O consultor financeiro é o profissional responsável por recomendar, dar suporte e aconselhar os seus clientes, e não pode ser contratado por instituições.

O seu trabalho é, basicamente, identificar o perfil de investidor do seu cliente e fazer indicações alinhadas aos seus objetivos. 

Diferentemente do assessor de investimentos, sobre o qual falaremos na próxima aula, o consultor financeiro não pode dar ordens de compra ou venda de ações, mas apenas fazer a recomendação, que o cliente pode escolher aceitar ou não e, aceitando, deve ele mesmo realizar a operação.

O consultor financeiro bem qualificado, quando é contratado, observa não só o lado financeiro, mas todas as circunstâncias do cliente. Ele busca entender qual é o seu perfil de investidor, quais valores estão disponíveis para investimento, qual será a frequência dos aportes… mas, além disso, também busca entender quais os sonhos, as metas e os processos de conquista do cliente.

A partir disso, o consultor pode fazer as recomendações mais coerentes com o que seu cliente precisa. Porém, isso não é tudo.

O consultor ainda pode prestar um serviço recorrente, de atualização e avaliação periódica da carteira de investimentos do cliente. 

Para se tornar um consultor financeiro é preciso passar no exame da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). No entanto, a comissão também aceita outras certificações, como a CEA (Certificação de Especialistas em Investimentos ANBIMA) e a Certificação de Gestores ANBIMA.

Segundo o site Glassdoor, a média salarial de um consultor financeiro fica na casa dos R$5.489,00 — um valor superior ao que 92% da população brasileira ganha hoje.

Profissionais com perfil mais analítico são os que melhor se encaixam no cargo de consultor de investimentos, pois essa é uma profissão muito voltada à capacidade de analisar o contexto de cada cliente: seu perfil, ganhos, despesas e resultados esperados.

Quem conseguir levar todos esses aspectos em consideração, aliados a uma boa habilidade com números e organização, terá grande futuro como consultor financeiro. 


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram um plano completo para você evoluir seu operacional, seja começando do zero ou aprimorando suas técnicas preferidas. Aprenda hoje mesmo com aulas que já estão liberadas: Comece o Plano TNT.

Avaliações da aula:
4,9 (83)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 07/10/2021 22:30
Atualização: 07/10/2021 19:23