Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Que tipo de plataforma devo usar para ler Fluxo de Ordens?

A primeira coisa que o investidor que pretende trabalhar com leitura de fluxo deve ter são as ferramentas de acesso ao fluxo de ordens e ao Book de Ofertas. Existem diversas plataformas gráficas que oferecem esse acesso e que, com mais ou menos sofisticação, trazem tudo o que é necessário para operar na modalidade Tape Reading.

As ferramentas básicas fundamentais para essa modalidade operacional são o Book (ou Livro) de Ofertas, e o Times and Sales (T&S), também conhecido pelo nome de Times and Trades.

O T&S mostra as agressões ao Book, ou seja, de uma forma bastante detalhada, ele mostrará a hora exata de cada operação, sua direção (compra ou venda), quantidade de lotes negociados e o nome do agressor.

O T&S é o registro de todas as negociações ocorridas ao longo do tempo.

Mostrar o nome do agressor é uma peculiaridade do mercado brasileiro, já que, em outros países, ele simplesmente não aparece.

Movimento e Fluxo do Mercado

A direção do movimento sempre causa certa confusão na mente das pessoas que ainda estão dando seus primeiros passos no Tape Reading, e isso ocorre porque toda negociação tem sua contraparte. Então, definiu-se que a direção é dada em função do efeito que uma negociação causa sobre o preço. Assim, se uma agressão faz o preço subir, a direção é de compra. E se faz o preço descer, é uma agressão de venda.

O Book de Ofertas mostra a disposição de compradores e vendedores no mercado. Nele, estão registradas as ofertas de compra e venda disponíveis para quem tiver interesse em negociar. Utilizando nosso exemplo inicial, no book, estão as pessoas que vão à feira de trocas montar suas barraquinhas, esperando compradores e vendedores.

No Book, as ofertas ficam posicionadas por nível de preço, geralmente divididas em duas colunas: ofertas de compra e ofertas de venda. Ele mostra ainda as quantidades de lotes apregoados e o nome ou código dos apregoados.

Vale ressaltar que as ofertas no Book não representam negócios, mas, sim, a disposição dos negociantes. Dessa forma, se não houver agressores, as ofertas ficarão ali paradas à espera de investidores dispostos a negociar. Enquanto isso não ocorre, o preço não anda.

Plataformas mais sofisticadas permitem ao usuário visualizar o Book de diversas formas, inclusive de modo gráfico.

Existem 3 níveis de traders: aqueles que logo desistem, aqueles que tentam mas perdem dinheiro e aqueles que conseguem ganhos consistentes. Mas qual o caminho para chegar no 3º nível? Nos dias 14 a 16 de outubro o Portal do Trader vai realizar a Maratona Operacional TNT, apresentando as estratégias práticas de grandes traders.

Teste seu aprendizado

Quais as principais ferramentas utilizadas no Tape Reading?

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS