba como esse indicador se comporta em relação ao ativo que você escolheu investir.

Seja você um holder ou um day trader, a facilidade em transformar seu ativo em dinheiro pode fazer toda a diferença na sua estratégia.

Rentabilidade

Acho que é uma unanimidade que, para definir qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro, é preciso levar em conta sua rentabilidade.

Sabemos que a rentabilidade de um ativo é diretamente proporcional ao risco que ele traz consigo. Te explico melhor:

Um CDB traz consigo muita segurança, sendo um dos ativos de renda fixa mais confiáveis. Entretanto, seu potencial de rentabilidade, quando comparado com grandes ações, por exemplo, é mais baixo.

Isso acontece pois o retorno é sempre proporcional ao risco admitido.

O mundo não é um conto de fadas. Se você quiser uma rentabilidade acima da média, incorrerá em riscos acima da média.

Tome cuidado na busca incessável pela rentabilidade. Você pode acabar atraindo muitos riscos para sua carteira de investimentos.
Tome cuidado na busca incessável pela rentabilidade. Você pode acabar atraindo muitos riscos para sua carteira de investimentos.

Mas não ache que isso é o fim do mundo.

É muito comum, a depender da estratégia e do perfil do investidor, preferir a segurança à rentabilidade em seus investimentos.

Aportando seu capital em ativos seguros, você aumenta suas chances de preservar seu patrimônio da inflação e ainda por cima, a depender do ativo, conseguir alguma rentabilidade a mais.

Outro ponto importante é: rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura.

Não é porque um ativo dobrou de valor a cada ano no passado que ele continuará com essa performance no futuro. Tenha isso sempre em mente quando for investir.

Riscos

Como dito no tópico anterior, o risco é proporcional à rentabilidade.

Ativos historicamente mais rentáveis, como ações, por exemplo, trazem consigo riscos maiores que a média.

Por isso, é essencial que você conheça a fundo o ativo que está investindo e o terreno em que você está pisando.

Estando consciente de tudo isso, o risco já não é mais o mesmo.

Se você tem seu foco no longo prazo, o conhecimento profundo das ações que você carrega na sua carteira, seu modelo de negócio e suas perspectivas futuras irá te ajudar na hora de decidir quando vendê-las e quando comprar mais.

Se seu foco é o curto prazo, conhecer as tendências do ativo, seu comportamento histórico, suportes, resistências, e muito mais, irá te ajudar a controlar muito mais o risco de suas operações.

Em suma, o risco é um dos pontos em que você deve prestar mais atenção.

O risco pode ser um pesadelo para uns ou uma aventura para outros
O risco pode ser um pesadelo para uns ou uma aventura para outros

Se você não está nada acostumado com o risco, não tente parecer um investidor arrojado. Prefira seguir o que seu perfil suitability fala.

Isso vai te poupar muito dinheiro e dor de cabeça.

Estratégia

Por fim, mas não menos importante, você deve ter em mente uma estratégia.

Para definir esse plano de ação, você deve considerar alguns pontos importantes:

  • Qual o prazo do seu investimento?
  • Qual seu conhecimento sobre o mercado?
  • Qual a rentabilidade que você deseja?

Com isso em mãos, tudo ficará muito mais fácil.

Se seu objetivo é o day trade, temos um artigo completíssimo sobre as principais estratégias para Day Trade, em que discutimos as principais e explicamos como elas podem ser utilizadas em suas operações diárias.

Se seu foco é o longo prazo, existem basicamente duas vertentes que você pode optar.

O foco em dividendos ou em crescimento.

Assim como em um jogo de xadrez, diversas estratégias podem ser utilizadas para chegar ao seu objetivo.
Assim como em um jogo de xadrez, diversas estratégias podem ser utilizadas para chegar ao seu objetivo.

Dividendos nada mais são do que parcelas do lucro de uma empresa que são distribuídas aos acionistas.

O investidor que decide focar em dividendos busca investir constantemente no mesmo conjunto de empresas, para obter mais cotas e, consequentemente, mais proventos.

Isso gerará uma renda passiva ao acionista, que no longo prazo sofre com o efeito bola de neve, ficando cada vez maior.

A outra vertente é o foco em crescimento.

Nessa estratégia, todos os dividendos e outros proventos recebidos são 100% reinvestidos nas mesmas cotas.

Isso se dá pois o objetivo final do investidor é, após a ação da empresa valorizar bastante, vendê-la e lucrar com essa operação.

Em suma, todas as estratégias são válidas, mas devem ser escolhidas após uma análise clara de seu perfil e objetivos.

Nunca escolha uma estratégia simplesmente porque ela é a mais usada. Escolha pois ela faz sentido para você.

Conclusão

Após esse post, você já sabe que para concluir qual é o melhor investimento para ganhar dinheiro é preciso levar em consideração diversos fatores.

O melhor investimento não é aquele que todos investem, e muito menos aquele que um guru da internet disse que irá se valorizar absurdamente nos próximos meses.

Levando em consideração todos os pontos que discutimos acima, te garanto que terá menos dores de cabeça durante a sua jornada como investidor.

Aproveito para mencionar que você pode contar comigo e minha equipe para sermos seus assessores nos investimentos.

Caso queira conhecer meu trabalho de assessoria, basta acessar este link.

Espero que tenha gostado do post, nos vemos no próximo artigo!

Pronto para melhorar suas operações? Comece nossos cursos gratuitos!

Acessar Área Aprenda
https://portaldotrader.com.br/viver-de-mercado-financeiro-2021?lastAction=banner-viver-de-mercado-financeiro-2021

Categorias

Augusto Andrea

Augusto Andrea é economista especializado em macroeconomia, ciclos e ativos de renda fixa.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Logo Plano TNT

QUAL SEU PLANO PARA OBTER CONSISTÊNCIA NO TRADING?

QUERO COMEÇAR O PLANO TNT

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.