Até mesmo traders com bastante tempo de mercado podem cair em perigosas armadilhas mentais. Vamos abordar dois pontos importantes para que você possa atingir um mindset apurado.

  1. Autossabotagem: não segure seu stop nem insista operando quando você já tiver batido seu limite de perda do dia. O estresse emocional pode fazer com que você deixe de agir racionalmente. Quando atingir uma perda desconfortável, saia do computador ao menos por um tempo e não continue operando compulsivamente.
  2. Eficiência: não confunda teimosia com perseverança. Você precisa ser eficiente para continuar buscando múltiplos caminhos até atingir sua meta. Não se apegue a conceitos rasos de disciplina, esforço e paciência se você não estiver sendo eficiente. Reorganize sua estratégia ao perceber que está cometendo os mesmos erros repetidas vezes.

Dica adicional: não se vingue.

Não é muito difícil cairmos nesse tipo de armadilha emocional – a vingança é também um mecanismo de autossabotagem. O processo de vingança é assim: você entra em uma operação e leva um stop.

Aquilo gera em você um sentimento de desconforto – um misto de raiva, frustração, tristeza e um sentimento de perda – você odeia a ideia de ter errado.

Além de provocar uma dor psicológica, sua ansiedade tentará obrigar você a tomar uma atitude qualquer para se livrar o quanto antes daquele desconforto.

Nesse momento, apressado, você relaxa a disciplina e entra em qualquer ponto, o que pode levá-lo a tomar mais um stop, o que poderá conduzir você rapidamente a perdas consideráveis.

Portanto, ao tomar um stop, fique um tempo sem operar, digamos uns 10 minutos, até recompor suas emoções.

Com isso em mente, é hora de partir para a próxima etapa e falar do seu ativo.