Como você deve ter percebido durante as aulas, a técnica de leitura de fluxo confere precisão e potencial para se obter ótimos ganhos no mercado. Contudo, para que isso seja possível, é preciso que o trader desenvolva um mindset específico, um jeito diferente de olhar o mercado.

A melhor forma de compreender qual deve ser a postura ideal de um trader especializado em tape reading é tomando um exemplo da biologia.

O comensalismo é uma relação ecológica de interdependência entre duas espécies que se beneficiam mutuamente. Na fauna marinha, encontramos um peixe conhecido pelo nome de rêmora, que, dotado de uma ventosa, consegue fixar-se no corpo de um tubarão e, com ele, viajar longas distâncias e se alimentar das sobras dos alimentos consumidos por ele.

A rêmora não luta contra o tubarão. Ao contrário, ela utiliza seus movimentos e comportamentos para beneficiar-se e, assim, poder sobreviver.

Operar tape reading de uma forma lucrativa é mais ou menos comportar-se como uma rêmora, ou seja, aproveitar os movimentos dos grandes tubarões para obtenção de vantagens, lucros e sobrevivência.

Antes de se decidir por essa modalidade operacional, você deve ter em mente que os resultados poderão demorar a aparecer. Isso acontece porque o tempo de maturação no uso dessa técnica é mais longo do que em outras modalidades, como, por exemplo, a análise técnica. É importante que, depois de compreender o funcionamento da técnica, você se dedique à prática diante da tela do computador por muitos dias.

Portanto, certifique-se de que terá bastante tempo disponível para apenas observar o mercado antes de começar a operar.

Faça também uma autoanálise, tentando identificar se possui o perfil exigido para esse tipo de operação. Foco absoluto, atenção, altos níveis de estresse e operações em quantidade fazem parte do dia-a-dia de um trader que trabalha com Tape Reading. Além dessas características, atributos pessoais fundamentais para adquirir consistência são paciência, capacidade analítica, resiliência e determinação.

Finalmente, você não deve perder de vista que somente a técnica não garante o sucesso no trading. Este é formado por um conjunto de fatores trabalhando em sinergia. Além da técnica, há que se elaborar – e executar - seu trading plan, possuir um repertório de técnicas e táticas operacionais para cada situação que o mercado apresentar, além de um perfeito gerenciamento financeiro, que começa na situação financeira pessoal e vai até a gestão do capital de trading. Deve-se ter também gerenciamento de risco e planejamento de longo prazo.

A jornada é longa e trabalhosa, mas recompensará aquele que tiver determinação, disciplina e paciência.