O aprendizado das técnicas de trading, ferramenta fundamental para tomada de decisão de negociação de ativos, só será efetivo se for exaustivamente praticado. Aprender uma técnica, um indicador ou mesmo um setup, terá pouca serventia se o trader não souber o que fazer com ele diante do mercado.

Como se sabe, o mercado muda com bastante frequência e aquele setup vencedor que até então era quase garantia de lucros diários, de repente para de funcionar. Depois de muitos stops, você percebe que os preços ficaram de lado, ou que as máximas e mínimas do dólar estão cada vez mais próximas. Suas operações ficam cada vez mais curtas e sua frequência de perdas aumenta. Isto vai minando sua conta e você percebe que já está devolvendo ao mercado uma boa parte de tudo o que ganhou.

Essa situação é mais comum do que se imagina e se deve à crença bastante difundida de que devemos aprender e nos especializar em um único setup e ficar nele.

Embora faça sentido, é o próprio mercado que muda e faz com que seu setup deixe de funcionar. Ele possivelmente voltará a ficar adequado ao seu setup no futuro, mas ninguém é capaz de dizer quando ao certo isto deverá ocorrer.

E o que fazer nessa hora?

A resposta é bastante simples:

Prepare-se como um trader profissional.

E isto significa ser capaz de reconhecer rapidamente as mudanças em curso na dinâmica do mercado e trocar seu setup por outro que responda melhor ao novo comportamento dos preços.

Isto só será possível se o trader construir, ao longo de sua jornada de estudos, um repertório de técnicas que seja de contemplar as variações do mercado.

Na série de vídeos que você verá a seguir, traders experientes irão mostrar à você a forma como eles lidam com o mercado. Ao invés de aulas exclusivamente técnicas, você terá a oportunidade única de aprender diretamente da experiência desses traders que já atingiram a consistência e conseguem buscar uma ótima renda no mercado.

Você perceberá que cada um possui um estilo, uma forma de ver o mercado, um jeito de operar e um conjunto particular de técnicas. Isto nos leva à conclusão de que não existem fórmulas prontas. Você terá que aprender, estudar, treinar para, aos poucos, ir construindo seu repertório de técnicas.

Este repertório será só seu e de ninguém mais. Não é possível copiar com exatidão o jeito de alguém operar. O trading é uma profissão que incorpora muito do temperamento de cada um, o que faz com que seu jeito de operar seja único pois, afinal, somos todos diferentes.

Esperamos que você extraia o máximo proveito dos vídeos que irá assistir a partir de agora. Assim, você terá dado mais um passo rumo ao pleno desenvolvimento profissional.