O que você quer aprender?

Ir

Proof of Work: O que é e Como Funciona

O Proof of Work é um mecanismo de consenso muito utilizado por criptomoedas, que permite que mineradores troquem seu trabalho e esforço por recompensas. Entenda como ele funciona na prática neste post!

Criptomoedas Fev 09, 2023

O que vamos discutir neste post?

O que é Proof of Work?

PoW nada mais é do que um mecanismo de consenso
PoW nada mais é do que um mecanismo de consenso

Proof of Work, ou "Prova de Trabalho" em português, é um conceito central para o funcionamento das criptomoedas, especialmente as primeiras, como o Bitcoin. De forma simples, PoW é um mecanismo de consenso que é usado para garantir a segurança da rede, impedindo ataques como fraudes, duplicações e outras ações maliciosas.

Imagine que você tem uma caixa virtual cheia de moedas digitais e você quer compartilhá-la com amigos. Você precisa de algum tipo de sistema para garantir que apenas pessoas autorizadas possam adicionar novas moedas ou realizar transações. É aí onde entra o PoW.

Neste sistema, os "mineradores" precisam resolver um problema matemático complexo para validar uma transação e adicioná-la ao livro-razão da rede. Este problema é chamado de "prova de trabalho" porque requer muito poder de processamento e energia para ser resolvido. Quando um minerador resolve a prova de trabalho, ele é recompensado com uma quantidade de moedas.

Além de recompensar os mineradores, o PoW ajuda a garantir a segurança da rede. Se alguém tentar mudar uma transação no livro-razão, será necessário refazer todo o trabalho para validar as transações subsequentes, tornando a alteração muito cara e pouco provável de ser bem-sucedida.

Em resumo, PoW é uma forma de assegurar a integridade da rede de criptomoedas, garantindo que apenas transações legítimas sejam adicionadas ao livro-razão e recompensando os mineradores por seu trabalho. É uma parte importante do funcionamento das criptomoedas e permite que elas sejam confiáveis e seguras.

Como funciona o Proof of Work?

O PoW está diretamente ligado à construção da cadeia de blocos de uma criptomoeda
O PoW está diretamente ligado à construção da cadeia de blocos de uma criptomoeda

O funcionamento do Proof of Work é bastante simples, embora o processo em si seja complexo. Em primeiro lugar, os mineradores precisam resolver um problema matemático complexo, conhecido como "prova de trabalho". Este problema é específico para cada rede de criptomoedas, mas geralmente envolve encontrar um número específico que satisfaça uma determinada condição.

Quando um minerador resolve a prova de trabalho, ele cria um novo "bloco" que inclui as transações recentes. Este bloco é então adicionado ao livro-razão da rede, tornando-se parte permanente da história da criptomoeda. O minerador é recompensado com uma quantidade de criptomoedas pela criação do bloco.

Mas o que impede que alguém tente mudar uma transação no livro-razão? Bem, é ai que entra a dificuldade da prova de trabalho. Se alguém tentar mudar uma transação, todos os blocos subsequentes serão inválidos e o minerador terá que refazer a prova de trabalho para validar as transações subsequentes. Isso torna a alteração muito cara e pouco provável de ser bem-sucedida.

Além disso, o PoW ajuda a garantir o consenso na rede. Todos os mineradores competem entre si para resolver a prova de trabalho e adicionar o próximo bloco ao livro-razão. Se mais de um minerador resolver a prova de trabalho ao mesmo tempo, a rede escolherá a solução que foi adicionada primeiro ao livro-razão. Isso garante que a rede tenha uma versão consistente do livro-razão e que as transações sejam processadas de maneira justa e equitativa.

Em resumo, o PoW é uma combinação de cálculo matemático complexo e consenso da rede que garante a segurança e a integridade da criptomoeda. É um processo vital para o funcionamento das criptomoedas e permite que elas sejam seguras, confiáveis e equitativas.

Diferenças entre Proof of Stake e Proof of Work

Proof of Work (PoW) e Proof of Stake (PoS) são dois mecanismos de consenso diferentes usados em criptomoedas. Embora ambos tenham o objetivo de garantir a segurança da rede e o registro de transações, existem algumas diferenças importantes entre eles.

O PoW envolve mineradores que resolvem problemas matemáticos complexos para criar novos blocos e adicioná-los ao livro-razão da rede. Este processo consome muita energia, pois os mineradores precisam de muito poder de processamento para resolver a prova de trabalho. Além disso, como os mineradores são recompensados com novas moedas, isso pode incentivar a inflação na rede.

Já o Proof of Stake funciona de maneira diferente. Em vez de mineradores, os validadores (também conhecidos como "stakers") são responsáveis por validar as transações e criar novos blocos. Eles são selecionados quase que aleatoriamente a partir de uma pool de stakers, que têm que bloquear uma quantidade significativa de suas moedas para participar da validação. Quando um validador cria um novo bloco, ele recebe uma recompensa, mas ao contrário do PoW, esta recompensa é limitada e pode ser controlada pela rede.

Outra diferença importante é o consumo de energia. O PoS é muito mais eficiente do que o PoW, pois não requer grande poder de processamento para resolver a prova de trabalho. Além disso, o PoS não incentiva a inflação da moeda, pois a recompensa para validadores é limitada.

Quais criptomoedas utilizam esse mecanismo de consenso?

BTC é uma das principais moedas que utilizam PoW como mecanismo de consenso
BTC é uma das principais moedas que utilizam PoW como mecanismo de consenso

O PoW é amplamente utilizado em diversas criptomoedas. Aqui estão algumas das principais moedas que utilizam este mecanismo de consenso:

  • Bitcoin: A criptomoeda original, o Bitcoin, usa o PoW como seu mecanismo de consenso. Os mineradores resolvem problemas matemáticos complexos para criar novos blocos e adicioná-los ao livro-razão da rede.
  • Litecoin: A Litecoin é uma criptomoeda de código aberto que usa o PoW. Ela foi criada como uma versão melhorada do Bitcoin, com tempos de transação mais rápidos e taxas de mineração mais baixas.
  • Bitcoin Cash: O Bitcoin Cash é uma criptomoeda de código aberto que foi criada a partir do Bitcoin. Ele também usa o PoW como seu mecanismo de consenso.
  • Monero: A Monero é uma criptomoeda de privacidade que usa o PoW. Ela tem como objetivo garantir a privacidade das transações, o que a torna atrativa para muitos usuários.

Estas são apenas algumas das principais criptomoedas que usam o PoW como seu mecanismo de consenso. Há muitas outras moedas que utilizam este mecanismo, cada uma com suas próprias características únicas e objetivos.

Mineração e Proof of Work: passo a passo

Como funciona a mineração de criptomoedas?
Como funciona a mineração de criptomoedas?

A mineração de criptomoedas é um processo importante que mantém a integridade da rede utilizando o PoW. A seguir, vamos explicar como isso funciona passo a passo:

  • Transações são registradas: As transações feitas na rede de criptomoedas são registradas e aguardam serem incluídas em um novo bloco.
  • Problema matemático é proposto: O minerador escolhido para criar o próximo bloco propõe um problema matemático complexo que precisa ser resolvido.
  • Resolução do problema: A rede de mineradores trabalha em conjunto para resolver o problema matemático proposto, utilizando poder de processamento para chegar a uma solução.
  • Validação da solução: Uma vez que uma solução é encontrada, ela é validada pela rede, e o minerador que encontrou a solução é recompensado com uma quantidade de moedas.
  • Novo bloco é adicionado: O novo bloco é adicionado ao livro-razão da rede, registrando as transações recentes.

Este é um processo contínuo que mantém a integridade da rede e permite que as transações sejam registradas e processadas de maneira confiável e segura. Além disso, a mineração também incentiva a segurança da rede, pois os mineradores têm interesse em protegê-la para preservar o valor de suas recompensas.

Riscos e desafios do proof of work

Embora o PoW seja uma forma eficaz de garantir a integridade da rede de criptomoedas, ele também apresenta alguns riscos e desafios. Alguns dos mais notáveis incluem:

  • Consumo de energia: A mineração de criptomoedas utiliza grandes quantidades de energia elétrica, o que pode ser um problema ambiental e financeiro.
  • Centralização: O poder de processamento necessário para minerar criptomoedas pode ser concentrado em poucas mãos, o que pode levar à centralização da rede e aumentar o risco de ataques.
  • Desperdício de recursos: A mineração de criptomoedas é um processo intensivo em recursos, que inclui poder de processamento e energia, o que pode ser visto como um desperdício de recursos valiosos.
  • Obsolescência: O PoW, em pouco tempo, pode ser considerado obsoleto devido à evolução da tecnologia e ao surgimento de novos mecanismos de consenso, como o Proof of Stake.

Conclusão

Em suma, o PoW é um dos mecanismos de consenso mais utilizados no universo das criptomoedas, e permite que os mineradores troquem seu trabalho e poder computacional por recompensas em forma de moedas digitais.

A compreensão do Proof of Work e sua implementação são fundamentais para os traders e investidores em criptomoedas. Se você deseja aprimorar seus conhecimentos sobre o assunto, acesse já o Curso Gratuito de Criptomoedas do Portal do Trader!

Nesse curso, você aprenderá toda a base para investir em criptomoedas, incluindo seus mecanismos de consenso e como elas funcionam. Inscreva-se agora e comece sua jornada como um trader de criptomoedas de sucesso!

Espero que o conteúdo de hoje tenha sido útil para você, e até mais!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Gabriel Bueno Fioravante Notário

MBA Global Broker IBMEC e entusiasta do ambiente de cripto-ativos desde 2016. Foi Analista da Nelogica e hoje é criador da @des.crypto, instagram focado em descomplicar informações sobre criptomoedas.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.