O que você quer aprender?

Ir

Circuit Breaker: o que é ,como funciona e duração

Circuit Breaker é um mecanismo de segurança da Bolsa de Valores, programado para proteger o mercado e os investidores em momento de grande instabilidade e volatilidade dos ativos. Neste post, você vai entender como ele funciona, quando é acionado e quais são seus efeitos!

Trader Iniciante Jun 30, 2022

O que vamos discutir neste post?

  • O que é circuit breaker?
  • Como funciona o circuit breaker?
  • Qual origem do circuit breaker?
  • Quais as vantagens do circuit breaker?
  • Quanto tempo dura um circuit breaker?
  • Conclusão

O que é circuit breaker?

Quatro dias de circuit breaker, em março/2020, na explosão da Covid no mundo. A primeira vez, no dia 9 de março, foi acentuada pela queda de mais de 30% no preço do petróleo, após uma disputa entre Rússia e Opep. No dia 12, o mecanismo foi acionado duas vezes
Quatro dias de circuit breaker, em março/2020, na explosão da Covid no mundo. A primeira vez, no dia 9 de março, foi acentuada pela queda de mais de 30% no preço do petróleo, após uma disputa entre Rússia e Opep. No dia 12, o mecanismo foi acionado duas vezes

O Circuit Breaker é um mecanismo de defesa da Bolsa de Valores, programado para proteger o mercado e os investidores em momentos de alta instabilidade e volatilidade no preço dos ativos.

De forma geral, ele funciona como uma trava: quando determinados critérios - que discutiremos adiante - ocorrem, o pregão é totalmente paralisado por certo tempo. Caso a situação não melhore, o pregão pode ser fechado novamente, e novamente, e novamente…

E não pense que tais critérios são arbitrários. Eles são muito bem definidos - e respeitados.

Eles são divididos em estágios: estágio I, II e III.

O primeiro estágio é acionado quando o Ibovespa cai 10% em relação ao seu fechamento no pregão anterior. Quando isso acontece, o mercado é paralisado por 30 minutos.

O segundo estágio é acionado quando, após os 30 minutos, o índice alcança a marca de 15% de desvalorização em relação ao fechamento anterior. Essa nova paralisação é de uma hora.

O terceiro - e último - estágio é atingido quando a queda acumula 20%.Quando isso acontece, o mercado é paralisado por tempo determinado pela B3 - e divulgado em seus canais oficiais.

Essas paralisações acontecem com o intuito de acalmar o mercado e proteger investidores - principalmente os menos experientes.

Agora que você entendeu, em linhas gerais, o que é esse mecanismo, vamos entender como ele funciona na prática.

Como funciona o circuit breaker?

Em 2008 tivemos seis acionamentos desse mecanismo. Acima, alguns deles
Em 2008 tivemos seis acionamentos desse mecanismo. Acima, alguns deles

Queda de 10% do Ibovespa

Este é o tipo mais comum de circuit breaker.

Como foi dito no tópico anterior, ele é conhecido como estágio I.

Quando o mercado sofre uma desvalorização de 10%, é sinal que algo está errado. E como o mercado, historicamente, age em “efeito manada”, a B3 já age por precaução - visando evitar um colapso geral dos ativos.

Quando esse estágio é atingido, as negociações são totalmente paralisadas por 30 minutos - ou seja, ninguém pode comprar ou vender absolutamente nada na Bolsa de Valores.

Queda de 15% do Ibovespa

Após esses 30 minutos, caso a queda continue e atinja o patamar de 15%, o estágio II é acionado.

Agora, a interrupção é de mais uma hora.

Não são muitas as vezes em que essa etapa é atingida. Se ela for acionada, pode ser um sinal que a coisa está ficando feia…

Queda de 20% do Ibovespa

Por fim, após a parada de uma hora, o pregão abre novamente. Se as quedas continuarem, atingindo um patamar de 20% sobre o dia anterior, todas as atividades do dia são encerradas, e a própria B3 fica responsável por definir um novo prazo de reabertura do mercado.

Uma queda dessa magnitude já é considerada, para muitos, um verdadeiro banho de sangue.

Por isso a B3 age de maneira tão incisiva.

Quais as vantagens do circuit breaker?

Joesley Day
Joesley Day

A intenção desse mecanismo é proteger os investidores e diminuir a volatilidade fora do padrão que ocorre em momentos de pânico - normalmente geradas por um evento completamente inesperado.

Se ele não existisse, é muito provável que milhares de pessoas perderiam praticamente todo o seu dinheiro de uma só vez.

Na imagem acima, você encontra o gráfico do Ibovespa durante o Joesley Day. Acha que aguentaria manter seu psicológico em dia durante uma crise como essas?

Se você estuda sobre o mercado há algum tempo, sabe que há estratégias que não se interessam pela volatilidade momentânea dos ativos (Buy and Hold, por exemplo). Elas têm como foco a valorização da empresa no longo prazo, através da constante melhora de seus fundamentos.

Para estes, realmente, uma queda - por maior que seja - no curto prazo não significa o fim do mundo. Mas isso só em tese.

A realidade é que a maioria dos investidores é completamente inexperiente, e não possui um psicológico preparado para lidar com o banho de sangue que é uma queda de 20% do Ibovespa.

Muitos ficariam completamente desesperados, assistindo seu dinheiro ser dilacerado sem poder fazer nada.

Para que isso não aconteça, a B3 instituiu esse mecanismo.

Quanto tempo dura um circuit breaker?

Um circuit breaker pode durar, inicialmente, meia hora. Caso a queda persista, uma hora. Se, mesmo assim, a queda continuar, pode persistir por tempo indeterminado (à critério da B3).

Historicamente, é extremamente raro que a paralisação chegue ao estágio III. Aconteceram poucas vezes, mas, sempre que ocorreram, foram em grandes crises da economia mundial.

Conclusão

Esse mecanismo é acionado poucas vezes, se tornando um fenômeno raro do mercado.

Entretanto, ele deve ser sempre evitado pelos traders.

Não pense que, por estar na ponta vendida, você está 100% seguro em uma situação dessas. Particularmente, acredito que o mais prudente a se fazer é encerrar sua posição antes de interromperem as negociações.

Digo isso pois, nos leilões de abertura, costuma haver ajustes nos preços. Neste momento, não há muito que você possa fazer além de assistir…

Se você se interessou por este conteúdo, é sinal que tem interesse em aprender mais sobre o mercado, seus ativos e como investir com segurança.

Para isso, tenho o melhor caminho para você: o Curso Gratuito de Investimento em Ações do Portal do Trader!

Sem pagar um centavo sequer, você receberá uma base sólida sobre o mercado de ações, e conseguirá começar a investir com o pé direito!

Espero que tenha te ajudado com este post! Até a próxima!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.