O que você quer aprender?

Ir

Filmes sobre investimentos: lista com os melhores (2022)

Nem só de operar vive o homem, não é mesmo? Chegou a hora de conhecer os melhores filmes sobre investimentos já criados! Você vai descobrir quais são os melhores para assistir e o que podemos aprender com cada um deles.

Ações Mai 10, 2022

O que vamos discutir neste post?

Filme sobre investimentos: quais os melhores para assistir?

Quais os melhores filmes sobre investimentos para assistir?
Quais os melhores filmes sobre investimentos para assistir?

Quants: Os Alquimistas de Wall Street

Se você deseja um documentário realista e sombrio, essa é a pedida certa!
Se você deseja um documentário realista e sombrio, essa é a pedida certa!

Quants: Os Alquimistas de Wall Street” é um dos documentários mais importantes já feitos na história dos filmes sobre investimentos.

“Quants” é um apelido para “quantitativos”, ou seja, os engenheiros, estatísticos e matemáticos que trabalham criando modelos e previsões sobre a economia mundial.

O documentário mostra o lado mais sombrio desses profissionais: a simplificação da realidade em números, gráficos e graus de riscos. Além disso, ele demonstra como os quants foram utilizados para a criação de produtos financeiros extremamente sofisticados na Bolsa de Valores americana.

Em um primeiro momento, muitos podem pensar que esse trabalho não é muito diferente da ocupação de outros profissionais da área de exatas.

Entretanto, com um olhar mais atento, nos deparamos com uma realidade muito mais sombria: os cálculos que eles fazem diariamente, na verdade, representam o risco de pessoas perderem grandes quantias de dinheiro - e possivelmente arruinarem suas vidas financeiras.

É uma responsabilidade tremenda nas costas de cada profissional. Um cálculo de risco errado pode gerar uma série de consequências desastrosas para diversas pessoas que confiavam seu dinheiro em algum produto financeiro.

A Grande Aposta

“A Grande Aposta” é um dos melhores filmes sobre investimentos para entender a crise de 2008
“A Grande Aposta” é um dos melhores filmes sobre investimentos para entender a crise de 2008

A Grande Aposta” é um filme obrigatório para qualquer um - independentemente de você ser ou não um investidor. E eu te explico o que me leva a afirmar isso com tanta certeza.

Isso se dá pois trata-se de uma história sensacional.

Baseado em fatos reais, o filme trata sobre a crise de 2008 - também conhecida como crise dos subprimes - e a história de Michael Burry (interpretado pelo grande irretocável Christian Bale), um investidor de médio porte que, ao analisar o mercado, decide apostar contra o sistema financeiro global.

Ao analisar os principais títulos imobiliários negociados na Bolsa americana, Burry vê que o pior está por vir, e aposta tudo em uma crise imobiliária de proporções inimagináveis.

Todos o ridicularizavam. Afinal, quem seria louco de apostar contra os Estados Unidos da América?

E, no final das contas, Burry estava certo.

A crise de 2008 chegou com tudo, afetando gravemente a economia americana - inclusive causando a falência de grandes empresas e bancos.

Michael Burry voltou aos holofotes recentemente, quando emitiu opiniões realmente preocupantes sobre o estado da economia global pós-coronavírus…

É um filme que você definitivamente precisa assistir

Outsider (2016)

O pôster do filme fala por si só, não é mesmo? Trata-se de uma das maiores histórias de fraude de todos os tempos…
O pôster do filme fala por si só, não é mesmo? Trata-se de uma das maiores histórias de fraude de todos os tempos…

O longa “Outsider” nos mostra a história real de Jérôme Kerviel, um jovem trader francês, que ganhou muito destaque por conseguir ganhos milionários para o banco em que operava (Société Générale) em um curto período de tempo.

Entretanto, é aí que a história começa a ficar interessante.

Jérôme, ao ganhar tanto dinheiro em tão pouco tempo, deixou-se levar pela ganância.

Cada vez mais confiante, ele passou a operar com apostas cada vez maiores…

Até o ponto em que ele quase levou o banco à falência.

A história mostrará como ele acabou se envolvendo com um dos maiores escândalos de fraude já documentados - e como isso custou mais de 4 bilhões de euros para o Société Générale).

É um filme importantíssimo para entender como a ganância pode levar um homem ao precipício.

Além de uma história incrível, o longa passa uma lição importantíssima para qualquer um que deseje contratos futuros e outros ativos do mercado financeiro.

Wall Street - Poder e Cobiça

Um dos clássicos do mundo dos filmes sobre investimentos!
Um dos clássicos do mundo dos filmes sobre investimentos!

Wall Street - Poder e Cobiça" é um clássico dos filmes sobre investimentos.

Filmado em 1987, o longa conta a história de Bud Fox, um jovem corretor de investimentos, que decide abandonar todos os escrúpulos e princípios em busca de dinheiro no mercado financeiro.

Para isso, ele se une a Gordon Gekko, um bilionário sem a menor preocupação com a ética. Em busca de uma oportunidade de se aproximar do magnata, Fox utiliza-se de informações confidenciais sobre o mercado, e ganha a confiança de Gekko.

Deste momento em diante, o filme mostra a relação de ambos os personagens nessa inescrupulosa busca por dinheiro e poder em Wall Street.

À Procura da Felicidade

Se você queria um filme sobre investimentos e que te traga altas emoções, esse é o certo para você!
Se você queria um filme sobre investimentos e que te traga altas emoções, esse é o certo para você!

À Procura da Felicidade” é, sem dúvidas, um dos filmes mais assistidos dos últimos anos - e com certeza um dos mais emocionantes.

Além de um filme sobre investimentos, “À Procura da Felicidade” é um filme sobre esperança.

Ele nos conta a história de Chris Gardner (Will Smith), um pai de família que sofre diariamente com grandes dívidas e problemas financeiros.

Após sua esposa o deixar, Chris é obrigado a enfrentar tudo e todos para cuidar sozinho de seu filho, Christopher, mesmo sem ter um emprego e uma fonte de renda.

O personagem principal, após muita procura, consegue um estágio não remunerado em uma grande corretora de ações - esperando uma efetivação no final de seu período de estágio.

E como se não bastasse, Chris é despejado de sua casa junto com seu filho, e é obrigado a passar pelas situações mais difíceis e humilhantes para conseguir dar a volta por cima.

É um dos melhores filmes dos últimos anos. Mas, se for assistir, separe um lencinho de papel. É realmente emocionante!

Lobo de Wall Street

“O Lobo de Wall Street” é um dos filmes sobre investimentos mais conhecido de todos os tempos
“O Lobo de Wall Street” é um dos filmes sobre investimentos mais conhecido de todos os tempos

O Lobo de Wall Street” é um dos maiores filmes da história do mundo dos investimentos - e trata de uma história real e impressionante.

O filme mostra a vida de Jordan Belfort, um dos maiores corretores de ações de todos os tempos - que teve sua história marcada tanto por grandes investimentos quanto por golpes e fraudes envolvendo o mercado de ações.

Jordan, interpretado por Leonardo DiCaprio, possui uma das histórias mais interessantes que eu já vi. O longa mostra precisamente como um criminoso pode ir rapidamente do céu ao inferno quando seus crimes são colocados em evidência.

O que podemos aprender com os filmes sobre investimentos?

É possível aprender mais do que se imagina com o cinema…
É possível aprender mais do que se imagina com o cinema…

Não é de hoje que o cinema é considerado uma das artes mais importantes para o aprendizado.

Antigamente, o teatro era o mais próximo do cinema que tínhamos. Diversas peças são relembradas até hoje por conta de seu conteúdo extremamente interessante e, de certa forma, úteis para a nossa formação.

E essa tradição não se alterou. Hoje em dia, o cinema é capaz de nos passar lições extremamente valiosas - por mais que muitas vezes essa não seja sua intenção principal.

Isso acontece pois os filmes permitem que nós, ao nos depararmos com a vida de outros, possamos absorver lições, experiências e conhecimentos que jamais conseguiríamos por conta própria.

E o mesmo acontece com filmes sobre investimentos.

Vamos conferir o que podemos aprender com esses filmes citados no tópico anterior:

Conhecer mais sobre o mercado

Quanto mais você conhecer sobre o mercado, mais oportunidades terá de ganhar dinheiro.

Os filmes sobre o mercado financeiro são capazes de proporcionar uma ótima visão sobre como o ambiente da Bolsa e das corretoras de ações funciona no dia a dia.

É claro que são apenas filmes, mas mesmo assim podem trazer aprendizados interessantíssimos - principalmente para quem deseja trabalhar no mercado financeiro.

O ambiente de tais instituições é muito bem representado por alguns filmes. A correria, metas e hierarquia são algumas das características mais marcantes desses espaços.

É claro que nem tudo deve ser levado 100% a sério. Afinal, o filme sempre precisa ter um toque cinematográfico e sensacionalista para bombar nas bilheterias…

Gerar insights para novas estratégias

Se já é possível gerar insights apenas estudando ou conversando com outros traders, imagine vendo alguns dos maiores traders e investidores da história operarem.

Conhecer a história desses operadores é conhecer como eles pensavam - e, consequentemente, como investiam seu dinheiro.

Os erros e acertos de trajetórias de sucesso

Conhecer a história de grandes investidores é essencial para entender como essas grandes personalidades lidavam com suas emoções.

Afinal, se você investe no mercado de ações, a gestão de emoções é um dos tópicos que você mais deve dominar.

Nesse momento, absorver o racional de grandes figuras pode ser um passo importante para dominar tal habilidade - e entender os erros e acertos de trajetórias de sucesso.

Conclusão

Assistir a filmes sobre investimentos é uma das melhores formas de entender o mercado de forma simples, eficiente e até mesmo divertida.

Recomendo qualquer um dos filmes dessa lista de olhos fechados. Vale a pena conferir cada um deles.

Se você quiser entender ainda mais sobre o mercado de ações, acesse já o Curso Gratuito de Ações do Portal do Trader! Você terá a base necessária para poder começar a investir em ações da maneira correta.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até mais!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.