O Tape Reading fornece uma boa compreensão do mercado. Você é capaz de enxergar o fluxo do mercado em tempo real, o que te dá oportunidade de ir com ele na direção certa. As decisões tomadas com base no Tape Reading não têm qualquer subjetividade. São simples e diretas.

Outra vantagem é o timing que o investidor alcança, pois os dados são muito precisos e possibilitam entradas no momento exato.

Finalmente, em razão das vantagens descritas anteriormente, há um significativo aumento na taxa de acerto das operações. Ser capaz de detectar o fluxo, entrando na hora certa e seguindo o fluxo na direção correta traz uma vantagem incomparável em termos de taxa de acerto.

Por outro lado, o Tape Reading trás consigo algumas desvantagens, o que é algo absolutamente normal.

Não há uma técnica perfeita e completamente à prova de erros.

A primeira barreira para quem decide operar nessa modalidade é a dificuldade em distinguir as nuances do mercado. Apesar de conceitualmente simples, é durante as operações, quando o investidor se depara com o Book de Ofertas e o T&S, que as dificuldades começam a se apresentar.

Horas e horas de tela...

O ritmo das operações é frenético e o olho não treinado sequer é capaz de dizer o que está acontecendo na tela à sua frente. Alcançar o ponto onde os eventos tornam-se claros e distinguíveis requer muitas horas de tela, dedicação, esforço e paciência.

Outra desvantagem é que as operações não surgem diante dos olhos como na análise técnica. Naquela, a informação é clara: basta que duas médias se cruzem na tela para saber o que fazer. No Tape Reading as conclusões são exclusivamente intelectuais e para atingir esse nível de expertise leva-se um bom tempo.

Finalmente, para aqueles que possuem um perfil mais voltado ao scalping trading, o Tape Reading pode levar o investidor a operar com bastante freqüência, significando custos mais elevados com corretagens e emolumentos.

Nesse caso, o investidor será forçado a contratar pacotes de corretagem para que os custos não levem embora todo o lucro das operações.

Há ainda um ponto que deve ser levado em consideração, e que pode fazer muita diferença principalmente para aqueles que fazem operações muito curtas.

Nesses casos a velocidade combinada do computador e de seus periféricos, da internet, da plataforma utilizada e do sistema utilizado pela corretora, tudo isso poderá trazer grande diferença nos resultados alcançados.

Portanto, um bom equipamento, uma internet veloz, uma plataforma profissional e bons pacotes de corretagem elevam o custo inicial do investidor que optar por esta modalidade.