O que você quer aprender?

Ir

PolkaDot: o que é, cotação e como minerar

PolkaDot é uma plataforma que tem como objetivo a comunicação entre diferentes blockchains - resolvendo um dos maiores problemas do universo de criptomoedas. Neste post, você vai entender como ela funciona, suas vantagens e se esse é um investimento que vale a pena.

Criptomoedas Set 23, 2022

O que vamos discutir neste post?

O que é Polkadot (DOT)

DOT: do que se trata?

Plataforma

A PolkaDot é uma plataforma que possui como principal objetivo estabelecer uma comunicação entre diferentes blockchains, assim sendo uma solução de camada zero.

Apesar de parecer algo simples, essa tarefa é extremamente difícil e necessária. Hoje em dia, a falta de capacidade de comunicação entre blockchains impede muitos avanços nessa área, e muitas vezes dificulta a vida do usuário.

Para entender como ela funciona, podemos utilizar como analogia um condomínio:

A Polka, neste cenário, seria a gestora do condomínio.

Ela é responsável pela gestão das pessoas, da acessibilidade, da segurança, e muito mais.

Assim, os moradores deste condomínio seriam as outras criptomoedas que desejam “se hospedar” neste lugar, em que tudo é de responsabilidade da gestora.

Dessa forma, outras moedas conseguem entrar nesse ambiente open-source e desenvolver todos seus projetos.

E é aí que mora a vantagem dessa plataforma:

Já que cada blockchain possui seu próprio protocolo, dificilmente elas conseguem conversar entre si. A Polka surge como uma possível solução para esse problema.

Até o final de 2021, a plataforma já possuía mais de U$ 30 bilhões em capitalização de mercado.

  • Quer aprender a operar no mercado de criptomoedas mas não sabe por onde começar? Acesse já o Curso Gratuito de Criptomoedas do Portal do Trader e dê seus primeiros passos!

Criptomoeda

A plataforma possui uma criptomoeda específica: a DOT.

Para que qualquer blockchain consiga funcionar dentro da plataforma, é necessário que o pagamento das taxas seja feito em DOT’s.

Recentemente, a moeda passou por um processo de inflação, em que a quantidade de DOT’s em circulação atingiu a marca de 1 bilhão, aumentando muito sua capitalização de mercado.

Como surgiu a Polkadot?

O co-fundador da Ethereum foi um dos responsáveis pela criação da DOT

A plataforma surgiu das mãos de uma das maiores figuras do universo de criptomoedas: Gavin Wood.

Trata-se nada mais, nada menos, de um dos co-fundadores da Ethereum, uma das maiores criptomoedas do mercado.

Por estar tão imerso no mercado, Wood sabia exatamente quais eram suas principais lacunas - e o que era necessário para preenchê-las.

A Polkadot foi fundada oficialmente em 2020, após aportes de mais de U$ 147 milhões por parte de investidores interessados.

Parachains: entenda como funciona a Polkadot

O que são essas tais de Parachains?

Como você viu alguns tópicos acima, essa plataforma permite que outras blockchains se comuniquem entre si, e que outros sistemas paralelos sejam criados em seu ambiente.

Essas blockchains paralelas são chamadas de Parachains.

E o mais interessante sobre esses sistemas é: eles podem ser construídos por absolutamente qualquer um, seja você uma grande corporação ou apenas um indivíduo.

Existe uma estrutura responsável pela criação das Parachains, a Substrate. Após o processo de criação, ela já goza imediatamente do privilégio de interoperabilidade da plataforma.

Nesse caso, a Polka faz o mesmo trabalho que a gestora de condomínios que comentamos alguns tópicos acima. Ela é responsável pela segurança, infraestrutura, e muito mais.

Principais vantagens da DOT

Solução de camada zero

A DOT apresenta uma solução inovadora para muitas empresas e organizações que se utilizam do ambiente blockchain.

Em busca de permitir a comunicação entre diversas redes diferentes, a DOT acaba atuando como uma criptomoeda de camada zero, assim se diferenciando de suas concorrentes.

Possui camada de teste

A camada de testes da DOT, a Kusama, permite que diversas testagens e experimentos sejam feitos em seu ambiente, e só depois “oficializados”.

Em um contexto geral, as blockchains possuem Camadas Canárias (blockchains de testes), que são utilizadas para testar novas infraestruturas.

Já na DOT existe a rede secundária Kusama, que basicamente recebe os mesmos projetos, que são testados de forma mais ativa, e apenas após isto são levados para a rede da Polkadot.

Minerar Polkadot é possível? Entenda

É possível minerar DOT?

Na verdade, não é possível minerar DOT.

Como você descobriu alguns tópicos atrás, a DOT possui hoje cerca de 1 bilhão de tokens em circulação, visto que passou por um processo voluntário de inflação em 2020.

Dessa forma, a plataforma não foi pensada para que investidores pudessem minerar criptomoedas, pois preferem ter o controle dessa distribuição.

Como comprar Polkadots com segurança?

Corretora

Hoje em dia, todas as grandes corretoras permitem a compra e venda de DOTS com segurança em suas plataformas.

O processo é muito simples: basta criar sua conta em uma corretora, escolher a criptomoeda que deseja comprar e efetuar a transação!

Muito simples e rápido.

Existem diversas corretoras para você escolher. Atualmente, as principais são:

P2P (peer-to-peer)

Peer-to-peer nada mais é do que a compra e venda de criptomoedas diretamente entre dois usuários, sem uma corretora no meio do caminho.

Essa transação, ao mesmo tempo em que pode ser mais eficiente e barata, também pode ser mais perigosa.

A partir do momento em que não há uma instituição financeira intermediando as negociações, não há garantia de que as transações serão realizadas, e se não existe um golpista do outro lado do computador…

Tokens

Apesar de não ser possível minerar DOT’s, é possível participar dos processos de staking.

Dessa forma, o usuário pode ser recompensado por participar de processos de validação de transações e afins.

Afinal, vale a pena investir em Polkadot?

A verdade é que, hoje em dia, a Polkadot está longe do seu auge, que ocorreu há um tempo atrás.

Entretanto, isso não significa que a moeda não pode ser um bom investimento.

Eu, particularmente, sou um entusiasta da DOT, e acredito muito no seu potencial.

Ela oferece soluções para um problema importante em um ambiente muito promissor, e isso pode fazer com que ela ganhe ainda mais destaque nos próximos anos, conforme evolua seu produto.

Ademais, a figura de seu fundador é uma das maiores vantagens competitivas da criptomoeda. O Gavin Wood é um investidor e empreendedor que conhece muito o mercado de criptomoedas e blockchains - além de possuir uma carreira irretocável.

Visando o longo prazo, diria que vale a pena o investimento.

Mas é importante saber que não se trata de um negócio consolidado, então não coloco a mão no fogo pela DOT - e recomendo que ninguém faça o mesmo.

Conclusão

A Polkadot é uma das criptomoedas e plataformas mais interessantes do mercado de cripto ativos, e oferece soluções interessantíssimas para esse ambiente.

Dessa forma, é uma moeda que ganhou muito espaço nos últimos anos, e tem potencial pra crescer ainda mais num futuro próximo.

Quer entender como investir com segurança e da maneira correta no mercado de criptomoedas? Acesse já o Curso Gratuito de Criptomoedas do Portal do Trader!

Eu mesmo serei seu professor, e te ajudarei a começar a operar seu dinheiro da forma correta, sem pular etapas.

Espero que tenha te ajudado com esse conteúdo. Até o próximo post!

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Gabriel Bueno Fioravante Notário

MBA Global Broker IBMEC e entusiasta do ambiente de cripto-ativos desde 2016. Foi Analista da Nelogica e hoje é criador da @des.crypto, instagram focado em descomplicar informações sobre criptomoedas.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.