Baixando e instalando o MetaTrader 5

No Brasil desde 2014, o MetaTrader 5 (MT5) é disponibilizado por praticamente todas as corretoras do Brasil. Algumas inclusive o disponibilizam via acesso on-line e por aplicativos de celular.

Na maioria dessas corretoras, o MT5 é gratuito, mas, em algumas delas, é pago. A lógica para essa gratuidade é simples: você precisará de uma plataforma para o envio de ordens de compra e venda de ativos, gerando corretagem – o que é bom para a Corretora.

Se você quiser apenas o MT5 na versão de simulação, algumas delas irão cobrar pela plataforma, uma vez que você estará utilizando recursos de transmissão de dados da corretora e é justo que ela seja remunerada por isso, já que contas de simulação – também conhecidas como contas demo – não geram corretagem.

Se você fizer o download do MT5 diretamente da internet, terá acesso apenas a uma conta de simulação – sem dinheiro de verdade – que permitirá a você operar ativos de Forex.

Para acessar os ativos brasileiros, como ações e contratos de mini-índice e mini-dólar, você terá, necessariamente, que abrir conta em uma corretora, já que ela é a intermediária autorizada pelo Banco Central entre o usuário e a Bolsa de Valores. Nenhuma pessoa ou instituição pode acessar a Bolsa de Valores sem a intermediação de uma corretora – isso é Lei.

Portanto, escolha uma Corretora, abra sua conta – você não precisa enviar dinheiro para abrir uma conta, mande apenas quando for operar em conta real – e procure, dentro do site, o link para baixar o MetaTrader 5.

Feito o download, você receberá senhas para operação em conta real e para simulação, conforme seu pedido na corretora. Junto com as senhas, você receberá códigos de login – um para cada tipo de conta.

Algumas Corretoras enviam a você, por email, um arquivo de instalação da plataforma. Basta clicar no arquivo e seguir as instruções.

Se você quiser operar utilizando dinheiro de verdade, terá que ter solicitado à sua corretora uma conta de produção. Caso queira apenas treinar, peça uma conta de simulação.

A simulação é feita com um capital fictício em uma conta conhecida como Conta Demo.

Sugerimos que a utilize até adquirir destreza no uso do software. Quando estiver familiarizado com a ferramenta, poderá passar a operar seu próprio capital utilizando o login de sua Conta de Produção.


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,8 (1.826)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 08/03/2019 22:30
Atualização: 04/06/2021 11:47