Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Esqueceu sua senha? Clique aqui!

Ou então, entre com suas redes sociais

  Entrar com Facebook

  Entrar com Google

Ainda não possui uma conta?

Olá, Visitante!

Seja bem-vindo(a) ao Portal do Trader

Cadastre-se agora e tenha acesso a todo o nosso conteúdo gratuitamente!

Ao se cadastrar, você concorda com os nossos termos de uso e em receber nossos emails.


Se preferir, cadastre-se com Facebook ou Google

Já possui uma conta?

A Espiral de Autossabotagem

Se você já perdeu dinheiro com o mercado, (não importa quanto) vai entender bem sobre o que estamos falando nas próximas linhas. Agora, se você nunca fez operações no mercado e pretende começar, essa é uma grande oportunidade para evitar perdas no futuro!

Um problema muito comum entre nós, traders e humanos, é a falta de controle sobre nossas atitudes. Muita gente sabe o quanto é difícil perder peso, aprender a tocar um instrumento musical, ou qualquer coisa que envolva disciplina. Agora, é ainda mais difícil ter controle sobre nossas próprias ações no meio de um trade. É bem pior do que parece!

É justamente nesse ponto que muitos se perdem, mesmo tendo estudado com afinco durante um bom tempo.

Infelizmente, sabotar os próprios planos é muito comum e tem tudo a ver com falta de controle emocional e psicológico. Se você for a exceção, meus parabéns, terá um futuro brilhante no trading e na vida.

Para o resto de nós, superar a autossabotagem é sempre um grande desafio, pois uma simples atitude de não respeitar um compromisso assumido consigo mesmo pode ser o suficiente para desencadear uma espiral que te leva a perdas substanciais.

Para que você possa entender exatamente do que estamos falando aqui, retiramos essa aula do Programa TNT sobre o assunto, onde o Caio Sasaki detalha o mecanismo dessa armadilha psicológica para traders: A Espiral da Autossabotagem.

Com essa aula que estamos lançando hoje, você vai aprender a não entregar os seus resultados financeiros de volta para o mercado por causa de uma falha em seu comportamento. Esse aprendizado vai complementar o conteúdo sobre day trade (também do Programa TNT) que liberamos na semana passada.

Caso ainda não conheça o TNT, não tem problema, basta clicar aqui para entender melhor do que se trata.

Além desse conteúdo sobre armadilhas psicológicas para traders, durante as próximas semanas vamos liberar outras aulas exclusivas.

Você pode conferir no menu de aulas todas as datas dos lançamentos.


O mal e a cura

Como vimos no vídeo, a espiral de autossabotagem é capaz de tornar alguém corajoso na perda e temeroso no ganho. Por meio desse mecanismo alimentado por emoções como medo e esperança, vamos afastando o stop loss, porque acreditamos que “é só uma correçãozinha”; ao mesmo tempo em que ficamos cegos diante daquilo que o gráfico quer mostrar (sim, amigo, o preço virou faz tempo e você ainda está no trade). E, quando estamos no gain, saímos do trade o mais rapidamente possível porque “vai que o preço volta e eu perco o que já ganhei”.

Note que as reações e decisões que você toma são justamente o contrário do que deveria fazer. Para que seus trades resultem em ganhos, você deve limitar suas perdas e aumentar os seus ganhos. E, como você faz isso? Permitindo que o preço pegue seu stop, pois, afinal, você o colocou lá a partir de um critério bastante preciso, fruto de uma análise anterior – é para isso que serve a análise técnica. E também dando espaço para que o preço evolua na direção que você calculou.

Sim, é tão simples quanto isso, mas as emoções cegam e fazem com que você faça tudo ao contrário do que deveria. Mas não pense que isso é exclusividade sua – a quase totalidade dos traders passa ou já passou por essa mesma dinâmica emocional.

O autodomínio é uma habilidade a ser desenvolvida e, no caso específico do trading, somente a experiência será capaz de dar a você a tranquilidade, segurança e autoconfiança que irão banir esse mecanismo da sua vida profissional.

A experiência dará a você a comprovação de que obedecer os critérios que você estabeleceu é exatamente aquilo que lhe trará os resultados positivos.

Trading, como sempre afirmamos, é estatística. Quanto maior a quantidade de operações, mais os resultados aparecem. Assim, quanto mais operações semelhantes, ou seja, operações que atendam os critérios do seu setup, mais próximo você estará da consistência. Por essa razão é que existem a relação risco versus retorno e a taxa de acerto. São elas que trarão resultados ao longo do tempo.

Todo o processo de autossabotagem se retroalimenta e, para interrompê-lo, você tem que tomar uma atitude drástica.

Essa atitude chama-se disciplina. Sem ela, suas chances chegam a zero rapidamente e você sequer terá tempo de concluir seu processo de aprendizagem.

E a disciplina consiste em cumprir seu setup. Simples assim. Ora, se trading é estatística, precisa de uma amostragem de dados relativamente grande. Se a taxa de acerto do seu setup é de 65%, meia dúzia de trades não serão suficientes para confirmar isso. Somente depois de pelo menos 100 trades iguais ou semelhantes é que você poderá afirmar se aquela taxa acontece efetivamente.

Então, você terá que fazer muitos trades, todos eles bastante parecidos entre si, com aproximadamente a mesma relação risco versus retorno e aproximadamente o mesmo tamanho de stop relativamente ao tamanho do seu gain.

Assim, se seu setup tem uma taxa de acerto de, digamos, 70% para uma relação risco versus ganho de 2 para 1, você só poderá entrar em trades que atendam essas duas condições simultaneamente. Os critérios de entrada deverão ser satisfeitos e, mesmo assim, somente nos momentos em que seu alvo estiver em uma relação de 2 para 1 com o seu stop.

Isso significa não entrar em muitos trades, mas, sim, ficar assistindo o preço andar e você observar do lado de fora. Significa ser criterioso e seletivo para somente entrar em trades que atendam todos os critérios com precisão.

Essa atitude exige disciplina, humildade, autocontrole e obediência às regras que você estabeleceu. Se continuar assim, poderá verificar, ao longo do tempo, se o seu setup está respondendo bem à sua estratégia ou se necessita de ajustes (que deverão ser testados primeiramente em conta demo – é para isso que ela serve).

O sucesso e a consistência no trading são exatamente isso: um processo. Exigem tempo, paciência, estudo, avaliação, teste e disciplina – muita disciplina! Só assim é possível curar-se da espiral de autossabotagem.

O próximo passo da sua jornada como trader pode fazer toda a diferença. Conheça o mais completo programa de formação de traders do Brasil, que já revolucionou o operacional de milhares de alunos: Programa TNT - Trader Nível Três.

Teste seu aprendizado

O que pode te salvar da auto-sabotagem se a sua disciplina falhar?

Discussão e Dúvidas

Ganhe acesso completo grátis

Junte-se a mais de 200 mil traders e investidores e comece sua jornada no mercado.

Desenvolva as habilidades para vencer no mercado com nossos especialistas.
Veja seu progresso no e-learning e tire todas as suas dúvidas.
Participe em tempo real da nossa sala com Trading Ao Vivo.
Aprenda com artigos, webinars exclusivos, novos cursos e muito mais

  AULAS