O Tape Reading fornece uma boa compreensão do mercado. Você é capaz de enxergar o fluxo do mercado em tempo real, o que lhe dá oportunidade de ir com ele na direção certa. As decisões tomadas com base no Tape Reading não têm qualquer subjetividade. São simples e diretas.
Outra vantagem é o timing que o investidor alcança, pois os dados são muito precisos e possibilitam entradas no momento exato.
Finalmente, em razão das vantagens descritas anteriormente, há um significativo aumento na taxa de acerto das operações. Ser capaz de detectar o fluxo, entrando na hora certa e seguindo o fluxo na direção correta, traz uma vantagem incomparável em termos de taxa de acerto.
Por outro lado, o Tape Reading traz consigo algumas desvantagens, o que é algo absolutamente normal.
Não há uma técnica perfeita e completamente à prova de erros.
A primeira barreira para quem decide operar nessa modalidade é a dificuldade em distinguir as nuances do mercado. Apesar de conceitualmente simples, é durante as operações, quando o investidor se depara com o Book de Ofertas e o T&S, que as dificuldades começam a se apresentar.
Horas e horas de tela...
O ritmo das operações é frenético e o olho não treinado sequer é capaz de dizer o que está acontecendo na tela à sua frente. Alcançar o ponto em que os eventos tornam-se claros e distinguíveis requer muitas horas de tela, dedicação, esforço e paciência.
Outra desvantagem é que as operações não surgem diante dos olhos como na análise técnica. Naquela, a informação é clara: basta que duas médias se cruzem na tela para saber o que fazer. No Tape Reading, as conclusões são exclusivamente intelectuais e, para atingir esse nível de expertise, leva-se um bom tempo.
Finalmente, para aqueles que possuem um perfil mais voltado ao scalping trading, o Tape Reading pode levar o investidor a operar com bastante frequência, significando custos mais elevados com corretagens e emolumentos.
Nesse caso, o investidor será forçado a contratar pacotes de corretagem para que os custos não levem embora todo o lucro das operações.
Há ainda um ponto que deve ser levado em consideração, e que pode fazer muita diferença principalmente para aqueles que fazem operações muito curtas.
Nesses casos, a velocidade combinada do computador e de seus periféricos, da internet, da plataforma e do sistema utilizados pela corretora poderão trazer grande diferença nos resultados alcançados.
Portanto, um bom equipamento, uma internet veloz, uma plataforma profissional e bons pacotes de corretagem elevam o custo inicial do investidor que optar por essa modalidade.