Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Desafio 4 - Métricas de Performance para o Trading

Sabe o que define um trader consistente? Resultados. Não importa que técnicas você usa, o que você opera, ou como você opera. O trader consistente é aquele que gera resultados recorrentes e controla o seu risco. Por isso, neste desafio, você vai aprender a parametrizar, medir e avaliar seus resultados, ainda que eles não sejam bons neste momento. Tudo o que você precisa é de um método para medir seu desempenho e apontar onde você está acertando e errando.

O trading é uma atividade que envolve um processo investigativo e cíclico, com diversas etapas: hipótese, protótipo, teste, coleta de dados, análise de dados e conclusão. Por isso, elaboramos 3 tarefas práticas que vão te conduzir através desse processo. Vamos lá?

  1. Monte a sua planilha - você tem duas ferramentas básicas e acessíveis para cumprir essa tarefa (Microsoft Excel ou Google Sheets), e não é necessário um conhecimento aprofundado em programação e fórmulas para fazer o uso que vamos propor aqui. Então, o que anotar nessa planilha? Crie colunas para você anotar dados como preços de entrada/saída, horários, operação de compra/venda, gain/loss, tática utilizada etc. Anote tudo que achar necessário.

  2. Colete seus dados - após cada dia de operação, registre sua atividade nessa planilha. É provável que nos primeiros registros você faça ajustes, acrescentando ou eliminando colunas de informação. Esta jornada é importante para que você conheça melhor os parâmetros que vai passar a acompanhar.

  3. Analise os resultados - quando você já acumular algumas centenas de operações, terá uma bela base de dados para analisar o seu próprio desempenho. Aqui vão algumas sugestões do que você pode extrair desses dados: taxa de acerto, duração média dos trades vencedores e perdedores, resultados financeiros médios dos trades vencedores e perdedores, horário com maior/menor taxa de acerto etc. Você também pode responder perguntas como: eu acerto mais compras ou vendas? Qual ativo me dá melhores retornos? Que técnicas ou padrões me retornam melhores resultados?

Com algumas dessas conclusões em mãos você poderá trabalhar em cima de soluções mais específicas, sem necessariamente precisar mexer nas estratégias que estiverem dando certo. É importante ressaltar que o próprio processo de trabalho com as suas métricas será aperfeiçoado com o tempo, portanto, não deixe de praticar esse método, especialmente enquanto estiver em processo de desenvolvimento. Essa metodologia pode se aliar muito bem ao seu diário de trading, onde você pode observar e anotar outros pontos, mais subjetivos, como seu estado emocional, motivação disciplina etc.

Espero que você entenda que tudo isso é apenas o início da sua jornada no mercado, apenas a ponta de um iceberg, e que ainda tem muito mais coisas para você explorar e descobrir. Conte com a gente nessa trajetória!

O próximo passo da sua jornada como trader pode fazer toda a diferença. Conheça o mais completo programa de formação de traders do Brasil, que já revolucionou o operacional de milhares de alunos: Programa TNT - Trader Nível Três.

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS