Trailing Stop: Entenda como usar e proteger seus lucros

O que vamos discutir neste post?

O que é um trailing stop?

O trailing stop é um mecanismo de gestão de riscos

Um trailing stop nada mais é do que uma ordem, definida previamente pelo trader, que o auxilia a proteger os lucros de sua operação.

De forma resumida, ele nada mais é do que um stop que acompanha o aumento e a queda nos preços dos ativos em que você está operando - de forma dinâmica.

Essa ferramenta funciona da seguinte forma:

Antes de começar a operar, você define a qual distância o stop ficará monitorando a sua operação. A partir daí, se seu ativo se valorizar, ele manterá essa distância, crescendo e acompanhando o preço do ativo.

Se ele desvalorizar, ao atingir o valor definido para o stop, a operação será imediatamente encerrada, e você poderá garantir seus lucros.

Mas você pode estar se perguntando:

“Por que preciso de uma ferramenta para isso? Não posso eu mesmo ir acompanhando minha operação e encerrá-la quando achar melhor?”

Bom, a verdade é que você pode sim. Mas imagine que você tem várias operações acontecendo simultaneamente? Nessas horas, uma ferramenta como o trailing stop pode ser um salvador de vidas - ou melhor, de lucros.

  • Quer aprender a operar na Bolsa de Valores com os melhores traders do mercado financeiro? Junte-se a milhares de alunos e faça parte do Plano TNT, o melhor treinamento para traders do Brasil!

Como usar trailing stop?

Ao definir um stop loss dinâmico, você sempre terá duas opções:

  • Colocar o stop a uma distância numérica do topo (ex: 30 pips)
  • Colocar o stop a uma distância percentual do tipo (ex: 20% abaixo)

Sendo assim, vamos entender como utilizá-lo em ordens de compra e de venda:

Ordem de compra

Numa ordem de compra, a primeira coisa a se fazer é definir o stop.

Vamos supor que, ao abrir uma ordem a 1,11800, decido definir meu stop a 40 pips. Nesse caso, ele estará localizado a 1,11400.

Se o ativo se desvalorizar logo de cara, a operação será encerrada quando chegar a 1,11400. Nesse caso, terei um prejuízo (controlado) de 40 pips.

Entretanto, se o ativo se valorizar até, digamos, 1,11900, o stop acompanhará essa valorização, e estará agora localizado a 1,11500 (sempre 40 pips abaixo).

Se, após atingir este pico, ele se desvalorizar e atingir 1,11500, a operação será encerrada, e você terá garantido 10 pips de lucro - afinal, você abriu a ordem a 1,11800.

Ordem de venda

Numa ordem de venda, as coisas funcionam de forma muito semelhante, só que ao contrário.

Se abro uma ordem a 1,11800 e defino um stop de 40 pips, ele estará localizado a 1,12100. Nesse caso, o stop dinâmico irá acompanhar o preço sempre que ele se mover em nosso favor.

Porém, se o ativo se valorizar, o stop será ativado quando atingir seu limite.

Vantagens do Trailing Stop

Quais são as vantagens de se utilizar esse mecanismo?

Garante lucros

O Trailing Stop nada mais é do que um mecanismo de gestão de riscos. Sendo assim, ele resolve aquilo que é mais frustrante para um trader: ele garante o lucro de suas operações.

Falo por experiência própria: não há nada mais traumático do que sofrer uma “virada” em uma operação que aparentava ser tranquila.

Reduz riscos

Já que garante lucros, o stop dinâmico também reduz os riscos das suas operações.

Afinal, a dinamicidade desse tipo de stop faz com que ele acompanhe o desenvolvimento da sua operação, assim evitando aqueles stops cheios do início da operação.

Dinamismo

O mercado é dinâmico, e é por esse motivo que um stop dinâmico é tão útil e importante.

E com dinamismo, eu digo o seguinte: esse stop é capaz de acompanhar o desenvolvimento da sua operação. Se ela for positiva, ele garante seu lucro. Se for negativa, minimize os seus riscos e perdas.

Maior economia de tempo

Chega de perder tempo pensando se deve ou não sair de uma operação. O stop dinâmico te obriga a seguir a regra que você determinou antes de iniciar a operação.

Isso é excelente para traders ansiosos e inseguros, que tendem a analisar múltiplas vezes os cenários para decidir o que fazer - sem a menor necessidade.

Trailing Stop vs Stop Gain: quais as diferenças?

Quais as diferenças entre trailing stop e stop gain?

O Stop Gain, de forma geral, é um parâmetro em que você estabelece um objetivo para a sua operação - ou seja, uma saída.

E é aí que está a principal diferença entre o stop loss dinâmico e o stop gain.

Enquanto o primeiro apenas acompanha a operação e busca reduzir riscos e garantir lucros, o segundo é um parâmetro que define o objetivo final da operação.

Diferenças entre Trailing Stop e Stop Loss

No caso do stop dinâmico com o stop loss, a principal diferença está na função de cada um.

Enquanto o stop loss - como diz seu próprio nome - sempre é um parâmetro de gestão de prejuízo (ou seja, apenas busca reduzir suas perdas), o trailing stop pode também ser utilizado em situações de lucro.

Estratégia de Forex com Trailing Stop

Essa ferramenta pode muito bem ser utilizada em uma leitura de candles ou com o auxílio de médias móveis.

No caso de uma sequência de candles direcionais, por exemplo, você pode adotar a mínima do candle anterior como parâmetro para o stop dinâmico - principalmente se você tiver um timeframe mais curto.

Stop Loss Dinâmico com Indicador ATR

ATR (Average True Range) é um indicador que calcula a média entre os máximos e mínimos dos últimos candles para te ajudar a entender a oscilação média de um ativo. Particularmente, uso muito isso para o período diário do dólar.

Dessa forma, se sei que o dólar costuma variar, em média, 90 pontos, não faz sentido colocar um stop dinâmico a uma distância maior do que essa.

E o melhor: muitos gráficos fazem esse cálculo automaticamente.

Quais plataformas têm trailing stop?

Diversas plataformas oferecem o trailing stop como ferramenta, mas, de longe, a Profit é a melhor e mais completa opção.

E o melhor: alunos TNT têm direito a 2 meses gratuitos no Profit Training, a versão de simulação do Profit. Se você ainda não é aluno do mais completo treinamento para traders do Brasil, está perdendo muita coisa…

Conclusão

O stop dinâmico é uma excelente ferramenta de gestão de risco, e cabe praticamente em qualquer tipo de operação - seja ela de scalping ou até mesmo de longo prazo.

O segredo está em saber aplicar e ajustar a técnica ao ativo e modalidade da sua operação.

Mas, para isso, é preciso conhecimento técnico. E o melhor lugar para adquiri-lo é no Plano TNT, o maior e mais completo treinamento para traders do Brasil.

É lá que você, acompanhado por professores renomados e com experiência no campo de batalha, irá aprender o que realmente é necessário para se tornar um trader de sucesso.

E o melhor: você tem 30 dias de garantia incondicional para testar o produto. Não tem desculpas.

Assine já o Plano TNT e junte-se a milhares de traders que se comprometeram com suas carreiras no mercado!

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até a próxima!