Esse Elemento Secreto é decisivo para a consolidação da sua consistência no mercado financeiro nos próximos anos

Caro leitor,

Aqui é o Caio Sasaki, beleza? Escrevo essa carta para chamar a sua atenção para uma das maiores sacadas que pode acontecer na sua trajetória como trader, pois foi uma revolução que eu mesmo experimentei.

Não trata-se de um hack, macete, robô, NADA disso. Mas também não vou dar spoiler nas primeiras linhas… Continue lendo e verá que vale a pena.

Nos últimos anos, o mercado de investimentos financeiros criou premissas falsas a respeito do trader.

Encaixando-os no perfil de uma figura sórdida e solitária, que passa o dia lendo notícias, fazendo análises e aquisições no mercado financeiro.

Não é bem assim…

É por isso que uma boa parcela dos traders NÃO consegue resultados positivos no mercado. Pois, se apoia em mentiras espalhadas por “gurus” financeiros.

Os resultados disso tudo estão aí expostos para todo mundo ver.

O nosso mercado foi ridicularizado diante a massa comum…

A maior parcela de traders do mercado não conseguem resultados consistentes e vão à falência em alguns meses ou semanas.

O que traz resultados positivos de verdade:

Olhando para os traders de sucesso que existem hoje no Brasil, podemos ver que eles são 50% traders - 50% homens de negócios.

– Homem de negócios? O que você está querendo dizer com isso?

– Além de trader, eu preciso abrir uma empresa TAMBÉM!?

Não é disso que se trata.

É disso que se trata. Um bom encontro entre amigos. Usei a associação com “homens de negócios” porque eles estão sempre se reunindo e conversando entre si. 
TNT Day, o maior evento presencial para traders no Brasil

Pode parecer bobo a princípio, mas esse é o Elemento Secreto que vai consolidar a sua carreira nos próximos anos no mercado financeiro.

O ponto é: como fazer essas conexões? Como fazer amigos no mercado financeiro, se você não trabalha em nenhuma empresa e nem conhece ninguém?

Eu vou te contar brevemente a minha estrada até aqui, tomando cervejas e, por incrível que pareça, ascendendo no mercado financeiro como trader graças a isso.

Graduados em Física podem ser Traders?

Há 17 anos, novinho, recém-formado em Física pela USP, eu já sabia que queria trabalhar no mercado financeiro.

Eu gostava de números, gráficos e me julgava ter a cabeça fria para analisar o mercado. Eu queria ser um trader e trabalhar para uma empresa.

Só não sabia como…

Ahh meus amigos… Não existia essa infinidade de gurus que vocês veem hoje.

Não sei se você lembra, mas não existiam anúncios de traders dirigindo Porsches Cayenne falando “arrasta pra cima” no Orkut.

Porém… Não vou dizer que a internet tinha “pouca informação” sobre o mercado financeiro. Ela tinha as informações necessárias. As certas. As que são realmente valiosas.

Era de se esperar. Menos de 1% da população brasileira movimentava ativos na Bovespa. Isso não era nada incentivador para os criadores de conteúdo da época.

Mas, como eu aprendi a me virar… Ignorei a escassez de informação, busquei os bons e velhos livros, devorei blogs e estudei por conta própria tudo o que podia sobre a profissão trader.

Posso dizer que isso me ajudou muito.

Eu passei por uma das fases mais angustiantes que, talvez, você pulou e muitas pessoas também pulam: “a escassez de informação”

Hoje, poucos passam por isso, pois, há um acervo imenso de cursos gratuitos e pagos sobre a profissão trader na internet.

Ninguém mais precisa comprar livros para aprender a operar. Mas, foi essa experiência que me permitiu avaliar, questionar, criticar as crenças de mercado da época e, só assim, formular novas crenças que norteariam o meu perfil investidor e DNA Operacional.

Evoluí muito rápido nos primeiros meses e em menos de um ano eu já era um trader consistente - me achava aqueles personagens de Wall Street, que apareciam nos filmes. Mas não foi essa jornada solitária o grande diferencial para os meus resultados.

Posso dizer que pulei uma grande trilha de fracasso percorrida pelos traders comuns. Passei longe (mesmo!).

Geralmente, as pessoas conhecem o mercado e se encantam criando um mundo de fantasia em volta do trading.

Começam a pensar em todos os sonhos que podem se realizar, na liberdade de tempo, de dinheiro e de escolha.

Acreditam que, assim como nos filmes e nos anúncios, vão ficar milionários e comprar uma Ferrari vermelha no sexto mês de operações no mercado financeiro.

Seduzidos pelo mundo da fantasia, eles não estão prontos para a labuta real de um trader profissional.

Quando começam a perder dinheiro, desistem de vez e vão embora falando mal do mercado.

E por que eu não passei isso?

Fazendo uma análise fria, me dei conta de que o principal responsável pelo meu avanço não era simplesmente o conhecimento que eu havia adquirido - este era uma consequência.

O que me ajudou muitas vezes foi desabafar com o trader da máquina ao lado, trocar dúvidas e encontrar em um semelhante a motivação para continuar.

É o que eu chamo de obter conhecimento a partir da experiência de outra pessoa. Ora, você pode aprender de duas formas:

  • Errando, sofrendo as consequências dos erros e criando resiliência para encontrar a solução e aumentar a taxa de acerto.

Agora, imagine quanto dinheiro você precisa perder para aprender com os próprios erros…

Por outro lado, temos uma opção mais interessante…

  • Trocando experiências com outros traders e aprendendo com os erros deles. Foi o que eu fiz, e isso só é possível em um ambiente de networking.

Todas as minhas conquistas vinham desse fator em comum.

À esquerda, eu, Caio Sasaki. À direita, Roberto Lombardi, trader e fundador da Interfloat Corretora 
TNT Day, o maior evento presencial para traders no Brasil

Minhas primeiras conexões vieram no início da carreira, quando eu fiz parte do curso de formação de operadores (criado e ministrado pela própria Bovespa).

Lá, eu conheci um pessoal engajado, que já trabalhava nas corretoras. Não é tão simples assim pedir uma chance, ninguém me conhecia…

…Mas, conversa vai e vem, até que alguém disse “a Interfloat é a corretora dos Scalpers - é para lá que todos os operadores autônomos vão”. Isso me deu um norte e algum tempo depois eu estaria trabalhando lá. Mas calma, não vamos avançar demais.

Através deste curso, eu também consegui uma entrevista para entrar numa mesa de traders gringa: a Swift Trade - considerada até hoje uma das maiores mesas de traders que já existiu. Essa foi de fato a minha primeira experiência no mercado.

Uma oportunidade adquirida do meu relacionamento com as pessoas. E olha que essa não foi a única e nem a última…

Menos de dois anos, eu fui convidado para um happy hour (que nem estava muito afim de ir). Eu queria ficar em casa, assistindo uma série. Mas o que encontrei lá me surpreendeu…

Reencontrei um velho amigo que começou comigo na mesa de traders e já estava VOANDO em uma outra corretora famosa: a Intra (que em 2008 se tornou a corretora do Citibank no Brasil)...

Mais uma vez, o “networking” sorriu para mim e eu ganhei mais uma grande oportunidade de evoluir na minha jornada.

Foi a partir disso que eu cheguei à conclusão de que Networking é o elemento secreto na carreira do trader (aliás, qualquer carreira).

E é secreto porque ninguém está de olho nisso. A figura que se criou é de um profissional isolado, quieto, viciado em gráficos e totalmente auto referenciado.

Um indivíduo assim dificilmente construirá networking, pois mal quererá sair de casa. Talvez ele até evolua, mas certamente terá seu crescimento limitado pelo seu isolamento.

Os poucos que entenderam a importância de fazer bons amigos neste mercado, foram os que se destacaram e continuam lucrando muito com consistência.

Não estou falando de ser uma celebridade, puxar o saco das pessoas ou alimentar relações interesseiras. Na verdade eu nem me refiro ao cenário de trabalhar em empresas, onde isso acontece. Até mesmo quem opera em casa, com o próprio dinheiro, pode se beneficiar do networking.  

…Porque networking ajuda a enxergar os pontos cegos que você tem sobre o mercado. É adquirir conhecimento com base na experiência de outras pessoas.

E quanto mais conhecimento de outras pessoas você conseguir extrair, mais alerta para visualizar riscos e oportunidades você fica.

Desistindo do mercado e voltando a ser um cara solitário.

Enfim. Apesar de já saber como as coisas funcionavam, eu não queria mais trabalhar no escritório das corretoras.

A partir disso, escrevi uma nova página na minha carreira: ser autônomo. Assim como muitos que acompanham o Portal do Trader hoje são.

Mas, eu não podia simplesmente largar tudo, me fechar em uma sala e ficar sozinho. Eu precisava manter contato com outras pessoas que estavam na mesma jornada que eu.

Tudo o que eu conhecia e sabia do mercado vinha dos colegas que perambulavam pelo escritório e dos happy hour’s que rolavam toda quinta e sexta à noite.

Sem isso, o que seria de mim?

Foi aí que eu decidi ativar minhas linhas de networking para me manter atualizado, mesmo longe do escritório.

Marquei almoços, cafés e visitas para ficar por dentro das entrelinhas do mercado. Como meus amigos faziam parte dos bastidores, eu ficava sabendo de tudo o que não estavam nas manchetes dos jornais.

Olha aqui… Não estou falando de informação privilegiada, hein?

Como meus amigos eram analistas experientes que estavam por dentro de tudo o que acontecia no mercado, eu tinha a oportunidade de bater um papo com eles sobre ativos, tendências e tudo mais.

Unindo essas informações às análises de mercado, voi a lá: eu tinha tudo para continuar surfando no mercado.

O melhor foi que, em uma dessas conversas, surgiu o Portal do Trader. Então, se eu não tivesse marcado aquela maratona de almoços com colegas e ex-colegas de mercado, jamais estaríamos aqui conversando agora.

Característico de todo trader de sucesso

Na minha estrada até aqui conheci muitos  traders de diferentes perfis.

Alguns já movimentaram milhares, outros centenas de milhares, outros milhões, e alguns poucos, bilhões de reais, no mercado financeiro.

Todos eles possuem esse elemento secreto em comum: networking.

E estou cada vez mais convencido, nesta carta, de que ele será o principal responsável pelo sucesso na sua jornada também.

Pessoas aprendem com pessoas e a nossa evolução como espécie nos fez assim - criaturas que sabem se beneficiar da convivência em bando. E é basicamente assim que você aprende algo que não lhe é nato, como operar na bolsa de valores.

Um cão aprende a andar e latir por instinto, mesmo que ele nunca tenha convivido com outro cão. Mas se você isolar um homem desde o nascimento, ele jamais irá aprender por instinto a falar, ler ou escrever.

Nós evoluímos com a convivência!

É claro que uma pessoa poderia perfeitamente aprender a falar, ler e escrever através de vídeo-aulas, porém, algumas habilidades são aceleradas através da convivência.

Por isso, independentemente se você quer:

  • Fazer uma renda extra ou principal operando com o seu próprio dinheiro.
  • Trabalhar para corretoras sendo um trader autônomo e operando com o dinheiro de terceiros.
  • Trabalhar como operador de mesa, analista, gestor ou prestador de serviço dentro de uma corretora.

O networking vai fazer a diferença para você.

Traders e artistas revolucionários: o que eles têm em comum?

É que todos eles dependem do networking para ter sucesso.

Vou te explicar pela lógica. Ok?

Você já deve ter escutado por aí aquela frase famosa:

“Você é a média das cinco pessoas à sua volta.”

E, realmente, é assim que funciona.

Se não acredita nisso, experimente estudar para um dos concursos mais concorridos do país enquanto seus amigos só te convidam para a balada…

Ora! Se quiser ter incentivo para estudar, arranje amigos concurseiros. A lógica é a mesma para tudo.

Não à toa, quando os objetivos mudam, os amigos mudam. Até porque amigos mesmo, que podemos contar na doença e na pobreza, não são muitos.

Águias voam com águias. Pombos? Com pombos!  

Nessa foto estão alguns dos maiores artistas do século 20, reunidos na Semana da Arte (1922) – um evento que revolucionou a arte no Brasil.
TNT Day, o maior evento presencial para traders no Brasil

Oswaldo de Andrade, Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Villa-Lobos e muitos outros que certamente você já ouviu falar.

Sabe o que essa foto significa? Que Networking é a chave.

O que no fim das contas é: se reunir com pessoas melhores, maiores e também do mesmo nível que você.

Pessoas que agreguem na sua vida pessoal, profissional e ainda te façam dar boas risadas!

Esse é o Elemento Secreto que vai consolidar a sua carreira no Trading, independente da modalidade que você queira seguir, ou como desejar trabalhar.

Como ter um bom networking se eu não sou do mercado financeiro?

A boa notícia é que existe um principal ambiente de networking reservado para poucos traders e que pode acelerar a sua evolução no mercado.

Mas, não vamos falar sobre ele agora…

Antes de falar da cereja do bolo, vamos aos meios mais populares para você conseguir fazer networking HOJE mesmo.

A 1º opção é abrir a boca. Você precisa falar, mostrar-se, dizer para o mundo que opera no mercado financeiro.

Calma… Não trata-se de encher o saco de todos os vizinhos, colegas e até do caixa da padaria…

Estou falando de frequentar os lugares certos e expressar a sua opinião. Uma boa pedida são blogs e comunidades.

Você pode procurá-los no Google e no Facebook. Nesses locais, você pode expressar sua opinião sobre artigos, notícias e tendências do mercado, atraindo a atenção das pessoas.

Alguns vão gostar de você e querer bater um papo, outros não, mas é normal, a própria vida real é assim. Não dá para agradar todo mundo.

A exemplo de comunidade, temos o próprio Portal do Trader, onde os membros dos cursos gratuitos podem fazer perguntas e conversar nos comentários.

E, no Plano TNT (nossa formação de traders), mais ainda, pois temos uma sala ao vivo e um grupo privado onde os alunos podem entrar e conversar a qualquer momento do dia.

Essa é uma excelente forma de ampliar sua rede de contatos e obter conhecimento a partir da experiência de outras pessoas.

A 2º opção é comprar cursos online e desfrutar das comunidades VIPs

Geralmente, os cursos online de trading e investimentos possuem comunidades exclusivas para membros. Elas são o ambiente perfeito para conversar sobre os conteúdos e fazer amizade com outros traders comprometidos.

Como eu já disse, o nosso Plano TNT, cumpre esse papel muito bem.

A 3º opção é frequentando eventos presenciais voltados para traders e investidores.

Existem feiras de palestras focadas no mundo do trading, investimentos e criptos…

Existem eventos fechados para membros de elite do mercado financeiro…

Você deveria começar a ficar de olho e aproveitar esses eventos, eles reúnem uma grande quantidade de traders, aumentando os pontos de contato e a quantidade de oportunidades.

Nesses eventos, você encontra pessoas com os mesmos objetivos, sonhos e interesses que você. Tenha certeza que assunto não vai faltar.

Inclusive, nós, do Portal do Trader, criamos uma experiência presencial, onde o principal intuito é trazer a vanguarda para um networking de padrão elevado. Assim nasceu o TNT Day – nosso evento presencial que conecta traders de todos perfis e cantos do país.

O último TNT Day foi há 3 anos, em 2019
TNT Day, o maior evento presencial para traders no Brasil

Uma Verdadeira Experiência de Networking e Conteúdo de Elite com as maiores referências do mercado financeiro.

Dia 17 de setembro, em São Paulo (capital).

Este será o primeiro grande evento do mundo trader desde 2019. Foram longos 3 anos em que aprendemos a nos virar isolados, mas isso não significa que os encontros presenciais deixaram de ter valor (pelo contrário!).

Nas 9 edições anteriores, eu pude conhecer pessoalmente uma série de alunos, que posteriormente se tornariam referências no mercado: Christian Lupinacci, gestor na Armor Capital; Pam Semezzato (analista na Clear); Ariane Campolim (influencer na Clear); Martha Matsumura (analista na XP); João Homem (SST) e Cris Natividade (Guide Investimentos). Isso sem falar no pessoal que veio trabalhar no próprio Portal do Trader.

Agora, sabe o que todos temos em comum?

O que eu já falei mil vezes aqui e quero que você escreva no papel, tatue na pele, guarde pra sempre no seu coração:

Valorizamos o Networking.

…Estamos conectados com pessoas que respiram o mercado financeiro diariamente e podem nos manter atualizados com o que está acontecendo nos bastidores.

Isso garantiu que tivéssemos acesso a pessoas que não estão disponíveis para o público comum: a elite do mercado financeiro (que nem tem perfil no Instagram).

O problema é que nem todo mundo pode alcançar esses caras (e senhoritas). Na real, 99% não vai sequer saber que eles existem.

É por isso que no TNT Day, nós reunimos as grandes referências do mundo trader num só lugar.

Grandes referências do mercado ao seu alcance
TNT Day, o maior evento presencial para traders no Brasil

Estou falando de traders, especialistas, influencers, plataformas e corretoras. Pessoas com agenda escassa e grande bagagem de experiência de mercado.

E não… Elas não estarão lá posando como celebridades que ninguém pode tocar… Vão estar como pessoas comuns e vão falar de igual pra igual com você.

É acesso quase irrestrito a quem movimenta os bastidores do mercado financeiro; isso não tem preço.

Inicialmente criamos o evento exclusivamente para um grupo restrito de traders: nossos alunos TNTs, visando estimular as conexões e proporcionar uma experiência de alto nível para aqueles que confiam e apoiam o trabalho do Portal do Trader.  

Contudo, abrimos alguns ingressos para o público comum, com o objetivo de proporcionar essa experiência para mais pessoas.

Este evento foi criado para atender um grupo muito restrito e seleto de traders, contudo alguns ingressos remanescentes foram disponibilizados ao público comum.

Valor de investimento

O ingresso Standard, custa apenas R$59,58 mensais (se você dividir em 12x ) ou R$597 à vista.

O ingresso inclui: 9 horas de palestras, um kit de boas vindas (com caneca, bolsa, moleskine etc), cortesias com cashback de patrocinadores (somando mais de R$100 em dinheiro, na sua conta), refeição e a cerveja artesanal do happy hour.

Convenhamos, essa é a ponte mais acessível que você vai encontrar para aprendizado, networking e novas possibilidades.

O investimento é banal em comparação ao retorno que você terá para a sua carreira. Por menos de R$60/mês - o preço de uma pizza - não é uma questão de ter condições para ir ao TNT Day.

O evento está praticamente a preço de custo e valor não compra nem meia hora do tempo de cada um dos especialistas que irá palestrar.

Essa é a sua chance de ouro...

Garanta a sua vaga enquanto ainda dá tempo.

Vejo você no TNT Day.

Caio Sasaki

QUERO PARTICIPAR DO TNT DAY + detalhes