Se você chegou até aqui, parabéns! Isso mostra sua decisão em continuar aprendendo cada vez mais sobre as operações no mercado de capitais.

Você poderá agora continuar seus estudos para poder tentar realizar suas primeiras operações em conta demo com o objetivo de adquirir desenvoltura técnica. As aulas de análise técnica e de análise de fluxo são fundamentais para que você dê seus primeiros passos no trading com segurança e conhecimento de causa.

Ainda que se sinta preparado, aconselhamos não operar na conta real nesse primeiro momento. O trading é um assunto muito extenso e complexo. Muitas coisas terão ainda que ser aprendidas, testadas e avaliadas, desde sua habilidade em executar uma operação segundo algumas técnicas, passando pela disciplina, regularidade e constância nos estudos teóricos e práticos, até fatores psicológicos.

Caso você se sinta preparado e queira tentar algumas poucas operações em conta real, deverá fazê-lo sempre com o menor lote possível, o que contribuirá para minimizar as perdas que terá durante o processo de aprendizagem.

Por sua alavancagem menor e baixo valor, o Mini Índice é o mais indicado para quem está começando. Não se preocupe com lucros no primeiro momento. Sua tarefa não é ganhar dinheiro agora, mas, sim, aprender. O dinheiro virá como consequência de um trabalho bem realizado, e a qualidade desse trabalho possui uma ligação direta e inseparável de estudo, dedicação, persistência e treino.

Sugerimos que assista aos demais cursos da área gratuita do Portal do Trader. Ali, você aprenderá muitas coisas úteis para o seu trabalho. Saiba que quanto mais aprender, mais seu universo irá se expandir e, com ele, a sua competência.

Para reforçar essa ideia, lembramos que o trader não se faz somente com uma boa habilidade técnica. São necessários ainda gestão financeira, gestão de risco e domínio psicológico. Use esses fatores como seu guia de estudos. Aprenda um a um e você irá assistir uma melhora progressiva no resultado de seu trabalho.

Obrigado por nos acompanhar até aqui! Nos vemos no próximo capítulo!