Corretoras de criptomoedas no Brasil: Quais são e como investir?

O que vamos discutir neste post?

O que é uma exchange de criptomoedas?

Corretora de criptomoeda no Brasil: As exchanges atuam como intermediárias nas negociações de criptomoedas

Uma exchange de criptomoedas nada mais é que uma corretora focada na intermediação de compras e vendas de cripto ativos, como Bitcoin, Ethereum, Cardano, e afins.

Desde a criação do Bitcoin, o número de corretoras especializadas nesse tipo de ativo cresceu exponencialmente. Cada uma com suas vantagens e desvantagens, especialidades e modelos de negócios únicos.

Mas não pense que elas fazem isso por puro altruísmo.

Assim como as corretoras do mercado de ações, as exchanges cobram taxas por seus serviços prestados - a cada negociação, por exemplo.

O modelo de negócios da maioria delas se baseia na cobrança dessas taxas. É muito raro você encontrar uma exchange de criptomoedas que cobre um valor mensal fixo pelo uso da plataforma, por exemplo. Isso não seria benéfico nem para você e nem para a empresa.

Essas taxas variam de corretora para corretora - e esse é um dos principais pontos que você deve prestar atenção antes de escolher quem irá custodiar suas moedas digitais. Mas não vamos colocar a carroça na frente dos bois. Iremos falar sobre isso mais para frente.

Existem diversas corretoras ao redor do mundo. A Binance, por exemplo, é uma das mais famosas e utilizadas pela grande maioria dos traders e investidores.

Neste post, vamos falar sobre as exchanges brasileiras. Será que é mais benéfico investir com elas? Ou será que a nossa legislação acaba dificultando esse processo?

Vamos conferir tudo isso e muito mais nos próximos tópicos.

  • Aprenda a investir em criptomoedas com os melhores professores do mercado - e sem pagar absolutamente nada por isso - com o Curso Gratuito de Criptomoedas do Portal do Trader!

Quais são as maiores corretoras de criptomoedas do Brasil?

Corretora de criptomoedas no Brasil: Vamos conferir as principais exchanges brasileiras

Mercado Bitcoin

A Mercado Bitcoin é, de longe, a maior corretora de criptomoedas do Brasil.

Foi fundada em 2013, e se tornou recentemente o primeiro unicórnio no universo de moedas digitais do Brasil!

Um unicórnio nada mais é do que uma startup - de capital fechado - que vale mais do que 1 bilhão de dólares. Nada mal, não é mesmo?

Na sua plataforma, são feitas negociações de inúmeros criptoativos, e inclusive é permitido o depósito e saque diretamente em reais - inclusive fornecendo um caixa eletrônico para tal!

Até 2019, a plataforma bateu o número de mais de R$11 bilhões em volume transacionado! É de longe o maior valor em uma exchange brasileira.

Foxbit

A Foxbit também é uma das maiores corretoras de criptomoedas do Brasil.

Fundada em 2014, a exchange possui um foco um pouco diferente de suas concorrentes. Ela não apenas oferece a intermediação das negociações de criptomoedas, mas também oferece outros tipos de serviços financeiros: tokenização, soluções de pagamentos, entre outros.

BitcoinTrade

A BitcoinTrade é uma corretora de criptomoedas fundada em 2017, aqui no Brasil.

Tendo relativo sucesso, em 2017, a empresa foi comprada pela startup Ripio, da Argentina - que já atua nesse mercado há quase 10 anos.

Hoje, essa também é uma das grandes corretoras que atuam no mercado brasileiro.

Como funcionam as exchanges?

Corretora de criptomoedas no Brasil: As exchanges são o meio de campo entre você e a outra parte de uma negociação

As exchanges funcionam de maneira muito simples.

Elas fazem “o meio de campo” entre você, que deseja comprar ou vender ativos digitais, e a outra parte da negociação.

Isso te lembra alguma outra instituição do mercado? Se pensou em corretoras de valores, acertou em cheio.

As exchanges de moedas digitais atuam de maneira muito semelhante. As principais diferenças entre elas se resumem nos fatos de que as corretoras de criptomoedas:

  • Não são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários
  • Negociam apenas ativos digitais
  • Possuem, cada uma, seu próprio mercado - o que faz com que haja uma diferença de cotações de um mesmo ativo em diferentes corretoras.

De forma geral, as exchanges permitem que você troque dinheiro por ativos digitais, como moedas.

Ademais, elas também podem custodiar as suas criptos em sua plataforma.

Isso, ao mesmo tempo em que pode te poupar a dor de cabeça de transferir tudo para uma carteira própria, também pode representar um grande risco.

Saiba que, se as suas moedas estiverem custodiadas em uma corretora e ela quebrar, você não conseguirá recuperá-las.

Para usufruir destes serviços, basta você se cadastrar na plataforma da corretora de sua preferência. É um processo simples, em que você precisará inserir seus principais dados para ter seu acesso liberado.

Elas só serão realmente suas quando estiverem na sua carteira.

As corretoras de criptomoedas, no Brasil, possuem uma singularidade.

Por conta da nossa legislação, elas são proibidas de oferecer contratos futuros de criptomoedas.

De resto, funcionam como em qualquer lugar do mundo.

Afinal, é seguro investir por meio de uma exchange?

Corretora de criptomoedas no Brasil: O quão seguro é investir por meio de uma corretora?

Sim, é seguro investir por meio de uma corretora de criptomoedas no Brasil.

No geral, a nossa legislação é bem restrita, o que garante uma segurança extra para nós, investidores, sem que a operação da corretora seja prejudicada.

As plataformas também são bem seguras, apesar de não serem totalmente invioláveis.

Já houve casos de tentativas de hackeamento, mas pouquíssimas com sucesso.

Entretanto, nada é 100% garantido.

Lembre-se sempre do que te disse no tópico anterior: se suas criptomoedas estão sob custódia da exchange, elas não são suas de fato. Se a corretora quebrar, elas vão junto.

Busque sempre transferir seus ativos para uma wallet própria. Isso te dará muito mais segurança.

Como escolher uma exchange com segurança?

Corretora de criptomoedas no Brasil: Dentre tantas opções, como saber qual corretora escolher?

O primeiro passo para escolher uma exchange com segurança é verificar o histórico dela. E isso não é nada complexo.

Uma simples pesquisa no Google irá te mostrar as principais notícias relacionadas à empresa, e uma passada pelos principais fóruns sobre criptomoedas te fará entender a visão do público geral sobre as diversas exchanges do mercado.

O Coin Market Cap é uma ótima referência para isso!

Após isso, você deve comparar as taxas de cada corretora.

Para tal, tenha em mente que quanto mais “premium” for o serviço, maior será a taxa.

E aí a escolha vai depender das suas necessidades. Se você preza por vários serviços, atendimento mais exclusivo, e outras vantagens, terá que aceitar custos maiores nas suas operações.

Se isso não faz diferença para você, uma exchange mais barata - mas com bom atendimento e histórico de satisfação - servirá perfeitamente.

Como a corretora pode te ajudar a comprar e vender criptomoedas?

Uma corretora vai te proporcionar um sistema de compra e venda de criptomoedas bem didático e simplificado, o que pode ajudar muito você, que está entrando agora no mercado.

A partir da plataforma da corretora, na maioria das vezes, você só vai precisar informar qual a criptomoeda que você deseja comprar/vender e a quantidade.

Simples, não é mesmo?

Entretanto, esse sistema (chamado de OTC), possui um custo. Saiba que você pagará um pouco a mais por conta de toda essa facilidade.

Conclusão

Hoje, vivemos um ótimo momento para as exchanges no Brasil.

Não só o mercado deseja a vinda de mais corretoras e produtos digitais no Brasil, como o próprio Banco Central também tem esse desejo.

Ademais, as exchanges brasileiras prestam serviços de ótima qualidade, e estão constantemente em contato com a CVM e com a Receita Federal (inclusive relatando todas as movimentações ao governo).

Isso traz uma certa garantia, já que você não estará lidando com uma empresa totalmente estrangeira, sem tanto suporte ao Brasil.

Se você se interessou por este conteúdo, não sabe o que está perdendo ao não assistir o Curso Gratuito de Criptomoedas do Portal do Trader.

Trata-se de um excelente conteúdo sobre o mercado de criptomoedas, gratuito e prontinho para você assistir ainda hoje! Não perca mais tempo.

Espero que tenha gostado do conteúdo de hoje. Até a próxima!