O que você quer aprender?

Ir

Consultor de investimentos: o que é e como se tornar um

O consultor de investimentos é o profissional responsável por identificar o perfil de investimento de seu cliente e oferecer a ele os melhores produtos do mercado financeiro - de forma individualizada. Entenda neste post como ele atua e como você pode se tornar um.

Ações Set 06, 2022

O que vamos discutir neste post?

O que faz um consultor de investimentos?

Um consultor é responsável por aconselhar seus clientes em relação a seus  investimentos
Um consultor é responsável por aconselhar seus clientes em relação a seus investimentos

Um consultor de investimentos, de acordo com a Instrução 592 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), é o profissional responsável pela prestação de serviços de aconselhamento, recomendação e orientação personalizada relacionada a ativos e títulos do mercado financeiro.

Ou seja, como diz seu próprio nome, é um profissional registrado junto à CVM responsável por aconselhar e auxiliar seus clientes em seus investimentos no mercado mobiliário.

O que esse profissional faz é, de acordo com o perfil de investidor de seus clientes, oferecer a eles os produtos (ações, fundos, títulos públicos e afins) mais condizentes com sua situação atual, necessidades, objetivos, etc.

Por esse motivo, é imprescindível que o consultor tenha um amplo e profundo conhecimento do mercado financeiro. Afinal, como ele irá oferecer a melhor solução para seu cliente se ele sequer sabe quais são suas opções?

O que precisa para ser um consultor de investimentos?

Não será possível fugir das provas de certificações…
Não será possível fugir das provas de certificações…

Como o consultor é um profissional ligado diretamente à CVM, órgão regulador do mercado do Ministério da Economia, é necessário que esse profissional tenha uma certificação reconhecida pelo regulador para prestar seus serviços.

Para isso, antes de tudo, é necessário ter concluído o Ensino Superior. Normalmente, esses profissionais são formados em algum curso relacionado, de alguma forma, à área financeira (economia, administração, contabilidade, atuária, ou até mesmo engenharias).

Para exercer essa profissão, é necessário ter ao menos uma das seguintes certificações da Anbima:

  • CEA
  • CGA
  • CNPI
  • CFP
  • CFA

Qualquer uma dessas certificações é aceita.

Normalmente, essas provas cobram bastante conhecimento técnico do candidato, então é bom estar preparado para elas.

Com isso feito, você já pode atuar como consultor! O que resta agora é ir atrás de seus clientes. E, para isso, existem diversas soluções.

Você pode conquistar clientes através de networking ou um bom posicionamento nas principais redes sociais.

Afinal, sua imagem é o que vai determinar se seu cliente terá uma boa primeira impressão de você.

Como um consultor não pode ser contratado por uma corretora ou banco, é necessário que prospecção de clientes seja uma de suas habilidades.

Quem pode prestar consultoria de investimentos?

Qualquer pessoa adulta graduada em algum curso superior e certificada pela Anbima pode prestar consultoria de investimentos de forma legal e oficial.

Isso acontece pois essa é uma profissão que trata diretamente com a saúde financeira de diversas pessoas e famílias. Por esse motivo, é necessário que o profissional esteja plenamente registrado junto à CVM.

Consultor de investimentos x agente autônomo de investimentos: entenda as diferenças

Muitas pessoas confundem o consultor de investimentos com o assessor de investimentos / agente autônomo de investimentos (AAI).

A principal diferença está na remuneração.

Enquanto o consultor é remunerado diretamente pelo cliente, o assessor é remunerado pela corretora. Claro que essa remuneração do assessor vai depender do que o cliente faz, mas não existe pagamento direto do cliente para o assessor.

O consultor costuma ter mais liberdade para distribuição de produtos de investimentos, enquanto que o assessor tem mais restrições.

O AAI é limitado aos produtos oferecidos pela corretora com a qual trabalha, o que tira parte de sua autonomia nesse processo.

Quanto cobra um consultor de investimentos?

Quanto cobra um consultor? Como ele ganha dinheiro?
Quanto cobra um consultor? Como ele ganha dinheiro?

Isso vai depender muito do modelo de negócios adotado pelo consultor.

Ele pode escolher trabalhar de 3 formas:

  • Remuneração fixa: mensalmente, o cliente pagará um valor fixo para o consultor
  • Remuneração variável: o cliente pagará ao consultor uma porcentagem do valor investido
  • Taxa de performance: o cliente pagará ao consultor uma porcentagem da valorização e dos retornos do investimento recomendado

Essa escolha vai depender dos objetivos do cliente, de sua experiência, do patrimônio a ser investido, e muito mais.

Te dou um exemplo:

Se um cliente está atrás de um consultor para investir com foco no longo prazo, e pretende ter esse profissional por bastante tempo, a remuneração fixa pode ser uma boa escolha. Isso garante uma receita fixa para o consultor e está de acordo com as ambições do cliente.

Como se tornar um consultor de investimentos?

Não existe segredo: você deve estudar - e muito - o mercado financeiro, conhecer seus produtos, entender como as carteiras e alocações funcionam, e ter a certeza de que sabe do que está falando.

Depois disso, é hora de ir atrás das certificações. Como disse anteriormente, diversas certificações são aceitas.

Existem diversos cursos especializados nas provas do CEA e CGA, visto que é um conteúdo bem técnico.

O Plano TNT, apesar de não ser especializado em certificações, sem dúvida alguma é o treinamento mais completo do mercado, e vai te dar uma base sólida para entender o mercado como um todo (algo que outros cursos não te darão).

Afinal, você terá aulas com professores que não só dominam a teoria, como também têm décadas de experiência prática em corretoras, bancos e diretamente com clientes.

Com as certificações em mãos, é hora de prospectar seus primeiros clientes.

A partir daí, você já pode se considerar um consultor!

[FAQ] Dúvidas frequentes

O que faz um Gestor de Investimentos?

Um gestor de investimentos é um profissional responsável por gerenciar um patrimônio alocado em um fundo de investimento ou numa carteira administrada.

Ele é o profissional que decidirá o que fazer com o capital alocado, e, como remuneração, recebe taxas de performance e administração.

Para se tornar um gestor de investimentos, é necessária a certificação CGA.

O que faz um Analista de Investimentos?

Um analista de investimentos é um profissional responsável por analisar diversos ativos do mercado financeiro, auxiliando o investidor em sua tomada de decisão.

Normalmente esse tipo de profissional trabalha em corretoras, bancos, casas de research, etc, trabalhando na análise de investimentos do mercado mobiliário.

Para se tornar um analista, é necessária a certificação CNPI.

O que faz um Influencer em investimentos?

Um influencer nada mais é do que uma figura pública relacionada, de alguma forma, ao nicho de investimentos. Ele não necessariamente é um profissional certificado.

Por esse motivo, deve-se tomar muito cuidado com as opiniões soltas na internet. Muitas vezes não é possível ter certeza se a pessoa sabe do que está falando.

Nesse cenário, a regulação da CVM torna-se muito útil. Para fazer recomendações de investimentos, por exemplo, é necessária a certificação CNPI. Caso um influencer sem qualquer certificação faça algo do tipo, pode sofrer graves sanções.

De forma geral, um influencer pode ser um profissional buscando se posicionar na internet e conseguir mais clientes, pode ser uma figura pública que tem como o objetivo a divulgação de uma marca, ou também pode ser uma pessoa comum que se interessa no assunto.

Conclusão

O consultor de investimentos é um profissional extremamente importante para o mercado financeiro, visto que o número de investidores que necessitam de um aconselhamento mais próximo cresce a cada dia.

Entretanto, não é uma ocupação fácil. É necessário muito estudo e dedicação para se tornar um bom profissional. Afinal, pessoas colocarão dinheiro nas recomendações do consultor escolhido.

Se você deseja entender como viver do mercado financeiro, assista gratuitamente o Curso Profissão Viver de Mercado, na Área Aprenda do Portal do Trader!

Lá você entenderá mais sobre a profissão de consultor de investimentos e como começar no mercado de trabalho.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até mais!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.