Backtest consiste em você escolher uma estratégia e testá-la em eventos passados.

É uma estratégia excelente para testar suas teses e hipóteses sobre o mercado.

Se o mercado segue um certo padrão, e você possui em mãos uma determinada estratégia que performou bem em eventos passados, é natural que você pense que ela deve performar bem no futuro.

Entretanto, muito cuidado com esse pensamento.

A premissa número 1 da Bolsa de Valores é: ganhos passados não são garantias de ganhos futuros.

Apesar disso, não é uma lógica completamente sem sentido. Se performou bem antes, há uma probabilidade maior de que funcione no futuro.

Uma boa maneira de descobrir o quão elástica uma estratégia é em relação ao mercado é realizar um backtest pegando um determinado ano como parâmetro, e testar determinada tática em anos anteriores e, com um modelo pronto, nos próximos anos.

Como você deve ter percebido, o backtest é um estudo que envolve muito estudo estatístico e muita programação, incluindo diversos elementos de machine learning.

Mas o segredo para um bom backtest é uma boa base de dados. Por esse motivo, é muito comum que um trader verdadeiramente dedicado contrate uma base de dados de uma plataforma especializada.

Com uma base em mãos, o trabalho do trader é testar diversos ativos, indicadores, estratégias, e muito mais.

Na prática, é como uma escultura. Você precisará modelar sua estratégia de acordo com diversos parâmetros e indicadores.

E a qualidade do seu robô dependerá da qualidade de um bom backtest. E não se engane, se quiser fazer um excelente backtest, precisará de recursos de programação raiz - sentado na cadeira e escrevendo códigos sem parar.

Se você não sabe nada de programação, ainda existem algumas soluções.

Se você tem uma estratégia na cabeça, pode simplesmente contratar alguém para rodar um backtest de acordo com as suas ideias. Ou também pode utilizar algumas plataformas mais simples, que vem com muitos parâmetros já pré-prontos.


Os especialistas do Portal do Trader desenvolveram a solução completa para a nova geração de traders, capaz de aumentar em 10x as suas chances de sucesso no trading, em muito menos tempo. Ative hoje o seu TNT 2.0

Avaliações da aula:
4,8 (153)
assista o vídeo até o fim para avaliar

Publicação: 07/08/2022 22:30
Atualização: 10/08/2022 18:48