Day Trade: o jeito pouco conhecido de identificar uma entrada e conseguir resultados
Quando falamos em como fazer Day Trade, pelo menos para quem entende um pouco do assunto, imediatamente vem à mente técnicas como Price Action, Análise Técnica e Tape Reading. Todo operador de curto prazo costuma usar pelo menos uma dessas técnicas ou até mesmo todas elas combinadas.
Mas será que existe alguma outra forma de um day trader identificar boas entradas em operações dentro do dia?
Sim, existe um gatilho muito poderoso usado pelas maiores instituições que lidam com gestão financeira no mundo inteiro, mas que ingenuamente é ignorado por boa parte dos traders de varejo.
Estou falando dos eventos macroeconômicos, como dados de emprego, inflação, atividade econômica e até discursos de autoridades do governo.
De fato, algumas pessoas até procuram entender como elas podem tirar proveito dos eventos que movimentam o mercado, mas na maioria das vezes acabam trocando os pés pelas mãos, então, preste atenção, pois chegou a hora de aprender a usar isso do jeito certo.
O que boa parte dos traders pessoa física procura fazer em relação à divulgação de dados e que na maioria das vezes resulta numa tragédia em termos de resultados é: ler, interpretar e reagir rapidamente diante da informação recém publicada.
Embora pareça fazer muito sentido, isso costuma ser pouco efetivo e não é raro a operação acontecer tardia e entrar num contra fluxo do mercado.
Mas qual a razão dessa estratégia não funcionar no day trade?
Dados macro são de fato muito importantes, pois eles dão uma diretriz econômica que influencia decisões de grandes empresas listadas em bolsa, fundos e até mesmo Bancos Centrais. Por isso, os grandes players financeiros costumam ter uma grande equipe especializada para analisar esses dados e tomar decisões mais técnicas e precisas.
Essas equipes de análise fazem uso de ferramentas profissionais de notícias, elaboram projeções e têm modelos para medir o impacto nos preços dos ativos, além de muito networking com outras instituições, tudo isso para tomar boas decisões. E as vantagens deles não param por aí.
Você não tem chance de disputar dinheiro contra os tubarões do mercado.
Após simular simular diversos cenários e traçar soluções precisas para cada um deles, os grandes fundos e gestores fazem uso de robôs para reagir instantaneamente quando um novo dado macro é publicado, sendo assim obviamente muito mais ágeis que os operadores autônomos.
O que o pequeno investidor pode fazer para aproveitar os movimentos provocados pelos dados macroeconômicos?
Muitas pessoas gastam seu precioso tempo procurando antecipar a direção do mercado antes dos dados serem publicados, porém, isso é inútil, a verdade é que ninguém sabe para onde o mercado vai disparar no momento da divulgação, mas existe algo muito importante para ficar atento!
Se o dado for muito relevante e muito esperado, sabemos que naquele horário específico haverá movimentação com aumento do volume de negócios. Isso pode dar origem a um movimento tendencial maior ou aumento de volatilidade, ainda que o mercado não siga direcional.
Então, não se trata de uma análise na escala de preços, mas sim no tempo, e é aqui que entram as técnicas operacionais dos traders autônomos (Análise Técnica, Price Action, Tape Reading, etc.).
Muitos gatilhos do mercado têm horários marcados
Se por um lado não temos condições de processar e executar muita informação, rapidamente e com precisão, por outro, podemos seguir o rastro de quem tem toda essa infraestrutura e já fez o trabalho pesado por nós.
É verdade que, por estarmos seguindo alguém, entraremos muitas vezes atrasados e em preços menos favoráveis, mas ainda assim, existe oportunidade nessas situações. Está claro isso?
Indo direto ao ponto, você pode usar o Price Action, Análise Técnica, Tape Reading ou qualquer outra técnica de sua preferência para identificar padrões e oportunidades nos momentos de divulgação de dados macroeconômicos. E tem mais!
Muitos desses gatilhos acontecem diariamente, mas não através de dados macroeconômicos
No caso dos contratos futuros do Ibovespa, por exemplo, existem picos de movimentação na abertura do mercado à vista ou da bolsa de NY, onde há um bom número de ADRs sendo negociadas.
E se você opera dólar, há as “janelas da PTAX” divulgadas pelo Banco Central diariamente, além de eventuais intervenções - também do Banco Central - através de Swaps Cambiais, Leilões de Linha ou até mesmo negociações de reserva internacional. Contudo, cuidado!
Não podemos esquecer que nesses momentos de volatilidade o mercado foge do comportamento padrão por alguns instantes, então, como toda técnica visa atuar de acordo com estatísticas, buscando comportamentos dentro de uma certa uniformidade, é importante redobrar a atenção com a gestão de risco. Na verdade, existem outros fatores que o trader precisa prestar atenção.
Sem esses 4 pontos é impossível operar os eventos do mercado:
- Controle emocional - situações de maior volatilidade podem exigir mais das condições emocionais do trader, então, é preciso ter muito autocontrole para não se desesperar nesses momentos. É comum uma mudança abrupta gerar um sentimento de urgência e ansiedade, até porque muitas vezes a tomada de decisão e execução da operação precisam ser mais rápidas que a média. Tenha em mente que as ferramentas mentais são extremamente importantes.
- Gestão de risco - em alguns casos o controle de risco precisa ser readequado para essas situações específicas, exigindo objetivos e stops mais longos, por exemplo. Outro ajuste muito comum é o redimensionamento dos lotes operados, pois se a volatilidade aumenta, o risco também aumenta e, consequentemente, é preciso diminuir o tamanho da operação para não alavancar o risco.
- Ajustes táticos - é claro que a própria técnica pode exigir alguns pequenos ajustes para não gerar entradas precipitadas ou excessivamente tardias. Em alguns casos, a reação do mercado é tão rápida e forte que o melhor a se fazer é tentar pegar a correção do movimento inicial, ou seja, agindo na sua contramão visando uma operação curta, ou ainda, esperar um pullback para entrar na operação numa segunda chance.
- Noção do contexto - se o trader entender bem o contexto da situação, em alguns casos, é possível perceber se o gatilho vai acionar um movimento mais longo e tendencial (como é o caso de algumas declarações de autoridades monetárias, por exemplo) ou apenas volatilidade momentânea.
Quais setups utilizar para operar dados econômicos no Day Trade
Esses são meus setups (conjunto de regras objetivas para determinar as suas entradas e saídas nas operações) preferidos para operar na divulgação de dados macro
Setup Single Bar
É um setup clássico de Price Action, em que não é necessário nenhum indicador técnico, apenas um gráfico de candles. Ele é usado para operar continuidade de movimentos e, neste caso, se configurar uma oportunidade próximo da divulgação de um dado macroeconômico ou um evento, é melhor redobrar a atenção ou até mesmo decidir por alterar o “peso” da sua operação (em alguns casos mais leve, por conta da volatilidade, em outros mais pesado pela boa oportunidade que está surgindo).
Setup Fechou Fora, Fechou Dentro
Esse setup faz uso de um indicador muito conhecido: as Bandas de Bollinger. Caso você nunca tenha escutado sobre elas, não se preocupe, pois a maioria das plataformas possui esse indicador facilmente disponível. Essa tática é muito útil para pegar reversões de tendências ou mesmo breves correções de movimentos direcionais. Como muitos desses eventos macroeconômicos têm a capacidade de mudar o humor do mercado, é interessante usar esse setup após a divulgação do dado,
Vale lembrar que, assim como é possível usar diversas técnicas, esses gatilhos se aplicam a qualquer ativo elegível para o Day Trade, como contratos futuros de Dólar e Ibovespa, mini contratos, ações, opções e até mesmo Forex.
Importante: se você é um operador de curto prazo, as movimentações decorrentes da divulgação de dados macro podem ajudar ou atrapalhar suas operações já abertas, então, todos os dias antes de iniciar o pregão, lembre de checar a agenda de eventos do dia e programar o celular para despertar um pouco antes dos eventos mais relevantes.
Minha dica final: se você pensa em operar Day Trade, não deixe de fazer na íntegra o Curso Gratuito de Day Trade que eu desenvolvi.
Bons estudos, bons trades e nos vemos num próximo artigo!