Não há outra explicação: planejamento é disciplina. Isto já pode ser observado na vida pessoal de cada um de nós. A pessoa que se ocupa do planejamento em todas as esferas da vida demonstra interesse em prever atividades e eventos que deverão acontecer no futuro, organizando-se e precavendo-se contra possíveis contingências. Como dizia Peter Druker, o pai da Administração moderna:

“O planejamento não lida com decisões futuras, mas com o futuro de decisões presentes”

Esta definição vale para todas as atividades da nossa vida. Casar-se, ter filhos, conquistar um novo emprego ou trabalho e até o desempenho das atividades de um trader, tudo deve ser planejado. Sem isso, estaremos expostos a riscos desnecessariamente, o que poderá causar prejuízos e até mesmo arruinar qualquer projeto ou trabalho.

Não é por outra razão que em todas as esferas da atividade humana o planejamento é ferramenta essencial para a sobrevivência. Uma empresa, um governo, uma família ou uma pessoa, todos devem dedicar parte do seu tempo à atividades de planejamento se quiserem alcançar seus objetivos de forma plena.

A maioria das pessoas não planeja fracassar. Fracassa por não planejar

Embora sua abrangência, a atividade de planejamento pode ser dividida entre as partes estratégia, tática e operacional.

O planejamento estratégico diz respeito à definição de objetivos gerais, ou seja, grandes metas que irão direcionar as ações para onde se quer chegar.

Mas a estratégia ainda é um nível de ação bastante abrangente. Há então que se definir as etapas de como alcançar as metas definidas no plano estratégico. A resposta à essa necessidade se dá através do planejamento tático. Nesse nível, as grandes metas são divididas em blocos de ações e o conjunto das atividades que deverão ser realizadas é definido no plano estratégico.

Finalmente, para cada ação definida no plano tático, o conjunto de tarefas que darão conta de realizá-la serão definidas no plano operacional.

Assim, transportando este exemplo para o mundo de trading, o planejamento estratégico dirá onde se quer chegar em termos de objetivos financeiros, tratará de analisar as condições necessárias para alcançá-los e definirá as macro etapas que farão o trader alcançar seu objetivo final.

Definida a estratégia, o trader passará a planejar as estratégias que se utilizará para alcançar seu objetivo. Se, por exemplo, o objetivo foi o enriquecimento, ele poderá alcançá-lo através do trabalho, do investimento, do trading ou de uma combinação de tudo isto.

Descendo para o nível do trading, o planejamento operacional ajudará a definir os setups, as entradas, as saídas, a gestão financeira e de risco de cada operação.

Embora trabalhosa, a elaboração de um trading plan é fundamental para que os objetivos definidos em seu planejamento estratégico sejam atingidos

Planejar requer disciplina – um atributo fundamental na atividade do trader. Sem ela, o fracasso é certo, desde a disciplina para se operar um ativo até para se planejar e constantemente revisar seu trading plan.

Mas não basta fazer o seu trading plan – você terá que revisá-lo periodicamente porque o mundo é dinâmico. Novos eventos, novos aprendizados, nova fase de vida, nova situação financeira, tudo isso estabelece as bases que justificam a revisão do seu plano.

As aulas deste curso tratarão do Trading Plan, que é o uso do planejamento nas atividades do trader, desde o momento em que ele decide abrir sua conta na corretora até a decisão de limite de Stop em uma operação.

O trader que se ocupa de elaborar, executar e acompanhar seu Trading Plan terá seguramente maiores chances de alcançar sucesso na profissão que escolheu.