Fundos de Hedge: o que é, características, vantagens e riscos
Fundos de Hedge são fundos de investimentos que, em busca de maiores retornos, adotam estratégias mais agressivas do que a maioria de seus concorrentes. Entenda como esses fundos funcionam, vantagens, desvantagens e muito mais!
O que vamos discutir neste post?
- O que é fundo hedge?
- Quais as características do fundo hedge?
- Quais as vantagens do fundo hedge?
- Qual objetivo do fundo hedge?
- Quem deve investir no fundo hedge?
- Qual o custo dos fundos hedge?
- Conclusão
O que é fundo hedge?
Um fundo de hedge nada mais é que um fundo de investimento com um posicionamento mais agressivo, buscando um alto potencial de retorno em troca de riscos maiores.
Se você acompanha meus textos aqui no Portal, já deve ter entendido a importância que eu dou para que você faça seu teste suitability e descubra de uma vez por todas qual é seu perfil de investidor.
Afinal, se você não entende sua própria tolerância ao risco, como vai pensar em investir em fundos como o discutido no artigo de hoje?
Logo de cara já te adianto: se você é um investidor mais conservador, sem uma boa reserva de emergência, esse tipo de aplicação não é para você.
Isso acontece pois os fundos deste tipo não seguem regras tão rígidas quanto a maioria de seus concorrentes, tendo assim liberdade para aplicar seu capital.
Não se deixe enganar pelo retorno potencial. O risco é tão grande quanto sua possível remuneração.
Esse tipo de ativo costuma realizar diversos tipos diferentes de aplicações e investimentos.
Operações de day trade, swing trade, opções, derivativos e vendas a descoberto são apenas algumas das cartas na manga desses gestores.
Mas não pense que trata-se de uma loteria. Esse tipo de fundo, na maioria das vezes, é gerenciado por gestoras com grande credibilidade e bom histórico de remuneração.
Afinal, o risco dos ativos por si só já é grande - imagine como seria isso nas mãos de um gestor incompetente!
No Brasil, esses fundos costumam ser chamados de fundos multimercado. Entretanto, não é uma definição 100% precisa.
É possível dizer que todos os fundos hedge são multimercados, mas o inverso não é necessariamente verdade.
- Já pensou em aprender a investir em ações com os maiores especialistas do mercado e sem pagar absolutamente nada? Acesse já o Curso Gratuito de Investimento em Ações do Portal e aproveite esta oportunidade única!
Quais as características do fundo hedge?
Por seguir uma estratégia consideravelmente diferente de seus concorrentes, esse tipo de fundo possui algumas características únicas.
Vamos conferir quais são estas neste tópico.
Liberdade
O gestor de um desses fundos possui um alto grau de liberdade - quando comparado a seus concorrentes.
Grande parte dos fundos de investimento possuem regras bem rígidas. Muitos investem apenas em uma classe de ativos, e outros praticamente apenas copiam o portfólio de índices do mercado - sem liberdade alguma para o gestor.
No caso do hedge, a história é outra.
O objetivo do gestor é apenas um: trazer a maior rentabilidade possível.
Para isso, ele pode - e deve - alocar recursos em diversos tipos de operações e ativos diferentes.
Volume
Os gestores de fundos desse tipo costumam lidar com um alto volume de operações.a
Isso se dá muito por conta da grande liberdade que o gestor tem para aplicar o capital do fundo.
Em busca de maior rentabilidade, o volume de operações também acaba sendo bem maior que o comum.
Taxas altas
Levando em consideração o perfil do fundo, é esperado que suas taxas de administração e performance sejam mais altas que o padrão do mercado.
Afinal, é um fundo que movimenta muito dinheiro, para grandes investidores e com um grande potencial de retorno.
Risco
É a velha lei do mercado financeiro: quanto maior o retorno, maior o risco.
Se o objetivo do fundo é buscar uma grande rentabilidade, saiba que um grande risco sempre o acompanhará.
É praticamente impossível escapar dessa dualidade…
Seletividade
Um fundo de hedge não é totalmente aberto para o público geral.
Ele costuma ser focado em investidores exclusivos e de alta renda.
Quais as vantagens do fundo hedge?
Retorno financeiro
O alto potencial de retorno desse tipo de fundo é uma grande vantagem sua em relação a seus concorrentes.
Isso é muito interessante para investidores de alta renda que não tem conhecimento, tempo ou paciência para fazer stock picking e pensar individualmente em todas as suas operações.
Nesse contexto, confiar seu dinheiro nas mãos de uma gestora especializada pode ser uma ótima estratégia de diversificação.
É aquela velha história: para esse investidor, aplicar seu dinheiro em um desses fundos vale muito mais a pena do que gastar seu tempo estudando como montar uma carteira de investimentos.
Afinal, imagine comigo:
Se esse cara é considerado um investidor de alta renda, podemos supor com certa confiança que ele possui uma boa fonte de renda - talvez até mesmo mais de uma.
Por quais motivos ele deveria parar o que está fazendo - que está dando para ele uma boa grana - para aprender a escolher ações e montar carteiras diversificadas?
Vale muito mais a pena escolher um gestor de confiança, com um fundo com boas perspectivas, e colocar seu dinheiro nas mãos dele.
Nesse cenário, o alto retorno potencial acaba sendo uma das grandes vantagens do fundo.
Diversificação
A diversificação é uma das práticas mais importantes para todo investidor.
Para um investidor de alta renda que decide montar uma carteira, aplicar parte de seu capital em um fundo destes pode ser uma ótima maneira de diversificar seu portfólio e, ao mesmo tempo, esperar altos retornos financeiros.
A depender do capital disponível para investir e do perfil de risco do investidor, essa estratégia pode ser uma grande potencializadora de seus resultados.
Qual objetivo do fundo hedge?
O principal objetivo do fundo hedge é obter altos retornos ao realizar diversos tipos de aplicações e operações diferentes.
Como dito no início do post, o gestor do fundo possui uma grande liberdade de ação.
Ações, fundos imobiliários e mini contratos. Essas são apenas algumas das opções que um gestor de um fundo hedge têm para aplicar o capital que está confiado em suas mãos.
É necessário que ele busque uma combinação que traga o maior retorno possível pelo menor risco possível.
Quem deve investir no fundo hedge?
Esse tipo de fundo é recomendado para investidores de alta renda, com um perfil mais arrojado e tolerante a um risco constante e elevado.
Se você não se encaixa nessa descrição, saiba que esse tipo de investimento não é recomendado para você.
O retorno potencial pode seduzir a muitos, mas os riscos sempre devem ser levados em consideração.
Além do mais, muitos desses fundos costumam ser fechados, adotando um sistema de convites e recomendações.
Ou seja, se você não for convidado ou recomendado por algum cotista de confiança, dificilmente conseguirá fazer parte de um desses fundos.
Qual o custo dos fundos hedge?
Esse fundo traz consigo altos custos para o cotista, principalmente no que se refere à taxa de administração e de performance.
Essas taxas são cobradas sobre o retorno do fundo, visando remunerar os gestores e analistas responsáveis pela administração do portfólio.
Por se tratar de um fundo “premium”, com um grande volume de capital envolvido, é comum que essas taxas sejam maiores do que as dos fundos normais.
Conclusão
Os fundos de hedge são investimentos muito interessantes para certos tipos de investidores: arrojados, com alta renda e com grande tolerância ao risco.
Para esse perfil, a estratégia de diversificação e busca pelo maior retorno possível pode ser uma grande vantagem para seu portfólio de ativos.
- Quer aprender a investir no mercado de ações mas não sabe como começar? Acesse já gratuitamente o Curso de Investimento em Ações do Portal do Trader!
Espero que tenha esclarecido bem suas dúvidas no post de hoje. Até mais!