Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

Mindset para Swing Trade

Swing Trading – um bom começo

A maioria das pessoas que descobre o mundo do trading quer começar por operações de day trading. Até mesmo aqueles que, antes de pensar em especulação no mercado de capitais, eram investidores de longo prazo, rendem-se aos encantos das operações de curto prazo.

A explicação para isso passa, entre outras razões, pelo pensamento de que podemos obter altos ganhos em um curto espaço de tempo. Embora isso não seja de todo falso, no início de carreira, isso é quase impossível. Isso porque se tornar um day trader consistente exige tempo, esforço, treino e perseverança, o que demora a acontecer porque depende de mudanças comportamentais e psicológicas importantes. Ninguém modifica em poucos meses aqueles hábitos que foram formados ao longo de décadas.

Ainda assim, apesar dos alertas, tentamos. Entretanto, passados poucos meses, a realidade vem bater à porta, lembrando a todos que as coisas nem sempre saem como queríamos. Percebemos que o tão sonhado lucro demorará bem mais tempo para chegar do que esperávamos inicialmente.

Felizmente, há uma ótima alternativa que, se não nos deixará ricos em tempo recorde, nos permitirá alcançar a consistência em um tempo bem menor do que nas operações de day trading.

Modo operacional cujas técnicas de análise se aproximam bastante das do day trading, o swing trading oferece a possibilidade de obtermos ótimos lucros com mais segurança, menos estresse e maiores taxas de acerto.

Operando em tempos gráficos maiores, o swing trader terá a seu favor o maior tempo de análise. Isso se explica pelo fato de que cada candle demora muitos minutos para se formar – e, em alguns casos, o dia inteiro – o que dá ao trader tempo suficiente para analisar o movimento do preço sob diversos aspectos e condições.

Além disso, o swing trading permite fazer diversas comparações entre ativos. Como há tempo de sobra para análises, podem-se escolher diversas ações e, até mesmo, derivativos como futuros de dólar, índice e agrícolas para as operações.

Um dos fatores que traders iniciantes alegam para preferirem o day trading ao swing trading é a alavancagem. De fato, operações de day trading permitem alavancar o capital para potencialização dos lucros das operações.

O que a maioria desses traders não sabe é que é possível também alavancar seu capital em operações de swing trading. Para isso, basta a realização de operações a termo que são uma espécie de aquisição de ativos para pagamento futuro com a utilização de margens de garantia. Alias, o próprio aluguel de ações constitui um facilitador de operações de venda de ativos, o que permite ao trader ganhar também em momentos de queda dos preços, exatamente como se faz no day trading.

Outra grande vantagem do swing trading é o grau de segurança que se pode alcançar nas operações. Dados o prazo operacional e a diversidade de ativos disponíveis para esse tipo de operação, é possível para o trader montar uma pequena carteira diversificada de ativos, o que irá mitigar os riscos de perdas caso algum movimento brusco ocorra em um dos ativos.

Graças ao mercado fracionário onde é possível comprar a partir de uma (01) ação, pode-se montar uma carteira de ativos com pouco dinheiro. Obviamente, o retorno que se obtém sobre um grande capital será bem mais interessante em termos numéricos, mas a ideia inicial de quem está aprendendo não é ganhar dinheiro, mas, sim, aprender! E aprender significa estudar, praticar, errar, estudar as razões do erro, tentar novamente, mudar regras, etc.

Todo esse processo será lento e caro se feito apenas com operações day trading. No entanto, no swing trading sua evolução poderá ser bem mais vistosa, exatamente pelas características operacionais anteriormente descritas.

Se você ainda tem dúvidas ou não está seguro de que o swing trading pode trazer lucros consistentes em um prazo menor do que no day trading, experimente fazer backtests manuais comparando setups em day trading e swing trading. Monte uma carteira contendo entre dois e quatro ativos e adote setups seguidores de tendência ou retrações e projeções de Fibonacci, e verá que o swing trading, além de oferecer taxas de acerto mais interessantes, também poderá trazer ótimos ganhos relativamente às operações de day trading.

Existem 3 níveis de traders: aqueles que logo desistem, aqueles que tentam mas perdem dinheiro e aqueles que conseguem ganhos consistentes. Mas qual o caminho para chegar no 3º nível? Conheça o Programa TNT - Trader Nível Três.

Teste seu aprendizado

Na sua opinião, por que tantos traders perdem dinheiro?

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS