O que você quer aprender?

Ir

Fórmula Mágica: O melhor SETUP de todos os tempos

Análise Técnica Jan 26, 2021

Se você leu alguns textos que escrevi antes deste, certamente captou a importância que dou para a disciplina, mas acho importante reforçar outros pontos:

A disciplina é essencial, mas constitui apenas uma parte dos requisitos para o sucesso no trading.

Aliás, não apenas no trading, como em qualquer aspecto da vida. Além da disciplina, é preciso ser persistente para que essa disciplina dure a vida inteira, e não apenas algumas semanas. Acredite, tornar-se exímio requer tempo, dedicação e esforço contínuo.

Por isso, hoje vou enfatizar o processo de formação de um profissional capaz de superar turbulências e mostrar que apenas uma técnica não não é o suficiente para se manter vencedor no longo prazo.

Quando eu era criança, o país inteiro torcia nas manhãs de domingo por um brasileiro que, até hoje, é considerado um dos maiores ídolos nacionais: Ayrton Senna. Mas o que pouca gente se dá conta é que o talento deste incrível piloto foi minuciosamente construído, com base em disciplina e persistência. Ele ganhou seu primeiro kart aos 4 anos de idade, feito pelo próprio pai a partir de um motor de cortador de grama. Aos 13 anos começou a competir oficialmente e, desde então, passou por vários campeonatos, sempre progredindo.

Quando chegou à Fórmula 1, Senna já tinha aproximadamente 2 décadas de prática intensa. Percebe? A trajetória brilhante na Fórmula 1 foi apenas uma consequência de um árduo e longo trabalho prévio. Mas muita gente ainda enxerga o talento como um dom divino, um privilégio para poucos, e usa isto como desculpa para a própria falta de iniciativa. Uma pena!

Nosso povo é preguiçoso e está sempre buscando um atalho (ou uma desculpa). O “jeitinho brasileiro”, cravado em nossa cultura, nada mais é do que a alta criatividade a serviço da preguiça. O povo é preguiçoso até para sonhar – almeja ganhar na mega sena em vez de pensar em construir um negócio rentável com o próprio suor. E quando este típico cidadão chega na bolsa de valores, ele quer logo saber do esquema, do macete para ganhar muito arriscando pouco. Resumindo: ele quer a fórmula mágica. Mas quer saber o que é mais curioso disso tudo?

Muitos traders ficaram milionários com uma fórmula mágica.

E não estou me referindo a nenhum negócio ilícito – pasme! Quem tem um mínimo de proximidade com quem atuou no pregão viva voz, sabe que as antigas rodas de negociação eram cheias de “esquemas”. Porém, este não é o caso da técnica (na verdade, um conceito) que vou revelar ao longo deste texto. Nas próximas linhas você vai aprender um padrão que, apesar de extremamente simples, enriqueceu muitos traders.

Há duas décadas atrás, quando computadores ainda eram itens de luxo no Brasil, centenas de operadores se acotovelavam nas rodas de negociações. A maioria da população não entendia nada quando aquele bando de malucos aparecia no Jornal Nacional gesticulando e gritando freneticamente. A verdade é que bolsa de valores era para poucos naquela época. Para se negociar no pregão viva voz era necessário ter uma permissão (o crachá, como se dizia), que custava caro até mesmo para alugar (sim, eles alugavam!). O registro dos negócios era manual e o processo era extremamente ineficiente. Isto se traduzia como uma excelente oportunidade para muitos operadores da época.

Havia um delay gigantesco tanto entre o mercado brasileiro e internacional. Mesmo entre os ativos correlacionados aqui haviam discrepâncias de preço que demoravam para ser corrigidas. Um exemplo foi quando surgiram os minicontratos financeiros (índice Bovespa e dólar); outro exemplo foi quando alguns mercados eletrônicos funcionavam simultaneamente com os tradicionais do viva voz. Estas “brechas” são chamadas de ineficiências de mercado e as operações em cima destas distorções são chamadas de arbitragem.

Esta é a tão sonhada fórmula mágica!

Não é preciso ser muito técnico nem um gênio do mercado para ganhar dinheiro com isso. Porém, um tempo depois, a internet ganhou o mundo e com ela os sistemas ficaram mais eficientes e mais acessíveis (inclusive do ponto de vista de custo). A chegada dos robôs e algoritmos na década de 2000 cobriu a maioria destas brechas, acabando com a mamata, e o golpe de misericórdia veio em meados de 2009, com o fim do pregão viva voz.

Nesta época eu era analista na maior corretora de traders independentes do Brasil e testemunhei de perto a extinção dos antigos “scalpers”, como eram chamados. Poucos estavam realmente preparados para enfrentar um fato inevitável: O mercado muda e o que funciona hoje pode não funcionar amanhã, aliás, pode não voltar a funcionar nunca mais. É preciso estar preparado para enfrentar imprevistos.

Voltando alguns anos... em 24 de março de 1991 lá estava Aytron Senna, largando na pole-position no Autódromo de Interlagos. A disputa pela liderança era acirrada, mas o piloto brasileiro ia muito bem... até que um problema no câmbio o fez perder a quarta marcha. A situação piorou. Faltando 7 voltas para o final da corrida apenas a sexta marcha funcionava e Senna teve que segurar a alavanca do câmbio com a mão direita, na sexta marcha, enquanto pilotava com a mão esquerda.

Como se não bastasse tanto “azar”, faltando duas voltas para o final, começou a chover. Mesmo assim, ele venceu (sua primeira vitória no Brasil)! Neste dia, a nação brasileira presenciou um dos maiores atos de fé, dor e determinação da história de um homem disciplinado e persistente.

Isto é o que diferencia uma pessoa exímia das demais.

Poucas pessoas se dão o trabalho de estudar, praticar e entender um mesmo problema sob diferentes ângulos. Poucos buscam se especializar. Por isso, são poucos os que realmente conseguem se adaptar a mudanças bruscas de cenário.

A maioria quer aprender um único caminho, sem se preocupar com as prováveis mudanças. Isto explica porque não restaram muitos traders do pregão viva voz no mercado de hoje. Porém, apesar de parecer óbvio a esta altura, estas pessoas não fracassaram simplesmente por serem tolas. Muitos não se dão conta do que está acontecendo.

Você já se deparou com um mercado insano, que te deixou perdido?

Eu já e não tenho vergonha nenhuma de assumir isso. Como qualquer ser humano em busca de aperfeiçoamento, tomei alguns tombos. Mas felizmente encontrei pessoas que me apontaram os caminhos e me ajudaram a adquirir um mindset de trader. Hoje sei que não existe mercado bom ou ruim, pois tudo depende das nossas habilidades como trader.

Sempre fiz questão de repassar o que aprendi, por isso, recomendo ler dois artigos postados recentemente: um sobre Repertório de Técnicas e outro sobre DNA Operacional. Após estes dois textos, acredito que você não fará mais perguntas (ingênuas) como:

Qual é a melhor técnica de todas? Como posso copiar as estratégias de um trader vencedor?

Para finalizar, fica o meu convite para dialogarmos abaixo sobre as suas dúvidas e anseios. Não tenha vergonha de expor o que pensa e o que gostaria de saber. Sua iniciativa e atitude é o que farão diferença no seu aprendizado.

Imagem do autor - Eduardo Becker

quero aprender agora

Categorias

Caio Sasaki

Especialista em Fluxo e Tape Reading e uma das maiores referências do mundo trader no Brasil.

Espero que você aprenda com esse artigo.

Aumente em até 10x suas chances no day trade

QUERO COMEÇAR O TNT 2.0

Por que milhares de traders frequentam o Portal diariamente?

Especialistas e Traders Profissionais reconhecidos no mercado e com mais de 10 anos de experiência. Esse é o time que elabora nosso conteúdo.

Plataforma de E-learning EAD completa com centenas de vídeos gratuitos, artigos, perguntas de fixação e discussão.

Comunidade de Traders e Investidores que enfrenta os mesmos desafios que você e está sempre disponível para ajudar todos os dias.

Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, Fundamentalista e mais. Acreditamos na diversidade de técnicas para cada aluno encontrar o seu caminho.

Day Trade, Swing Trade, Position e Alocação de Carteiras. Aprenda técnicas para operar cada modalidade de acordo com seus objetivos.

Dólar, Índice, Ações, Opções, Forex e até Bitcoin. Nosso conteúdo educacional engloba todos os principais ativos do mercado.

Comece seus cursos gratuitos


Quais são as vantagens em fazer parte do Portal do Trader?

  • Aumente suas chances de sucesso na Bolsa de Valores com nossa metodologia proprietária.
  • Fuja das armadilhas e não perca dinheiro com erros básicos no mercado. Nossa proposta é séria, sem promessas milagrosas.
  • Aprenda as melhores estratégias utilizadas por investidores e traders profissionais através de um sistema educacional completo.
  • Converse com outros traders e investidores em todos os nossos canais.
  • Aulas, Transmissões, Notícias e Calendário Econônico Ao Vivo todos os dias.