Como o Overtrading pode te ajudar?
A prática leva à perfeição. Um músico profissional cumpre centenas de horas de estudo e prática até ingressar numa orquestra e quanto mais intensa é essa jornada, mais rápida é a evolução. A mesma lógica se aplica a um piloto de avião, um pesquisador acadêmico, concurseiros, atletas e muitas outras atividades e profissões. Parece óbvio (e é!), então, por quê não aplicamos essa lógica no trading?
É fato que, assim como ninguém aprende a andar de bicicleta apenas observando, ninguém aprende a operar sem colocar seus conhecimentos em prática. É preciso se confrontar para consolidar o aprendizado útil e eliminar tudo o que não tem eficiência. E se engana quem pensa que é possível criar uma lista de atributos que sirva para todos, pois somos diferentes, com percepções, preferências e talentos diferentes. Portanto, o que funciona para um, pode não funcionar para outro, e só descobrimos essas características pessoais quando colocamos a mão na massa. Por isso, vamos às orientações dessa aula:
- Opere demais - para ser mais claro, faça 50 day trades por dia (pode ser no simulador). Não importa se você ainda não tem base técnica para isso, simplesmente faça, e eu te garanto que o processo por si só vai te ajudar a desenvolver parte das habilidades que você precisa. Talvez você já tenha escutado que operações excessivas podem ser nocivas, pois elevam os custos e podem estressar o operador, afetando seus resultados. É verdade, contudo, isso só vale para um trader já formado. Tenho certeza que, para iniciantes, a prática intensa acelera os resultados.
- Varie seu timeframe - Experimente fazer essas operações usando gráficos de 15, 5 e até 1 minuto. Isso te dá uma noção do comportamento do mercado em “ritmos” diferentes e facilita na hora de identificar se a sua operação está dentro de uma tendência maior ou faz parte de uma correção, apenas. Além disso, essa experiência vai te ajudar a encontrar timeframes em que você se sinta mais confortável para trabalhar.
- Teste ativos diferentes - nenhuma opinião ou mesmo referência vai substituir a sua própria experiência. Por isso, mesmo que você simpatize mais com um certo ativo, faça o esforço de testar outras coisas. Existe uma boa chance de você se surpreender.
Tenha em mente que todo esse trabalho visa reforçar o seu alicerce operacional. Queremos que você faça essas experimentações antes de simplesmente sair operando com todo o dinheiro que reservou para a atividade. Todos têm urgência para obter resultados práticos, mas aqui a habilidade prática vem antes dos resultados, portanto, não deixe de errar e testar tudo que der vontade. Essa é a hora!
Mergulhe nesses desafios e nos vemos na próxima aula.