Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

MetaTrader: Funções Avançadas

Funções avançadas no MetaTrader 5

Neste ponto do curso, você que já instalou e começou a usar o MetaTrader em busca de formas mais avançadas de se utilizar a plataforma, certamente irá começar a operar o ativo de sua preferência.

Você obviamente fará isso utilizando inicialmente uma conta Demo até adquirir fluência no uso da plataforma. É bastante comum, durante a fase de aprendizado, invertermos os botões de compra e venda e, por exemplo, vendermos algo quando, na verdade, queríamos comprar. Por isso, é necessário treinar em uma conta Demo antes de começar a operar com dinheiro de verdade.

Outro elemento importante no desenvolvimento de sua carreira como trader é que você deverá testar suas estratégias antes de as operar em conta real. Isso porque você ainda não tem experiência suficiente no mercado para saber se aquela estratégia específica trará os resultados que espera.

Trading é uma questão de probabilidade e estatística e, sem testar antes, é impossível saber se a estatística estará a favor de sua estratégia. Assim, é fundamental que você adquira o hábito de fazer backtests – uma rotina utilizada por todo trader – experiente ou iniciante – que está pensando em utilizar uma nova estratégia operacional.

Portanto, independentemente do tempo de atuação na área de trading ou da experiência acumulada, é fundamental, todas as vezes que aprendemos ou criamos um novo setup, que o testemos.

O backtesting nada mais é que executar seu setup, manualmente ou com o apoio da tecnologia, aplicando seus critérios e parâmetros sobre uma base de dados existente, a fim de verificar sua consistência e precisão. No backtesting, será possível testar todas as variáveis envolvidas no setup, combinando-as, acrescentando ou removendo indicadores, mudando os pontos de stop e tudo o mais que puder influenciar seu funcionamento.

Digamos, por exemplo, que você tenha aprendido o setup Larry Williams aqui no Portal do Trader e acredite que ele possa trazer bons resultados para o ativo que você deseja operar. E você gostaria de saber como ele se comportaria em mais de um tempo gráfico, 5 minutos, 15 minutos e 30 minutos, por exemplo. Como faria para decidir em qual tempo gráfico ele funcionará melhor?

O caminho mais comum para testar essas condições seria você entrar no gráfico do ativo, colocar a Média Móvel exigida pelo setup e, para cada tempo gráfico, ir candle a candle marcando os pontos de entrada e de saída que você faria, anotando em uma planilha todos os seus Gains e Losses, em pontos e em valor financeiro. Feita essa simulação, uma para cada tempo gráfico, condição ou ativo, você então compararia os resultados obtidos e anotados na sua planilha até concluir que determinada configuração teria trazido melhores resultados se você tivesse realmente operado naquela combinação específica de dados, tempos e indicadores.

Esse conjunto de procedimentos, ainda que feito manualmente, leva o nome de backtesting e serve para você avaliar as estratégias e setups que pretende utilizar. O problema de se executar esse processo manualmente é que, além de consumir uma grande quantidade de tempo, podem ocorrer erros devido ao cansaço decorrente do uso prolongado da concentração mental.

Com o MetaTrader 5, essa tarefa poderá ser automatizada, permitindo que os seus testes sejam realizados com absoluta precisão, em um tempo muito menor do que no modo manual, liberando ainda sua energia mental para tomar decisões importantes no processo de avaliação do setup. Para automatizar, você deverá aprender a construir robôs, ou ainda, adquirir um robô pronto e parametrizável que permita a colocação da sua estratégia.

Sempre é importante lembrar que o backtesting, seja manual ou automatizado, é uma tarefa imprescindível que deve ser realizada antes de colocar em produção qualquer setup, mesmo os mais simples. Essa recomendação tem sua razão de ser: é comum que um mesmo setup funcione de maneiras diferentes para ativos distintos. Pode ser que um setup vencedor no mercado de futuros não tenha a mesma eficácia quando utilizado em ações. É possível também que um setup passe a trazer resultados piores apenas porque o mercado mudou. Portanto, é fundamental que o backtesting faça parte da sua rotina de trabalho.

Existem 3 níveis de traders: aqueles que logo desistem, aqueles que tentam mas perdem dinheiro e aqueles que conseguem ganhos consistentes. Mas qual o caminho para chegar no 3º nível? Nos dias 14 a 16 de outubro o Portal do Trader vai realizar a Maratona Operacional TNT, apresentando as estratégias práticas de grandes traders.

Teste seu aprendizado

O Backtesting serve para:

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS