O trading talvez seja uma das poucas atividades profissionais onde é possível potencializar os ganhos financeiros, trabalhar por conta própria e ter a liberdade para se trabalhar de qualquer lugar, tudo ao mesmo tempo.

Isto faz com que a profissão pareça atraente à muitas pessoas. O potencial de ganho financeiro é o que mais salta aos olhos, atraindo o desejo de muitos para ingressar nesta carreira tão promissora.

Embora esta seja a parte bonita da história, muitos se esquecem do que é preciso fazer para se obter todas essas vantagens. Ansiosos, muitos decidem entrar no mercado tendo pouca idéia do que os aguarda. Acreditam que serão capazes de, em um curto espaço de tempo, poderão dar adeus à seus empregos e viver uma vida de alta renda, obviamente conquistada com poucas horas de trabalho por dia. Invariavelmente, surpresos pelo grau de dificuldade apresentado pela profissão e frustrados por realizarem que a realidade está muito distante do seu imaginário, a maioria desiste, geralmente após perder um bom dinheiro.

O trading é uma atividade que exige uma postura mental específica, planejamento, o conhecimento de diversas técnicas operacionais, a definição de um perfil operacional e um bom capital entre outros requisitos. A combinação desses requisitos junto com a ansiedade para operar e começar a ganhar dinheiro fará com que os traders iniciantes incorram em diversos erros e tenham inúmeras dúvidas.

Muitas serão as perguntas mas poucas as respostas. Isso ocorre porque sem um mínimo de estudo e de prática, a pessoa não será capaz de conhecer o universo do trading e, portanto, não reunirá as condições mínimas para formular suas primeiras dúvidas.

Por isso, a melhor coisa a se fazer no começo é segurar a ansiedade e colocar na cabeça que você passará algo em torno de 20 a 30 meses para realmente compreender a dinâmica do mercado, ser capaz de controlar a si mesmo e parar de perder dinheiro. Claro que alguns levarão menos tempo e outros levarão mais, mas esta é a média de tempo que uma pessoa leva para entender as partes técnica, financeira e comportamental da atividade.

A aquisição de conhecimento é um processo crescente e cumulativo. Hoje você saber mais que ontem e menos que amanhã. E à medida que o tempo passa e mais conhecimento se adquire, mais claras vão ficando as coisas até o ponto em que o trader reunirá as condições para começar a esboçar seu trading plan.

E quanto mais cedo você se conscientizar da dinâmica do aprendizado, suas fases e demandas, mais rapidamente alcançará aquilo que busca.

O importante no começo é tomar consciência de que nenhum trader começa operando para ganhar dinheiro – isso não existe nem no trading e em nenhuma profissão. Um médico permanece pagando uma alta mensalidade durante o período de estudo e residência para só então, sete anos depois, receber sua primeira consulta.

Do mesmo modo, um trader começa gastando dinheiro para aprender assim como faz o dentista, o motorista, o engenheiro ou o programador de software. No caso específico do trading, você terá aprender como é que faz pra ganhar dinheiro para só depois ganhá-lo de fato.

E claro, você precisará também saber perder dinheiro. Há pessoas que, na ânsia de ganharem dinheiro desde o início, já começam a operar com uma mão grande e isso é o caminho mais efetivo para a quebra financeira. Ainda que você tenha um milhão de reais disponíveis apenas para o trading, é fundamental começar pequeno, operando apenas 1 ou 2 contratos de futuros ou 1 ou 2 lotes de ações. Deve ser assim porque o seu objetivo inicial é aprender, e não ganhar dinheiro.

Durante a fase de aprendizado você irá perder dinheiro – não há a menor possibilidade de você começar ganhando e permanecer faturando de forma consistente sem os longos meses de treinamento. Lembre-se que a sorte de principiante pode até existir, mas ela é passageira.

Por isso, é importante conscientizar-se que, já que as perdas são inevitáveis durante o aprendizado, que sejam mínimas. De nada adiantará você aprender com muitos lotes porque seus resultados financeiros serão os mesmos.

No início do seu desenvolvimento como trader você será um perdedor consistente - é quase impossível que seja diferente. E já que você perderá de forma consistente, é melhor que seja com 1 contrato do que com muitos, por mais dinheiro que você tenha.

A consistência no trading não tem relação com o tamanho da sua mão, mas sim com a forma como você opera, seu domínio psicológico, sua gestão de risco e gestão financeira – se você não é capaz de controlar tudo isso com apenas 1 contrato, não será capaz de fazê-lo com nenhuma quantidade de contratos, por mais que vc ache que consegue.

O caminho que leva ao sucesso no trading é longo, cansativo e demanda tempo, dinheiro, paciência, esforço pessoal e um trabalho consistente de transformação comportamental. Dedique-se à isso e suas chances de sucesso serão multiplicadas.