A escolha do melhor tempo gráfico ou do melhor conjunto de tempos gráficos é algo bastante pessoal. Ela varia de acordo com uma combinação entre estilo operacional, psicologia e resultados que se quer obter de acordo com a estratégia escolhida.

Operar em múltiplos time frames dá ao trader vantagens operacionais e precisão nas entradas e saídas. Uma vez que o mercado é fractal e caminha em zig-zag em todos os tempos gráficos, a análise concorrente de múltiplos time frames ajudará o trader a identificar os momentos em que houver a coincidência de movimento do preço em todos os tempos gráficos.

Colocado de outra forma, já que o preço se movimenta em zig-zags, entre apenas quando o preço virar de zig para zag (ou de zag para zig) em todos os tempos gráficos simultaneamente.

Isso fará você aproveitar melhor a tendência que acaba de se formar, além de diminuir consideravelmente o tamanho de seus stops.

Saber utilizar os diversos tempos gráficos a seu favor faz o trader ser capaz de extrair informações cada vez mais precisas a respeito do movimento dos preços.

Ele não deverá se limitar, obviamente, a um conjunto fixo de time frames. Antes, ele poderá se valer disso para trazer diversidade a seu trabalho, já que, conhecendo profundamente o comportamento dos preços nos diversos tempos gráficos, ele poderá operar também em prazos maiores como Swing e, até mesmo, Position Trading.

Você acabou de aprender um componente importante da análise técnica. Esperamos que continue seus estudos e que possa cada vez mais conhecer os elementos que compõem a atividade de trading.

Quanto mais conhecer, melhor estará capacitado a enfrentar todas as diferentes situações e comportamentos que o mercado apresentar.