Como qualquer profissão, o trading tem também suas exigências. Não se pode esperar ser bem-sucedido em nenhuma atividade humana sem o devido preparo. Se pensarmos em um médico, ele terá que estudar por sete longos anos, gastando uma pequena fortuna em livros, equipamentos básicos, transporte, alimentação e, na maior parte dos casos, mensalidades na casa dos quatro dígitos, tudo isso antes de receber o dinheiro de sua primeira consulta.

Do mesmo modo, pense em qualquer profissão. Primeiro você investe, prepara-se, depois treina, e só então começará a colher os primeiros frutos daquilo que plantou. Para tudo, são necessários estudo, dinheiro, tempo, paciência, disciplina, força de vontade e determinação. É assim com o médico, é assim com o cabeleireiro, com o músico, com o engenheiro e também com o trader.

Portanto, não espere obter resultados consistentes sem que você tenha o preparo necessário. O sucesso de suas operações dependerá de muito estudo, não somente aquele ligado ao aprendizado das técnicas, mas o estudo dos erros cometidos em todas as suas operações, estudo da dinâmica do mercado, estudo proveniente da prática do dia-a-dia. Isso servirá para refinar a estratégia que, uma vez determinada, deverá ser cumprida com rigorosa disciplina para que os ganhos possam acontecer.

Repetimos: trading é probabilidade, é estatística. Se o seu sistema oferece ganhos em 60% das vezes, tenha bastante claro em sua mente que você perderá nas 40% das vezes. Por isso, o sucesso está ligado a fatores como estratégia, controle de risco, controle financeiro, disciplina e paciência, além de um volume de operações que seja estatisticamente relevante. Portanto, o resultado do trading não é medido em uma ou duas operações, mas no resultado acumulado das operações ao longo do tempo.

O mundo dos investimentos é fascinante, complexo e variado. Diferentes ativos, inúmeras alternativas de investimento, muitas técnicas operacionais, tudo isso está à sua disposição para a geração de riqueza e renda. Sua primeira tarefa como aspirante a trader é conhecer e aprender o máximo que puder para, com o tempo e familiaridade, começar a selecionar aquilo que mais faz sentido para você.

Neste curso, você adquiriu as noções iniciais sobre análise técnica. Há, obviamente, muito mais a aprender. Desde o price action puro, passando pela análise de fluxo ou Tape Reading, os inúmeros indicadores, diferentes tipos de gráfico e, até mesmo, a automatização de operações por meio de algoritmos, existe um mundo de informações que poderão ajudá-lo a se tornar um trader de sucesso. Se quiser continuar aprendendo, convidamos você a juntar-se às centenas de traders bem-sucedidos que fizeram o curso TNT do Portal do Trader. Com ele, você contará com o apoio e o conhecimento de profissionais de mercado, experientes e preparados para lidar com qualquer situação de trading.

Não será fácil, não será rápido e não será sem esforço. O desenvolvimento de um profissional de sucesso exige aprendizado e prática constantes, além de dinheiro para começar. Com disciplina, o trader que souber percorrer o caminho com competência estará destinado ao sucesso profissional.

Nos vemos em um dos próximos cursos!