Ações Preferenciais: o que são, como funciona e mais
Ações preferenciais são aquelas que dão prioridade na distribuição de dividendos ao acionista. Entenda agora como ela funciona, as diferenças destas ações com as ordinárias, suas vantagens e desvantagens!
O que vamos discutir neste post?
- O que são ações preferenciais?
- Ação Preferencial x Ação Ordinária
- Vantagens das ações preferenciais
- Desvantagens das ações preferenciais
- Escolhendo as ações preferenciais
- Conclusão
O que são ações preferenciais?
Antes de tudo, é necessário entender o que são ações.
Estas nada mais são do que pequenos pedaços de uma empresa de capital aberto. Ou seja, quem compra uma ação (um acionista), automaticamente se torna dono de uma pequena parte da companhia.
Quando uma empresa abre capital na Bolsa de Valores, pode oferecer aos investidores duas classes de ações: ordinárias e preferenciais, que são identificadas, respectivamente, pelas siglas ON e PN.
Neste post, vamos falar sobre as ações preferenciais.
De forma geral, elas são classes de ações que garantem ao acionista a preferência na distribuição de dividendos. Ou seja, os acionistas preferenciais estão à frente dos ordinários na hora da distribuição de proventos.
Se a empresa tiver em mãos uma quantidade mais limitada de proventos, eles serão privilegiados. O mesmo acontece em caso de falência.
Entretanto, não pense que isso obriga a empresa a distribuir dividendos constantemente para esses acionistas.
Cada companhia possui uma política própria de distribuição de proventos. Algumas o fazem mensalmente, outras trimestralmente, semestralmente ou até anualmente. Vai depender da sua estratégia empresarial - e isso se houver lucro, caso contrário, não há o que distribuir.
Em caso de falência, também não é possível garantir que haverá alguma reserva de lucro a ser distribuída para os acionistas preferenciais.
Mas em situações comuns, as empresas favorecem os papéis PN na hora da distribuição de dividendos.
- Quer aprender a investir em ações e não sabe como começar? Acesse já o Curso Gratuito de Investimento em Ações do Portal do Trader e não perca mais tempo!
Ação Preferencial x Ação Ordinária
A diferença entre ambas é bem simples: enquanto as ações PN dão preferência à distribuição de dividendos, as ações ON (ordinárias) dão direito a voto em assembléias a seus portadores.
Portanto, se você possuir uma ação ordinária em sua carteira, poderá comparecer e votar em assembléias ordinárias da empresa, e ajudar a traçar os rumos da companhia.
Entretanto, saiba que o peso do seu voto é proporcional à quantidade de ações que você possui. Alguém com 1 ação terá um voto com um peso minúsculo, enquanto um mega investidor com 20% dos papéis da companhia terá um voto muito mais decisivo.
Ademais, as ações ordinárias possuem o tag along, um mecanismo de proteção de acionistas minoritários em caso de mudança no controle da empresa. Ele garante ao investidor um percentual de no mínimo 80% do preço pago por ação no momento em que a companhia é vendida. Nem toda PN possui esse mecanismo.
Esse percentual vai depender do nível de mercado (nível de governança corporativa) em que a empresa está inserida:
- Tradicional: 80% para ON
- Bovespa Mais : 100% ON
- Bovespa Mais Nível 2 : 100% ON e PN
- Nível I : 80% para ON
- Nível II : 100% para ON e PN
- Novo Mercado : 100% para ON
O ticker das ações ordinárias e preferenciais também é diferente. Enquanto as PN terminam com 4 (PETR4, por exemplo), as ON terminam com 3 (VALE3, por exemplo). Desse modo fica mais fácil identificá-las no mercado.
Mas cuidado: as ações PN também podem ser divididas em sub-classes A e B, que diferem em relação a alguns direitos previstos nos estatutos internos das empresas. Assim, elas também podem terminar em 5 ou 6.
Vantagens das ações preferenciais
Preferência
A preferências das ações PN na distribuição de dividendos pode ser uma vantagem incrível para aqueles que investem em busca de uma renda passiva, através da estratégia de Buy & Hold, por exemplo.
Nessa estratégia, os dividendos prestam um papel importantíssimo na construção da renda passiva do investidor: eles intensificam o efeito bola de neve.
Visto que a ideia passa por acumular o maior número possível de cotas pelo maior prazo possível, o reinvestimento de dividendos potencializa ainda mais os retornos de uma carteira holder.
Assim, quando o investidor desejar usufruir de sua renda passiva, terá uma carteira recheada de cotas - o que trará bons dividendos para o seu bolso.
Liquidez
Por terem a preferência na distribuição de proventos, as ações PN são mais líquidas do que as ON - ao menos no mercado brasileiro.
Assim, é muito mais fácil para você transformar seus papéis em dinheiro, caso necessário
Segurança
O mecanismo de tag along dá ao investidor uma maior segurança ao investir seu dinheiro em uma empresa.
Trocas no controle acionário da empresa sempre são períodos conturbados, e o tag along garante um bom percentual de segurança para o investidor, caso seja necessário desfazer-se de suas ações.
Desvantagens das ações preferenciais
Não apresenta um mecanismo tag along
As ações preferenciais, por sua vez, não apresentam um mecanismo de tag along. Assim, não possuem a mesma segurança de uma ação ON.
Caso haja uma troca no controle da empresa, você estará desprotegido. Se as ações se desvalorizarem muito, pode ser que seu patrimônio seja afetado.
Escolhendo as ações preferenciais
Conheça seu perfil
O primeiro passo para escolher uma ação preferencial é conhecer seu perfil de investidor.
O chamado teste suitability é ideal para essa função. A partir de uma série de perguntas, você descobrirá se se encaixa no grupo dos investidores Conservadores, Moderados ou Arrojados. Isso vai dizer muito sobre seu perfil de risco, aversão à perda, e muito mais.
Defina objetivos
Afinal, qual vai ser seu objetivo?
Juntar o maior número possível de ações para aumentar os dividendos recebidos? Ou ter em mãos ativos com maior liquidez?
Com um objetivo definido, aí sim você pode ir atrás de ações para investir.
Se você busca ações preferenciais, muito provavelmente você se interessa por dividendos. Dito isto, você pode se aprofundar na estratégia de Buy & Hold, entender como ela funciona e ver se realmente é o que você busca.
Caso esteja atrás de uma renda passiva, é uma excelente opção.
Análise de mercado
A análise de mercado é uma das partes mais importantes de todo esse processo.
Existem diversas opções de investimentos na Bolsa de Valores, mas com certeza nem todos se encaixam no filtro que você está buscando.
Pode ser muito difícil fazer toda essa análise sozinho, e é por isso que recomendamos a Carteira do Investidor (CDI), uma casa de research 100% transparente que tem como objetivo ajudar você a investir seu dinheiro melhor, sem ter que gastar horas e horas analisando balanços, relatórios, indicadores e muito mais.
Com a ajuda dos analistas da CDI você com certeza terá muito mais tranquilidade na hora de investir seu dinheiro.
Conclusão
As ações preferenciais são ótimas opções para os investidores que buscam o acúmulo de dividendos, visando a construção de uma renda passiva. Elas trazem consigo muitas vantagens para certos perfis de investidores.
Se você deseja saber mais sobre como investir em ações, acesse já o Curso Gratuito de Investimento em Ações do Portal do Trader!
Lá, você aprenderá a base necessária para poder começar a investir seu dinheiro de forma segura e eficiente, com os melhores professores do mercado.
Espero que tenha te ajudado com o conteúdo de hoje. Até mais!