O gestor de investimentos, como o próprio nome diz, é responsável por gerenciar investimentos. Em outras palavras, seu trabalho é administrar um produto específico, que pode ser um fundo de investimentos, uma carteira de ações ou algo do tipo.

O papel mais comum de um gestor financeiro é o de gerir fundos de investimentos, o que requer alta qualificação, e especialização no tipo de fundo com o qual ele trabalha. Como ele é responsável por escolher quais ativos farão parte do fundo, suas escolhas impactam diretamente nos rendimentos de quem investe no fundo, e, por esse motivo, o gestor deve ter muita experiência no mercado financeiro, para tomar as melhores decisões.

Outra função que o gestor pode assumir em vez de gerir um fundo de investimento é gerir a conta de um cliente específico. Nesse caso, quem opta por esse serviço são investidores iniciantes ou com grande patrimônio, que necessitam de uma atenção especial personalizada. 

Para se tornar um gestor de investimentos, assim como em outras carreiras do mercado financeiro, é preciso um certificado. Nesse caso, é exigida a certificação CGA (Certificação de Gestores ANBIMA), que habilita o profissional a gerir investimentos para fundos.

A prova é organizada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais),  e é requerida por muitas gestoras de fundos, bancos de investimentos e outras instituições.

Para prestar a prova é necessário que o profissional já tenha um certificado CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão), cuja prova também é organizada pela Anbima e focada em fundamentos de gestão. 

No entanto, se ele possuir certificações como a CFA (Chartered Financial Analyst), também poderá se inscrever no exame.

Atualmente, a prova tem um total de 60 questões e duração máxima de 3 horas. A aprovação é dada ao candidato que alcançar ao menos 70% de taxa de acerto. Não é uma prova fácil, mas as remunerações de um gestor de investimentos pode ser uma boa motivação.

De acordo com dados do site Glassdoor, a média salarial mensal dessa profissão no Brasil é de R$ 8.229,00.

Porém, esse valor pode mudar muito de uma gestora para a outra, com comissões variáveis sendo uma possibilidade.

Em suma, a profissão de gestor de investimentos carrega grande responsabilidade, o que é compensado pela remuneração. O profissional que for bem qualificado facilmente conquistará uma das muitas vagas disponíveis no mercado. 


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,9 (100)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 07/10/2021 22:30
Atualização: 07/10/2021 19:22