Market Making: Descubra o que é essa estratégia como ela é aplicada e seus riscos
O que vamos discutir neste post?
- O que é Market Making?
- Como funciona o market making?
- Quem são os market makers?
- Qual é a importância dos market makers?
- Será que o market making é uma boa estratégia?
- Conclusão
O que é Market Making?
Market making nada mais é do que um serviço realizado por empresas credenciadas do mercado, que visa garantir a liquidez dos ativos na Bolsa de Valores.
As instituições financeiras que atuam nessa atividade são conhecidas como Market Makers.
Na prática, a atividade dos market makers consiste na constante negociação de todos os tipos de ativos do mercado, em preços predeterminados, para não apenas colocar ofertas de compras e vendas em diversos níveis do book de ofertas, mas também para mitigar o risco de manipulação.
Basicamente, o market maker atua como um garantidor de segurança e liquidez nas negociações para as duas partes - compradores e vendedores.
Antes de explicar como tal atividade funciona, é importante ressaltar que essa é uma prática 100% legalizada e regulada pela CVM, a Comissão de Valores Imobiliários e pela B3.
Todas as práticas estão dentro da lei e seguem estritas regras de conduta de modo a jamais prejudicar os investidores.
Aos compradores, esse serviço garante que haverá ofertas em diversos níveis do book, o que facilitará sua parte da negociação.
Já aos vendedores, ele garante a liquidez do ativo. Ou seja, que seu papel poderá ser transformado em dinheiro mais facilmente.
Vamos entender isso na prática com o seguinte exemplo:
Imagine-se como dono de uma carteira de investimentos bem diversificada e estruturada, baseada 100% em seu perfil de investidor.
Nessa carteira, digamos que você possui ações de diversos setores e empresas, sendo uma destas a Apple.
Certo dia, após optar por reformular seu portfólio, você decide que em breve venderá seus papéis da gigante da tecnologia.
Neste contexto, os chamados market makers garantirão que haverá liquidez no mercado para que você consiga se desfazer de tais ações.
Fique tranquilo, nos próximos tópicos iremos entender melhor como esse processo ocorre.
Na outra ponta - dos compradores - esse profissional atua garantindo que existirão ofertas para diversos níveis de preços. Isso torna o mercado mais ágil, eficiente e satisfatório para todos.
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Como funciona o market making?
Antes de tudo, é importantíssimo entender o contexto que levou à criação do market making.
Tal serviço foi criado em um época em que havia uma baixíssima liquidez dos ativos da Bolsa de Valores, o que por sua vez aumentava muito os spreads das negociações, além de desfavorecer todos os investidores, que não conseguiam negociar ativos nos preços que desejavam.
Tendo isso em vista, surge como solução a contratação de market makers por parte das empresas de capital aberto.
Estes, normalmente trabalhando para empresas com foco nesta atividade, seguem parâmetros rigorosamente definidos pela B3, tais como as quantidades de ofertas mínimas, spreads, e muito mais.
No próximo tópico iremos falar especificamente sobre como estes profissionais atuam no dia a dia, e como influenciam uma parte significativa do mercado à sua volta.
Quem são os market makers?
Vamos entender melhor quem são realmente os market makers, o que eles fazem na prática e como podemos ter certeza que, com suas operações, os investidores não podem sair prejudicados.
Resumidamente, os market makers são empresas credenciadas pela Bolsa de Valores, que possuem como objetivo providenciar liquidez ao mercado e podem ser contratadas por emissores de valores mobiliários.
Para atuar nesta função, elas devem ser devidamente reconhecidas pela B3, e seguir estritas regras de conduta, sendo constantemente fiscalizadas.
O que eles fazem?
Os market makers, basicamente, passam seu dia operando nas pontas comprada e vendida, atendendo às ordens dos investidores, e sendo remunerados por spread ou pelo seu próprio contratante.
Ou seja, eles atuam facilitando as negociações entre compradores e vendedores, e são remunerados por isso.
Um ponto muito importante é que, em hipótese alguma, um market maker pode prejudicar qualquer investidor, ou atuar em benefício próprio.
A B3 e a CVM estão muito atentas a essa atividade, e exigem uma conduta clara e transparente por parte dos profissionais. Nem se preocupe quanto a isso.
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Para traders e investidores, essa dinâmica tende a ser excelente. Muitas das vezes em que um operador compra ou vende determinado ativo, é muito provável que haja um market maker na outra ponta, garantindo liquidez e eficiência.
Qual é a importância dos market makers?
Para entender a importância dos market makers, vamos imaginar como poderia ser o mercado sem eles:
Imagine-se diante de uma operação de venda. Com a intenção de se desfazer de seu ativo, você vai ao mercado e, dentro da faixa de preço que está disposto a vender, oferta-o para possíveis compradores.
Nesta situação, você se depara com um problema. Aparentemente, ninguém está disposto a comprar seu ativo.
No primeiro instante você acredita que foi algum bug da plataforma, ou que algo está errado no sistema. Isso realmente não era algo que você esperava que acontecesse...
Mas a verdade é que não havia liquidez suficiente para você concluir sua negociação. Na ponta compradora, não havia ninguém disposto a pagar o preço que você selecionou.
É nessa situação que entram os market makers - os famosos “fazedores de mercado”. Como seu próprio nome indica, eles irão fazer o papel do mercado para que você consiga concluir sua operação.
Agora imagine essa situação em uma escala muito maior. Essa é a importância desse profissional para o mercado.
Será que o market making é uma boa estratégia?
Uma coisa é certa: para a empresa que atua como market maker, essa é definitivamente uma ótima estratégia. Seus ganhos vêm diretamente dos spreads das negociações.
Além disso, como já destacamos acima, a atuação dos market makers jamais irá prejudicar qualquer investidor.
Além disso, as regras da B3 tornam essas operações muito transparentes e, de certa forma, previsíveis. Os profissionais sabem exatamente o que fazer, até onde podem ir e como proporcionar a liquidez desejada ao mercado.
E olhando pela perspectiva dos investidores, também podemos afirmar com tranquilidade que o market making é uma excelente prática.
Isso se dá, principalmente, pelo fator que já discutimos bastante aqui no post: a liquidez.
Sempre que o investidor quiser comprar ou vender um ativo financeiro, ele sabe que haverá uma contraparte.
Riscos do market making
Os riscos embutidos nessa atividade são aqueles a que qualquer empresa está sujeita, e agora vamos entender o porquê.
Antes de qualquer operação, os market makers já sabem exatamente o que fazer, e possuem a tecnologia necessária para realizar sua função rapidamente.
Por isso, essas empresas estão expostas diretamente ao risco do mercado.
Quando todos os investidores querem vender um ativo, o market maker, necessariamente, estará do lado comprador.
E como já sabemos, quando muitos investidores buscam se desfazer de um ativo simultaneamente, isto poderá ser reflexo de notícias ou fundamentos.
Digamos, hipoteticamente, que a notícia da descoberta de uma nova e revolucionária tecnologia por parte de uma concorrente faz as ações da Weg sofrerem uma enorme queda.
Nesse contexto, os formadores de mercado, obrigatoriamente, estão comprando estes ativos. Supondo que essa notícia realmente abalasse a estrutura da Weg, o risco estaria todo nas mãos dos market makers.
Entretanto, em casos extremos, essas empresas podem chegar a um acordo com a B3 e negociar suas obrigações, visando a manutenção desse serviço tão essencial aos investidores.
Tendo tudo isso em vista, podemos dizer que os riscos dessa atividade não são muito preocupantes, desde que a empresa que presta tal serviço seja composta por profissionais competentes e bem treinados.
Conclusão
Neste post, discutimos não apenas o que é market making, mas também como ele funciona, quem são os profissionais que prestam esse serviço, como eles são remunerados e todas as vantagens que esta prática traz ao mercado como um todo.
É muito importante que você saiba quem são os responsáveis pela garantia da liquidez do mercado e de seus ativos, para que possa operar com mais segurança e tranquilidade.
Esse conhecimento é importantíssimo para todos os tipos de traders, e consequentemente para a formulação de suas estratégias de trading.
Conhecer o mercado é a melhor forma de obter sucesso nele.
E para conhecê-lo, você deve estar em contato constante com grandes nomes do mercado, que têm muito a te ensinar.
É por esse motivo que nós, os professores do Portal do Trader, queremos te acompanhar na sua jornada de aprendizagem.
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Espero que todo esse conteúdo tenha sido útil para você. Nos vemos no próximo post!